Paulistão: Palmeiras joga contra o São Bento no Pacaembu na estreia de Jean
O médico do clube, Rubens Sampaio, explicou o problema que Barrios é obrigado a conviver
O atacante Lucas Barrios é uma das novidades do Palmeiras para encarar o São Bento, nesta quinta-feira, às 21 horas, no estádio do Pacaembu, em São Paulo
São Paulo, SP, 04 – O atacante Lucas Barrios é uma das novidades do Palmeiras para encarar o São Bento, nesta quinta-feira, às 21 horas, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, pela segunda rodada do Campeonato Paulista, após se recuperar de uma inflamação na região lombar em decorrência da alteração anatômica de uma vértebra. Jean e Egídio também serão titulares.
O médico do clube, Rubens Sampaio, explicou o problema que o paraguaio é obrigado a conviver. “Ele tem a primeira vértebra sacral (um osso grande triangular localizado na base da coluna vertebral) diferente, variante do normal, no lado esquerdo. Entre as duas vértebras, existe um espaço maior entra elas e por causa dessa anatomia da coluna, causa inflamação algumas vezes”, disse o médico, em entrevista exclusiva ao jornal O Estado de S.Paulo.
A coluna é como se fosse um bambu cortado com um espaço entre as partes. No caso de Barrios, uma dessas lacunas, de onde saem as veias para as pernas, é mais estreita e o local inflama algumas vezes por causa dessa deformidade. “O jogador tem a sensação de que está com a perna presa e que sente dores musculares. Ele tenta dar um pique, mas a perna não responde como deveria e passa uma insegurança para o atleta”, explicou o médico.
A contusão nada tem a ver com excesso de treino. No caso do atacante, houve um desgaste pelo fato dele não ter tido férias no ano passado e durante os dias de descanso neste começo do ano, acabou treinando por conta própria.
O Palmeiras já estava ciente do problema do atacante quando o contratou e administra o problema através de trabalhos específicos, como fortalecimento do assoalho pélvico e do abdômen abaixo da coluna paravertebral. Nesta quarta-feira, por exemplo, após treinar parte da atividade entre os titulares, Barrios fez alguns trabalhos específicos.
O médico explica que é possível administrar o problema e detectar quando existir o risco da inflamação voltar, através de exames. Além disso, é fundamental o jogador passar o que está sentindo. Quanto a isso, Barrios é um exemplo. “Ele é rodado e tem uma sensibilidade muito grande sobre sua condição. Isso facilita muito”, disse Rubens Sampaio.
Para a partida desta quinta-feira, o paraguaio está recuperado, mas não é certo que atuará os 90 minutos. Além de Barrios, o Palmeiras deve ter mais novidades. O volante Jean será titular no lugar de Arouca, poupado. Outro que também ganhará um descanso é o lateral-esquerdo Zé Roberto; Egídio joga. Rafael Marques e o volante Gabriel foram inscritos e o atacante fica no banco de reservas.