Campineiro descobre o registro do primeiro jogo realizado no Brasil
Documento é inédito na história do futebol e foi publicado no jornal The Rio News em 1898
Foi encontrada pelo campineiro Moisés Henrique Gonçalves da Cunha a primeira ficha técnica completa de um dos primeiros jogos realizados no Brasil, em São Paulo
Campinas, SP, 15 (AFI) – Foi encontrada pelo campineiro Moisés Henrique Gonçalves da Cunha a primeira ficha técnica completa de um dos primeiros jogos realizados no Brasil, em São Paulo. O documento inédito foi publicado no jornal The Rio News, que circulava na capital do Império e depois República desde 1874, em 19 de julho de 1898, na página 6. Na ficha, é possível contemplar na escalação do S.P.A.C. (São Paulo Athletic Club) a presença de Charles Miller e Hans Nobiling, futebolistas considerados responsáveis por fundarem o esporte no país.
Segundo o historiador Celso Franco Oliveira, o S.P.R. continuou a praticar o football na capital paulista após o primeiro jogo realizado no Brasil em 1895, sendo co-fundador da Segunda Liga Paulista e da Liga Paulista de Sports, filiada a Federação Brasileira de Football nos anos de 1914/1916. “Em nenhum momento da história do futebol no Brasil foi apresentado algum material de tamanha importância para a verdadeira análise dos fatos nos primórdios do ‘football’ que estava nascendo no país”, afirmou Moisés.
O JOGO
O campineiro Moisés Cunha ainda conta que a partida, cuja ficha técnica foi encontrada, perde para o primeiro jogo do futebol brasileiro, realizado em 14 de abril de 1895 (São Paulo Railway Team 4 x 2 The Gas Works Team na Várzea do Carmo), conhecido apenas em uma entrevista que Charles Miller concedeu ao jornalista Tomas Mazzoni, quase 50 anos depois do evento em que marcou dois gols. Porém, é anterior ao jogo de 5 de março de 1899 (Mackenzie College 0 x 0 Hans Nobiling Team), conhecido como o primeiro jogo disputado entre clubes no Brasil. “Ainda no documento encontrado sobre o jogo, cujo placar foi S.P.A.C 3 x 0 S.P. Railway A. C., aparece que Charles Miller marcou os três gols do S.P.A.C, sendo a primeira documentação escrita de gols do jogador no Brasil e também do primeiro ‘hat-trick’ do futebol brasileiro”, concluiu Moisés.