STJD alivia, questiona Milton Mendes e pune Rorigo, da Ponte, com apenas um jogo
O jogador corria o risco de pegar até 12 partidas de gancho, mas acabou surpreendido no Julgamento
O jogador corria o risco de pegar até 12 partidas de gancho, mas acabou surpreendido no Julgamento
Campinas, SP, 18 (AFI) – O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) aliviou o zagueiro Rodrigo, em julgamento realizado na tarde desta sexta-feira, pelos empurrões ao técnico Milton Mendes no empate entre Ponte Preta e Vasco da Gama, por 0 a 0, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. O orgão desclassificou o artigo 454-A (agressão) e julgou o jogador no artigo 258 (atitude contrária a disciplina e ética), pegando assim apenas um jogo de suspensão.
Com isso, o defensor não poderá enfrentar o Botafogo neste domingo, às 16h, no Estádio Moisés Lucarelli. O resultado foi considerado uma vitória pelo jurídico da Ponte Preta, uma vez que Rodrigo poderia acabar punido com 12 jogos de suspensão caso fosse enquadrado no artigo 454-A.
Durante o julgamento, que contou com a presença do jogador, os auditores mostraram uma certa indgnação pela falta de denúncia em cima do técnico Milton Mendes. A explicação do Procurador pelo ocorrido foi: “Não está na súmula e não tem áudio. Rodrigo só falou o que teria ocorrido hoje.”
Ao ter a palavra, Rodrigo falou: “A partida foi 0 a 0 e uma das melhores partidas que fiz na Ponte. Após partida estava conversando com ex-companheiros meus, quando na hora estava me despedindo e acabando de dar um abraço no Jean recebi uma mão no pescoço forte. Me assustei um pouco e falei tira a mão de mim com o primeiro empurrão. No empurrão foi quando se afastou e ele começou a falar: ‘eu que tirei você do Vasco, você é sem vergonha e mau caráter’. Jamais pensei em agredir alguém. Novamente ele começou a me xingar e realmente eu cheguei e perguntei fala de novo e empurrei.”
A explicação do defensor e as imagens, que mostraram o treinador mudando o percurso para se aproximar de Rodrigo, levaram os auditores a desclassificarem o o artigo 454-A e aplicarem uma pena leve ao jogador, que era reincidente. Ele recebeu, anteriormente, quatro jogos pela expulsão e xingamentos à arbitragem no jogo diante do Palmeiras. Após o recurso, cumpriu duas partidas.
O CASO!
A rixa entre Rodrigo e Milton Mendes começou desde os tempos de Vasco da Gama, quando o zagueiro acabou sendo liberado para acertar com a Ponte Preta. Depois do jogo entre as equipes, o defensor acabou empurrando o treinador. Na ocasião, o técnico afirmou ter ido tirar seus jogadores do ‘bolo’ e parou para cumprimentar o zagueiro.
Milton Mendes, inclusive, chegou a fazer Boletim de Ocorrência contra o zagueiro e exame de corpo delito. No entanto, a polícia acabou não abrindo caso contra o zagueiro.