Barros diz que Portuguesa vai encarar Série A2 como 'maior campeonato da história'

Ainda sem saber se vai disputar a Série D no ano que vem, time sonha em volta à elite estadual

Ainda sem saber se vai disputar a Série D no ano que vem, time sonha em volta à elite estadual

0002050274020 img

São Paulo, SP, 18 – A Portuguesa estrutura seus caminhos por uma ascensão no cenário do futebol estadual e nacional. Enquanto disputa a Copa Paulista de olho em uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro, já se prepara para o Paulistão A2 Itaipava 2018, com o foco no retorno à elite de São Paulo. O presidente Alexandre Barros destacou a responsabilidade que o clube carrega e as expectativas para o campeonato.

“O objetivo maior de todos é o acesso, o título coroa a campanha. O da Portuguesa não é diferente, com uma responsabilidade muito maior, é um time muito tradicional que, na maioria de sua história sempre esteve na primeira divisão do Paulista e do Brasileiro, mas sofremos descensos e estamos objetivando uma Portuguesa forte novamente e vamos encarar esse Paulista como o maior campeonato da história para buscar esse acesso”, disse.

Segundo Alexandre Barros, a própria disputa da Copa Paulista já serve como preparação para o estadual de 2018, e os planos são de aproveitar a base do elenco que alcançou as quartas de final da competição.

Alexandre Barros quer colocar Portuguesa de volta na elite do Paulista.

Alexandre Barros quer colocar Portuguesa de volta na elite do Paulista.

“A Copa Paulista também é um planejamento, a formação de uma base que pode ser reforçada para a Série A2. Então temos observado jogadores nessa competição, jogadores na Série B, na Série C do Brasileiro, para poder ter esse elenco montado já em dezembro para uma pré-temporada”, projetou.

Além de possíveis reforços nas competições profissionais, o presidente também está de olho em novidades vindas da própria Portuguesa, mas na base. O time Sub-20, que disputa as oitavas de final do Campeonato Paulista da categoria, agrada Alexandre Barros, e os atletas devem ganhar espaço no Paulistão A2 Itaipava.

“Nós já crescemos esse ano e queremos crescer ainda mais. Acho que a base é o futuro de qualquer clube, a Portuguesa sempre foi bem quando teve jogadores de base em seu elenco e nós estamos trabalhando para isso. Nosso Sub 20 tem uma qualidade e esses jogadores também estarão à disposição e espero que possam até ser titulares em breve”, concluiu.

DEFINIÇÕES
Com os 16 clubes reunidos na sede da Federação Paulista de Futebol nesta quarta (18), ficou definido que a Série A2 terá turno único na primeira fase, com todos enfrentando todos.Por conta da Copa do Mundo da Rússia, o Paulistão A2 Itaipava tem início em 17 de janeiro e término previsto para 7 de abril.

Os quatro melhores avançam para a semifinal, enquanto os dois últimos serão rebaixados. A semifinal será disputada em ida e volta e em caso de empate nos pontos e saldo de gols será decidida através dos pênaltis. Já a final será em jogo único na casa de quem obtiver a melhor campanha durante o torneio.

Assim como no Paulistão, foi definido que os clubes terão duas listas de inscritos A primeira será composta por 26 jogadores, sendo obrigatoriamente três goleiros. A segunda lista será a da base, com inscrições ilimitadas de atletas nascidos a partir de 1997 e que tenham atuado em algum campeonato das categorias de base pelo clube em 2017. No máximo quatro atletas da segunda lista poderão atuar simultaneamente durante a partida.