SÉRIE B: América-MG campeão, recordes de público, artilheiros e fim de uma era!

Ceará levou quase 60 mil torcedores na vitória sobre o ABC e quebrou os recordes da Série B de 2017 e do Castelão

SÉRIE B: América-MG campeão, recordes de público, artilheiros e fim de uma era!

0002050281236 img

Campinas, SP, 25 (AFI) – O América-MG é o campeão do Campeonato Brasileiro da Série B. A última rodada da competição foi encerrada, neste sábado, e terminou com festa em Belo Horizonte. Exatamente duas décadas depois, o Coelho conquistou o bi da divisão de acesso. Favorito à taça no início, o Internacional amargou o segundo lugar e retorna à elite nacional sem empolgar seus torcedores.

A última rodada, aliás, foi marcada por quatro grandes públicos dos recém-promovidos. Na própria Arena Independência, os 22.481 torcedores americanos quebraram recorde de público, que antes pertencia à decisão do Mineiro deste ano entre Atlético-MG e Cruzeiro. A Arena Castelão também teve quebra de recorde, com o Ceará levando quase 57 mil torcedores na vitória sobre o ABC. Recorde de público desta edição da Série B

A torcida do Paraná, outro a conquistar o acesso, lotou o estádio Couto Pereira, do rival Coritiba, com mais de 37 mil tricolores. Mesmo revoltados com a campanha irregular do Inter, os colorados compareceram em bom público na vitória sobre o Guarani, já que 30 mil torcedores foram ao Beira-Rio.

Torcida tricolor do Paraná tomou conta do Couto Pereira

Torcida tricolor do Paraná tomou conta do Couto Pereira

Se os promovidos e rebaixados – Luverdense, Santa Cruz, ABC e Náutico – já estavam definidos, não houve mudanças também na briga pela artilharia. Os atacantes Mazinho, do Oeste, e Bergson, do Paysandu, não balançaram as redes na última rodada, mas terminaram como artilheiros da Série B, com 16 gols cada.

É CAMPEÃO!!!
Exatos 20 anos depois, o América-MG voltou a comemorar o título da Série B. Em jogo marcado por muito nervosismo, o Coelho superou o CRB, por 1 a 0, em Belo Horizonte (MG). O zagueiro Rafael Lima anotou o único gol na Arena Independência, que teve seu recorde de público quebrado: 22.481 torcedores. A marca anterior pertencia pertencia ao clássico entre Atlético-MG e Cruzeiro, da final do Mineiro deste ano, que contou com 22.411 torcedores.

Com este resultado, o América encerra sua participação na Série B na ponta, com 73 pontos. Dois a mais que o vice Internacional, apontado como favorito antes do início da competição. De quebra, o time mineiro volta a levantar o troféu da Série B, após 20 anos. Em 1997, fora campeão em um quadrangular final que contou com a Ponte Preta, promovida como vice, Vila Nova e Náutico.

Em compensação, o CRB termina próximo dos últimos colocados, com 45 pontos. Apenas um à frente do Luverdense, primeiro na zona de rebaixamento. Apesar de cumprirem tabela, os alagoanos fizeram jogo parelho. Especula-se que um prêmio de R$ 300 mil tenha sido oferecido pelo Inter ao clube.

SEM RISADINHA!
O Internacional fez a sua parte ao ganhar do desmotivado Guarani, por 2 a 0, no Beira-Rio, mas não conseguiu o título da Série B devido a vitória do América-MG sobre o CRB, em Belo Horizonte. O vice acaba “coroando” uma campanha marcada por altos e baixos do time gaúcho, que teve três treinadores – Antônio Carlos Zago, Guto Ferreira e por último Odair Hellmann, efetivado para 2018 ao final do jogo.

Apesar de ter não conquistado o título, o Internacional alcançou seu principal objetivo – o acesso à elite – ao terminar na vice-liderança, com 71 pontos, dois a menos que o América-MG. Enquanto isso, o Guarani, que entrou em campo apenas para cumprir tabela, terminou com os mesmos 44 pontos do rebaixado Luverdense e só ficou em 16º lugar por causa do número de vitórias (11 contra 10).

Inter bateu o Guarani, mas amargou o vice na Série B
Inter bateu o Guarani, mas amargou o vice na Série B

SHOW NO CASTELÃO!
Dentro de campo, a partida não valia muita coisa, mas fora dele, a torcida do Ceará fez grande festa, com direito a mosaico e quase 60 mil torcedores para acompanhar a despedida na Série B. Com a bola rolando, o time cearense correspondeu à expectativa e derrotou o ABC, por 1 a 0, na Arena Castelão, em Fortaleza.

De volta à elite do Brasileirão depois de sete anos, o Ceará terminou a segunda divisão em terceiro lugar, com 67 pontos. O ABC, por sua vez, fez uma Série B complicada, foi o primeiro time a cair, mas conseguiu escapar da lanterna, terminando em penúltimo lugar, com 34 pontos.

CHUPA, RIVAL!
A torcida do Paraná lotou o Couto Pereira para ver o último jogo do time na Série B, depois do acesso à elite, e se contentou em se despedir com um empate por 1 a 1 com o Boa Esporte. A partida contou com a presença de 37.714 paranistas e bateu o recorde anual de público do estádio emprestado pelo rival Coritiba.

Além da comemoração pelo retorno à Série A depois de dez anos, o duelo marcou a despedida do goleiro Marcos, jogador que mais vezes atuou com a camisa tricolor, em 366 oportunidades. No meio da semana, ele anunciou a aposentadoria. Com o resultado, o Paraná termina na quarta colocação, com 64 pontos. O Boa Esporte fica em décimo, com 50.

FIM DE UMA ERA!
A despedida do até então treinador mais longevo do futebol brasileiro não poderia ser de outra maneira. Claudio Tencati comandou o Londrina pela última vez depois de seis anos e cinco meses. Como “prêmio”, viu seu time vencer o Vila Nova, por 1 a 0, no Estádio Serra Dourada.

No Londrina desde abril de 2011, Claudio Tencati comandou o clube em 269 jogos, com 132 vitórias, 72 empates e 66 derrotas. Neste sábado, como auxiliar do treinador, estava Ricardinho, que foi anunciado como seu substituto na última quinta-feira pela diretoria do clube paranaense.

Os dois times brigaram até a penúltima rodada por uma vaga no G4 da Série B. O Londrina terminou o campeonato na quinta colocação, com 64 pontos, dois a menos que o Paraná, quarto colocado. Já o Vila Nova foi ultrapassado pelo Oeste e ficou em sétimo lugar, com 58.

Londrina ganhou do Vila Nova na despedida de Cláudio Tencati
Londrina ganhou do Vila Nova na despedida de Cláudio Tencati

MESSI BLACK!
Com Oeste e Goiás livres do rebaixamento e sem chances de acesso, o jogo na Arena Barueri, só interessava, em especial para um jogador: o meia Mazinho. Com 16 gols ele buscava a artilharia isolada do Campeonato Brasileiro da Série B. Não conseguiu. O jogo foi fraco e terminou empatado por 1 a 1. Mazinho encerra a temporada dividindo a artilharia com Bergson, do Paysandu, com 16 gols cada.

Mas o meia chamado de ‘Messi Black’ participou diretamente do gol do Oeste. Victor Bolt perdeu a bola e Mazinho disparou sozinho em velocidade. Na grande área chutou no alto e o goleiro espalmou. O rebote ficou com Raphael Luz, que mandou para as redes aos 25 minutos do segundo tempo.

O Oeste completou quatro jogos sem vencer, fechando como segundo melhor mandante com 10 vitórias, duas derrotas e sete empates. Com 59 pontos, em sexto lugar. Com sete jogos sem vitória, o Goiás terminou com 45 pontos, em 14.º lugar.

0002050281251 img

SAÍDA COM HONRA!
O Luverdense despediu-se da Série B com vitória. Em confronto entre dois times rebaixados, o clube mato-grossense goleou o lanterna Náutico, por 3 a 0, no estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde (MT). No duelo de rebaixados, quem mostrou mais disposição para sair de campo com a vitória foi o LEC.

Com este resultado, o Luverdense encerra sua participação, com 44 pontos. Perdeu para o Guarani, primeiro fora da zona de rebaixamento, apenas no desempate pelo número de vitórias: 11 a 10. Enquanto isso, o Náutico amargou a lanterna, com 32 pontos, e volta a disputar depois de quase duas décadas. A última foi em 1999, quando subira para a Série B.

Confira os resultados da 38ª rodada
Santa Cruz
5
x
2
Juventude-RS
Brasil-RS
3
x
2
Criciúma
Figueirense
1
x
0
Paysandu
Ceará
1
x
0
ABC-RN
Vila Nova
0
x
1
Londrina
Oeste
1
x
1
Goiás
Paraná
1
x
1
Boa Esporte
América-MG
1
x
0
CRB
Luverdense
3
x
0
Náutico
Internacional
2
x
0
Guarani

Próxima RodadaVeja a Classificação!