MP vai pedir que dérbis entre Guarani e Ponte Preta tenham torcida única

Cenas de violência no rebaixamento pontepretano deixaram autoridades em alerta com o clássico, que voltará a ser disputado em 2018

Cenas de violência no rebaixamento pontepretano deixaram autoridades em alerta com o clássico, que voltará a ser disputado em 2018

0002050281523 img

Campinas, SP, 27 (AFI) – O rebaixamento da Ponte Preta para a Série B determinou o retorno do Dérbi Campineiro em 2018, já que o Guarani assegurou a permanência na segunda divisão. O confronto histórico vai ter duas edições no ano que vem e a tendência é que ambas sejam disputadas com torcida única, por conta das cenas de violência protagonizadas pela torcida pontepretana durante a derrota por 3 a 2 para o Vitória, no último domingo.

Após a invasão de campo dos torcedores, o Ministério Público de São Paulo vai conversar com a CBF, com a Federação Paulista de Futebol (FPF) e com o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para que os dérbis sejam disputados com torcida único. Hoje, a mesma medida está em voga para os clássicos envolvendo Corinthians, Santos, São Paulo e Palmeiras.

“Tomaremos providências visando garantir a segurança e o conforto do torcedor. Posso adiantar que, uma das medidas [diante da agressividade da torcida da Ponte] serão jogos de torcida única entre Ponte Preta e Guarani”, afirma Paulo Castilho, promotor de Justiça de São Paulo, em entrevista ao Blog do Ohata, da Uol.

Além da medida prevista para o Dérbi e as punições naturais do STJD, o MP ainda analisa a possibilidade de proibir torcedores da Ponte em jogos como visitante.

”Outras medidas serão estudadas, posso pleitear junto ao doutor Ronaldo (Piacente), presidente do STJD e do doutor (Felipe) Bevilacqua, procurador geral, que a Ponte jogue sem sua torcida em partidas como visitante em competições nacionais”, disse Castilho.

0002050281523 img

DÉRBI APÓS CINCO ANOS
A derrota por 3 a 2 para o Vitória, marcada por cenas de violência no Moisés Lucarelli, rebaixou a Ponte Preta para a Série B do Campeonato Brasileiro. Com isso, em 2018, a cidade de Campinas vai voltar a ser palco de um Dérbi, já que o Guarani assegurou a permanência na segunda divisão nacional.

Os dois rivais não se enfrentam desde o dia 26 de janeiro de 2013, quando a Ponte venceu o Bugre por 3 a 1, no Brinco de Ouro, pelo Campeonato Paulista. Depois disso, cada um seguiu por caminhos diferentes e não se encontraram mais.

No mesmo ano do último Dérbi, o Guarani foi rebaixado para a Série A2 do Paulista. Um ano antes, havia sido rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro. Durante este período, a Ponte Preta permaneceu na primeira divisão estadual e caiu para a Série B em 2013, conquistando o acesso à elite já em 2014.

A última vez que a dupla campineira se enfrentou em uma partida válida pela Série B foi no dia 15 de outubro de 2011. Na ocasião, a Macaca venceu por 3 a 0, no Brinco de Ouro.