Confira detalhes da preparação brasileira para a Copa do Mundo
E isso inclui amistosos, data de apresentação na Granja Comary, fase de treinos na Inglaterra e na Rússia
E isso inclui amistosos, data de apresentação na Granja Comary, fase de treinos na Inglaterra e na Rússia
Campinas, SP, 19 (AFI) – Há poucos meses da Copa do Mundo FIFA 2018, que terá início em 14 de junho e irá até o dia 15 do mês seguinte, a Seleção Brasileira já tem sua preparação definida em quase 100%. E isso inclui amistosos, data de apresentação na Granja Comary, fase de treinos na Inglaterra e local de preparação na Rússia, país anfitrião do Mundial.
Dos seis amistosos que a CBF programou até a Copa do Mundo para o elenco comandado por Tite, restam quatro para serem disputados. Os adversários confirmados são contra a Rússia (Moscou), 23 de março, e Alemanha (Berlim), 27 de março. Em dezembro, a CBF confirmou dois amistosos em Londres nas semanas que antecedem o Mundial, mas ainda não há data oficial e nem adversário confirmado.
Além disso, a Seleção cogita fazer mais um jogo de preparação para a Copa, o que levaria a agenda brasileira para mais cinco amistosos antes do Mundial. A preferência é que esse amistoso ainda não confirmado aconteça no Rio de Janeiro. Isso seria uma forma da Seleção se despedir da torcida antes de seguir rumo à Europa.
Sobre o amistoso contra a Rússia, o coordenador de seleções da CBF, Edu Gaspar, em declaração ao portal da CBF, destacou a importância da Seleção realizar o amistoso contra a Rússia: “Achamos importante sentir o clima da Rússia, do torcedor, do estádio, e dos jogadores neste ambiente antes de a comissão técnica definir a lista final”.
Gaspar ainda completou: “Estar no país da Copa nos proporcionará um nível interessante de observação dos atletas, de como será nosso trabalho no país-sede”. Após cumprir essa etapa de amistosos preparatórios, o próximo passo será a apresentação dos atletas convocados e comissão na Granja Comary — que inicialmente está marcada para o dia 21 de maio. A etapa de treinos será em três países diferentes. Além da preparação inicial em solo brasileiro, o Brasil fará treinamentos no CT do Tottenham (Inglaterra) e em Sochi (Rússia).
Cidade praiana onde marcará a fase final de preparação do Brasil, os treinos serão realizados com temperatura amena, em uma cidade-resort que atrai muitos turistas. Além disso, Sochi tem uma conexão muito especial com o esporte, pois já sediou circuito de Fórmula 1, Olimpíadas de Inverno e um importante evento de poker, que contou com jogadores importantes dessa modalidade.
Em outubro de 2017, em uma entrevista de Gaspar ao Bem Amigos!, o coordenador de seleções da CBF foi perguntado se a escolha de Sochi também aconteceu para dar mais privacidade aos jogadores: “Esse é o objetivo. Foi algo que o professor (Tite) colocou também como prioridade. Então conseguimos juntar uma grande infraestrutura para trabalho. Creio que conseguimos também atingir um lugar de bem-estar incrível. Com praia na frente, praia privativa”.
Apesar da bela estrutura oferecida no Swissôtel Resort Sochi Kamelia, a CBF transportará materiais e equipamentos do Brasil e também construirá um centro de recuperação e academia para os atletas. “É um lugar gostoso de estar, uma estrutura fantástica de trabalho. Vamos montar uma academia no próprio hotel, há um baita lugar bacana para isso, podemos ir andando para o campo de treinamento. Temos a opção de ter dois campos, uma exigência que o Tite colocou”, disse Gaspar em coletiva.
A data de chegada da Seleção Brasileira à Sochi está marcada para o dia 10 de junho. Na semana seguinte, o Brasil fará sua estreia no Mundial, contra a Suíça, em Rostov. Na segunda rodada do grupo, os comandados de Tite viajam à São Petersburgo para encarar a Costa Rica, dia 22. Seis dias depois, na cidade de Spartak, a Seleção enfrentará a Sérvia, encerrando, assim, sua participação na fase de grupos.