Juventus x Nacional - Um foge do Z2 e o outro mira G4... mas é JuveNal!

Os dois times fazem o clássico número 73 na manhã deste domingo, em duelo pela reta final da A2

Os dois times fazem o clássico número 73 na manhã deste domingo, em duelo pela reta final da A2

0002050298666 img

São Paulo, SP 03 (AFI) – Clássico é clássico. Essa é a lei que vai ditar o ritmo do JuveNal deste domingo, independente da diferença entre Nacional e Juventus na tabela. Os dois se enfrentam logo pela manhã, às 10 horas, na Rua Javari, em jogo válido pela décima rodada do Campeonato Paulista da Série A2.

O Nacional vive um momento positivo, com 14 pontos e mais do que vivo na briga pela classificação. O time vem de uma sequência de três jogos sem perder, com um empate e duas vitórias. O Juventus, por sua vez, tem nove pontos e briga na parte de baixo da tabela, apesar de ter vencido os dois últimos jogos.

Hoje, a distância dos rivais na tabela não é tão absurda. Eles estão separados por cinco pontos. Se o Moleque Travesso vencer, diminuí essa diferença para dois e pode começar a sonhar com a classificação, além de se distanciar da briga contra o rebaixamento. Uma vitória do Naça pode render bons frutos e complicar bastante a vida do adversário.

TABU
Este será o 73º clássico JuveNal desde 1936. O time juventino leva grande vantagem sobre o rival da Barra Funda. São 35 vitórias do Moleque Travesso, contra 19 do Nacional e mais outros 18 clássicos que terminaram empatados. O Juventus assinalou 140 gols contra 114 do Naça.

Juventus, de Alex Alves, trabalha para manter tabu sobre rival. (Foto: Lucas Moraes)

Juventus, de Alex Alves, trabalha para manter tabu sobre rival. (Foto: Lucas Moraes)

Apesar da vantagem, o Juventus não vence o duelo há dez anos. A última vitória foi por 1 a 0, na Rua Javari, pela Copa Paulista de 2008. De lá para cá, foram mais cinco clássicos, com três vitórias do Nacional e dois empates. No último JuveNal, houve empate por 0 a 0, no Estádio Nicolau Alayon, na Barra Funda, pela 11ª rodada da primeira fase da Copa Paulista do ano passado.

ÂNIMO RENOVADO
Embalado pela sequência de duas vitórias depois de perder quatro seguidos, o Juventus espera sair das últimas colocações e reduzir as chances de queda. Para o técnico Alex Alves, os últimos resultados foram importantes para que o elenco recuperasse a confiança.

“O time esta focado no trabalho forte da semana. As duas vitórias deram um ânimo pra equipe. Recuperamos nossa confiança, mas precisamos manter o pé no chão porque o jogo de domingo tem uma pegada diferente. Conheço um pouco da equipe deles, bem postada, e estão fazendo um grande trabalho, mas vamos em busca da vitória dentro de casa para subir na tabela.”, disse o técnico Alex Alves.

Tuca Guimarães quer colocar Naça no G4. (Foto: Ale Vianna)

Tuca Guimarães quer colocar Naça no G4. (Foto: Ale Vianna)

Para o clássico, o treinador pode ter um retorno no meio de campo. Rosinei foi liberado pelo departamento médico para trabalhar com bola e pode ser utilizado no time titular.

RESPEITO
Do lado do Nacional, o clima também é de otimismo. O técnico Tuca Guimarães gostou da semana de preparação e espera um time disciplinado dentro de campo.

“Sabemos o tamanho da tradição desse clássico,temos que respeitar, mas acredito que para nós, que trabalhamos na parte interna, temos que estar atentos para tudo o que foi planejado a fim de que a parte realizada seja mais próxima do possível de tudo que foi proposto durante a semana”.

contará com dois novos reforços: o zagueiro Gualberto Luiz da Silva Junior, 27 anos, ex-Payssandu, e o atacante Luiz Henrique Farinhas Taffner, 19 anos, ex-Feirense/Portugal. Os dois atletas assinaram contrato essa semana, treinaram com o elenco e estarão no banco à disposição do treinador.