Náutico x Santa Cruz - Clássico das Emoções na estreia da Série C

Dupla pernambucana foi rebaixada na Série B da temporada passada; Timbu é o atual campeão estadual

Dupla pernambucana foi rebaixada na Série B da temporada passada; Timbu é o atual campeão estadual

0002050307317 img

Recife, PE, 14 (AFI) – Uma das principais rivalidades do Nordeste vai agitar a primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. Isso porque o Clássico das Emoções acontece neste domingo, às 19h, quando o Náutico recebe o Santa Cruz, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife.

player

Na temporada passada, a dupla foi rebaixada na Série B. O Timbu foi lanterna com apenas 32 pontos em 38 rodadas, enquanto a Cobra Coral acabou na 18ª colocação com 37 pontos, sete atrás do Guarani, primeira equipe fora do Z4. O ano de 2018, porém, tem sido de campanhas opostas.

Por um lado, o Alvirrubro foi campeão estadual após 14 anos – entretanto, não venceu o rival deste final de semana, já que houve empate sem gols, no Arruda, em 17 de fevereiro -, está na quarta fase da Copa do Brasil e acabou desclassificado na primeira fase da Copa do Nordeste. Do outro lado, o Tricolor caiu nas quartas de final do Pernambucano, deu adeus ao mata-mata nacional ainda na primeira fase ao perder para o Flu de Feira e vai enfrentar o ABC-RN nas quartas do torneio regional.

Náutico x Santa Cruz - Clássico das Emoções na estreia da Série C (Foto: Divulgação / Santa Cruz)
Náutico x Santa Cruz – Clássico das Emoções na estreia da Série C (Foto: Divulgação / Santa Cruz)

O NÁUTICO
Na primeira partida da quarta fase da Copa do Brasil, o Timbu poupou titulares e não contou com o atacante Ortigoza, suspenso. Por isso, acabou derrotado pela Ponte Preta, por 3 a 0, em Campinas. Para a estreia no Brasileiro, o quinteto ofensivo formado por Júnior Timbó, Wallace Pernambucano, Rafael Assis, Robinho e Ortigoza está confirmado.

“Acho que o Santa Cruz chega mais inteiro e mais treinado. Está há duas semanas se preparando, e a gente vem nessa maratona. Só vou ter um treinamento com o time todo para o jogo. Vamos pegar um adversário que está treinando física e taticamente e corrigindo erros há dez dias”, disse o técnico Roberto Fernandes.

O SANTA CRUZ
Reforços mais renomados do Tricolor, o atacante Robert e o meia Carlinhos Paraíba já estão à disposição do técnico Júnior Rocha. Entretanto, somente o ex-Palmeiras, Osasco e Oeste deve ser titular. A entrada do centroavante muda o esquema tático do time, que vinha atuando sem um homem de referência no ataque. Durante o primeiro semestre, Fabinho Alves e Daniel Sobralense foram improvisados na função de falso nove.

Outra novidade no time deve ser a utilização do experiente volante Léo Salino. Em relação a desfalques, o meia Héricles pode ficar de fora da partida por conta de dores musculares. O zagueiro Genilson, por sua vez, é baixa confirmada, já que segue entregue ao departamento médico.

“Eu, particularmente, como goleiro, sempre espero ter um centroavante. É uma referência para quando é preciso quebrar a bola. Desejo sorte ao Robert. Desde que chegou, ele tem desempenhado um bom papel nos treinos e chegou até a marcar um gol”, opinou o goleiro Tiago Machowski.