Resultado acabou ajudando o trio que comandou o Dérbi em Campinas
Árbitro bom tem que ter sorte, pois a equipe que foi prejudicada, no caso a Ponte Preta, acabou vencendo a partida por 3 x 2
Árbitro bom tem que ter sorte, pois a equipe que foi prejudicada, no caso a Ponte Preta, acabou vencendo a partida por 3 x 2
ARBITRAGEM DO DÉRBI
No dérbi campineiro realizado no ultimo sábado 05/05 no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, o resultado final acabou ajudando o árbitro Leandro Pedro Vuaden e seus assistentes. Como falamos no meio, árbitro bom tem que ter sorte, pois a equipe que foi prejudicada no caso a Ponte Preta acabou vencendo a partida por 3 x 2 e nem tocou no assunto devido a grande vitória mesmo jogando fora de casa e sem apoio da sua torcida.
Apesar de alguns erros Vuaden conduziu bem o jogo conversando bastante com os jogadores fazendo uma arbitragem preventiva para evitar provocações e confrontos. Foram apenas 5 cartões amarelos sendo 2 para o Guarani e 3 para a Ponte Preta e nenhuma expulsão.
ERROS
Tivemos dois erros que poderiam mudar o placar do jogo, pois o resultado final seria o mesmo devido à vitória da Ponte. O primeiro foi a não marcação de um pênalti logo no inicio do primeiro tempo quando o zagueiro Edson Silva corta um cruzamento com o braço.
O árbitro Leandro Vuaden mal colocado não conseguiu ver o toque e ficou na dúvida para desespero dos jogadores da Ponte que reclamaram muito após o lance, tanto que na hora o árbitro foi consultar seus dois assistentes que também não tinham convicção do lance e acabou marcando tiro de canto.
E o outro erro foi no segundo tempo num impedimento marcado pelo assistente 2 Jorge Bernardi do atacante Júnior Santos, da Ponte Preta que estava na mesma linha da defesa e saiu praticamente cara a cara com o goleiro Bruno Brígido.
CORINTHIANS X CEARÁ
De novo a arbitragem foi notícia em um jogo do Corinthians, dessa vez no jogo contra o Ceará no ultimo domingo pela quarta rodada do Brasileirão. O time paulista reclamou de três pênaltis não marcados, dois em cima de Pedrinho e um em Jadson.
Dos três, um realmente aconteceu aos 5 minutos do segundo tempo quando o zagueiro da equipe Cearense deu um pisão no pé do jogador Pedrinho dentro da área e o árbitro equivocadamente da falta por simulação e ainda aplica o cartão amarelo ao jogador do Corinthians, errou duas vezes. Os outros dois lances também não marcaria pênalti se estivesse apitando.
A COISA TÁ FEIA
E não é só no Brasil que a arbitragem vem sendo contestada, pelo mundo a fora estamos vendo erros absurdos que estão mudando resultados de jogos e até resultado final de competições como vimos na Champions League.
A impressão que da é que tudo evoluiu no futebol menos a arbitragem. Infelizmente a grande maioria ainda é amadora e não se dedica cem por cento à arbitragem.
Cada um tem uma profissão ou uma ocupação paralela que muitas vezes acaba interferindo na sua atuação durante uma partida.
O árbitro de vídeo seria essa evolução que todos esperam. Pelo menos é um sinal que estão começando a pensar verdadeiramente nos árbitros.
ÁRBITRO DE VÍDEO ERRA EM FINAL
E olha só o que aconteceu na final do Campeonato Australiano de Futebol. O campeão foi o Melbourne Victory, que bateu o Newcastle Jets por 1 a 0. O gol do título saiu na bola aérea: cobrança de falta levantada na área, desviada e completada para o gol.
O problema foi que o desvio se deu por um jogador em posição de impedimento. A arbitragem não notou a irregularidade, e o VAR (árbitro de vídeo) também não ajudou, de modo que o lance foi validado e veio a decidir o título.
Após o erro, a Federação Australiana de Futebol veio a público explicar a situação.
“Nesta ocasião, a tecnologia falhou e os ângulos necessários [para julgar o impedimento] não ficaram disponíveis”, admitiu a entidade que vai investigar o que ocasionou a falha técnica.
Nesse tipo de lance o assistente quando está em duvida não pode levantar a bandeira e deve solicitar auxilio do árbitro de vídeo depois da jogada concluída.