Alemanha é assunto proibido em conversas dos brasileiros antes de pegar a Sérvia

Como a Alemanha não está em situação confortável no Grupo F, tem grandes possibilidades de avançar em segundo lugar

O nome Alemanha ainda é proibido nas conversas dos jogadores e da comissão técnica da seleção brasileira

0002050323371 img

São Paulo, SP, 27 – O nome Alemanha ainda é proibido nas conversas dos jogadores e da comissão técnica da seleção brasileira. Mas ele ronda Sochi. A equipe joga nesta quarta-feira contra a Sérvia, em Moscou, com a possibilidade de se classificar para enfrentar na próxima fase os atuais campeões mundiais, porém o elenco ainda tenta ignorar esse cenário, para não fazer com que isso atrapalhe a preparação, ou evitá-lo por hora.

Brasil e Alemanha se enfrentam nas oitavas de final caso um deles se classifique em primeiro do grupo e o outro em segundo lugar. Os tetracampeões do mundo entram em campo mais cedo contra a Coreia do Sul, em Kazan. Portanto, o Brasil começará o jogo contra a Sérvia já ciente de quem poderá ser o adversário nas oitavas de final.

Como a Alemanha não está em situação confortável no Grupo F, tem grandes possibilidades de avançar em segundo lugar. O Brasil nega levar isso em consideração para planejar terminar como segundo lugar do grupo e, assim, conseguir evitar o encontro logo nas oitavas de final. “A gente não pensa na Alemanha. Quem quer ser campeão não pode escolher adversário. Vamos jogar para ser primeiro do grupo”, disse o zagueiro Miranda.

Desde o encontro na última Copa do Mundo, a derrota por 7 a 1 na semifinal, o Brasil enfrentou a Alemanha uma vez, em amistoso realizado em março, em Berlim. A equipe do técnico Tite ganhou por 1 a 0, com gol de Gabriel Jesus. O grupo atual tem seis remanescentes do massacre de 2014, porém apenas o lateral-esquerdo Marcelo foi titular na derrota daquele dia 8 de julho de 2014, em Belo Horizonte.

Alemanha é assunto proibido em conversas dos brasileiros antes de pegar a Sérvia

Alemanha é assunto proibido em conversas dos brasileiros antes de pegar a Sérvia

O técnico Tite nega pensar na Alemanha por enquanto. “Nós não podemos pensar nisso e não estamos pensando agora”, disse. Na opinião dele, a equipe não pode escolher quem enfrenta ou deliberadamente buscar ficar em segundo lugar para tentar fugir de um confronto teoricamente mais difícil. “O adversário que tiver de vir, que venha, desde que a gente mereça passar”, afirmou.

Tanto Brasil como Alemanha não têm ainda presenças garantidas nas próximas fases. Os alemães precisam ganhar da Coreia do Sul e torcer para a Suécia não ganhar do México. Caso contrário, a decisão das vagas dependerá de critérios de desempate. A seleção depende apenas de um empate para se classificar, mas, para ficar em primeiro lugar do grupo sem depender de saldo de gols ou outros itens, tem de ganhar da Sérvia e torcer para a Suíça no máximo empatar com a Costa Rica.

As duas seleções com o retrospecto mais vitorioso do futebol mundial começaram o Mundial em baixa, com trajetórias parecidas. Na estreia, a Alemanha perdeu para o México por 1 a 0 e o Brasil ficou no empate em 1 a 1 contra a Suíça. Depois, na segunda rodada, ambos garantiram as vitórias nos acréscimos. Os alemães bateram a Suécia por 2 a 1 e a seleção fez 2 a 0 na Costa Rica.