Série D: Jogadores do Ferroviário relatam preconceito no sul por serem nordestinos

Os atacantes Esquerdinha e Edson Cariús relataram ofensas ouvidas durante a partida contra o São José

Os atacantes Esquerdinha e Edson Cariús relataram ofensas ouvidas durante a partida contra o São José

0002050329484 img

Fortaleza, CE, 23 (AFI) – Ao menos dois jogadores do Ferroviário-CE relataram terem ouvido comentários preconceituosos por serem nordestinos na viagem feita pelo clube para Porto Alegre-RS, onde o Ferrão enfrentou o São José-RS no último domingo. Os atacantes Esquerdinha e Edson Cariús utilizaram suas redes sociais para registrar as ofensas.

O jogo foi “quente” e terminou com três jogadores do Ferrão expulsos. Após a partida, que terminou com derrota do Tubarão da Barra por 2 a 1, mas classificação do time cearense, Esquerdinha relatou o acontecido em seu Facebook.

25
33
50
66
100

0002050329484 img

“Ontem foi dia de ouvir muitos preconceitos por ser nordestino aqui em Porto Alegre, aí eu pergunto, porque tanta raiva dos nordestinos ? Sou comedor de farinha mesmo, como arroz e feijão, amo rapadura, sou nordestino “PARAIBANO” com muito orgulho… Só que falaram muito e futebol que é bom, nada… aqui é Nordeste e tem que respeitar. A humildade venceu a soberba.. obrigado meu Deus”.

SÃO JOSÉ CONTESTA
Mas a direção do clube gaúcho rechaçou de forma veemente o que considerou ‘declarações exageradas” de alguns jogadores do time nordestino. E tratou de publicar um comunicado oficial à respeito. Veja abaixo:

ESCLARECIMENTO:
Nesta segunda, fomos surpreendidos por uma notícia na imprensa de Fortaleza dando conta de atos preconceituosos de nossa torcida contra atletas do Ferroviário no domingo.

O clube não foi procurado para esclarecimentos, exceto por um veículo de São Paulo. Ainda assim, enviamos nota de esclarecimento a todos. Alguns publicaram. Então, segue a nota:

O primeiro relato dava conta de que os jogadores foram recebidos com insultos pelo fato de serem nordestinos. Não faz sentido. A chegada dos atletas do Ferroviário aconteceu por um portão lateral, sem contato com o torcedor. O caminho até o vestiário foi ainda com o estádio vazio.

Ao longo do dia, a versão mudou e, de fato, os dois atletas que relataram ofensas em redes sociais não haviam falado em “serem recebidos”. Lamentável que não tenham registrado os atos no domingo à nossa direção ou aos postos policial e judiciário existentes no estádio. Neste ano, ao flagrarmos ato preconceituoso de uma pessoa na arquibancada, agimos imediatamente. Desta vez, se houve a ofensa relatada, o que é condenável, desconhecemos o momento e o local do estádio.

Nossa surpresa com os relatos dos dois atletas é amparada no que se viu no estádio. A relação entre as torcidas dos dois clubes foi absolutamente cordial. Horas antes da partida, torcedores do São José receberam os do Ferroviário em um churrasco diante do portão do estádio (foto). Em Fortaleza, também houve confraternização. E, na arquibancada, as torcidas ficaram juntas sem qualquer incidente.

O mesmo aconteceu no pavilhão social, onde, inclusive, o presidente do Ferroviário permaneceu com uma bandeira do clube sem ser importunado pelo público.

Não compactuamos com qualquer ato de preconceito, de toda a ordem e em qualquer lugar. Respeitamos e admiramos o povo do Nordeste e parabenizamos ao grande time do Ferroviário pela justa classificação.