Copa do Brasil: Alteração no regulamento diminui chances dos clubes pequenos
Em 1991, o Criciúma surpreendeu ao conquistar o título; após isso, o Santo André, em 2004, e o Paulista, em 2005, também venceram
Em 1991, o Criciúma surpreendeu ao conquistar o título; após isso, o Santo André, em 2004, e o Paulista, em 2005, também venceram

Campinas, SP, 13 (AFI) – A Copa do Brasil surgiu em 1989 com o objetivo de reunir todos os campeões estaduais em uma competição eliminatória. No total, 60 clubes se enfrentavam no sistema eliminatório, em diversas fases, até chegar ao campeão. Era a grande oportunidade de clubes menores fazerem história em uma competição de nível nacional. Nos dois primeiros anos, Grêmio e Flamengo levaram a competição. Mas no ano seguinte, um clube pequeno de Santa Catarina mostrou suas garras e surpreendeu a todos com um futebol envolvente e com muitos gols.
Em 1991, o Criciúma surpreendeu ao conquistar o título da Copa do Brasil sobre o Grêmio. Comandado pelo então desconhecido técnico Luiz Felipe Scolari, o time catarinense não tomou conhecimento do favoritismo gaúcho e fez história como o primeiro clube de menor expressão a vencer o torneio.

O título do Criciúma abriu portas para outros times investirem na competição e tentarem repetir o feito. Em 1999, o Juventude montou um bom time através da parceria com a Parmalat e faturou a competição pela primeira vez em sua história. Após isso, o Santo André, em 2004, e o Paulista, em 2005, também venceram a competição.
Mas o bom momento dos times pequenos parece que terminou com a mudança de regulamento da competição. Hoje a Copa do Brasil inicia com 80 clubes, que disputam fases eliminatórias até restarem os cinco melhores. Estes cinco se juntam com os participantes brasileiros da Libertadores, com o campeão da Copa Verde, campeão da Copa do Nordeste e o Campeão da Série B e formam as oitavas de final do torneio.

Muito mais clubes, mais fases, ficou difícil para clubes de pouco investimento. Depois da mudança, poucos chegaram às oitavas de final. O Londrina, em 2017, figurou entre os 16 melhores da competição, mas não conseguiu seguir de fase. Na edição deste ano, o Luverdense se classificou para as oitavas de final entre os cinco, mas acabou sendo eliminado pelo Santos.
A disputa continua pelo título em 2018
Sem representantes de times menores, oito clubes ainda brigam pelo título da Copa do Brasil 2018. Apesar da mudança de regulamento, a competição ainda é o caminho mais rápido para a Libertadores da América. O campeão garante vaga direta na competição intercontinental.

Neste ano, Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Grêmio, Santos, Cruzeiro, Bahia e Chapecoense estão nas quartas de final. Nos confrontos, briga de gente grande como Grêmio x Flamengo e Santos x Cruzeiro e de opostos como Corinthians x Chapecoense e Palmeiras x Bahia.
Nestes dois últimos jogos, dois times de menor expressão tentam repetir o feito de desbancar o favorito e quem sabe chegar ao título.
Quem será o campeão? Nas casas de apostas, o favorito é o Palmeiras com 3.75 das probabilidades. Corinthians, Grêmio e Flamengo vem em segundo com 5.50 e Santos e Cruzeiro marcam 10.0 das ODDs. Os menos cotados são a Chapecoense que tem 12 e o Bahia, com 13.0. Uma boa oportunidade para testar a sorte e ganhar algum dinheiro fazendo uma aposta online em futebol.