Copa do Brasil: Alteração no regulamento diminui chances dos clubes pequenos

Em 1991, o Criciúma surpreendeu ao conquistar o título; após isso, o Santo André, em 2004, e o Paulista, em 2005, também venceram

Em 1991, o Criciúma surpreendeu ao conquistar o título; após isso, o Santo André, em 2004, e o Paulista, em 2005, também venceram

0002050334016 img

Campinas, SP, 13 (AFI) – A Copa do Brasil surgiu em 1989 com o objetivo de reunir todos os campeões estaduais em uma competição eliminatória. No total, 60 clubes se enfrentavam no sistema eliminatório, em diversas fases, até chegar ao campeão. Era a grande oportunidade de clubes menores fazerem história em uma competição de nível nacional. Nos dois primeiros anos, Grêmio e Flamengo levaram a competição. Mas no ano seguinte, um clube pequeno de Santa Catarina mostrou suas garras e surpreendeu a todos com um futebol envolvente e com muitos gols.

Em 1991, o Criciúma surpreendeu ao conquistar o título da Copa do Brasil sobre o Grêmio. Comandado pelo então desconhecido técnico Luiz Felipe Scolari, o time catarinense não tomou conhecimento do favoritismo gaúcho e fez história como o primeiro clube de menor expressão a vencer o torneio.

Em 1991, o Criciúma surpreendeu ao conquistar o título da Copa do Brasil

Em 1991, o Criciúma surpreendeu ao conquistar o título da Copa do Brasil

O título do Criciúma abriu portas para outros times investirem na competição e tentarem repetir o feito. Em 1999, o Juventude montou um bom time através da parceria com a Parmalat e faturou a competição pela primeira vez em sua história. Após isso, o Santo André, em 2004, e o Paulista, em 2005, também venceram a competição.

Mas o bom momento dos times pequenos parece que terminou com a mudança de regulamento da competição. Hoje a Copa do Brasil inicia com 80 clubes, que disputam fases eliminatórias até restarem os cinco melhores. Estes cinco se juntam com os participantes brasileiros da Libertadores, com o campeão da Copa Verde, campeão da Copa do Nordeste e o Campeão da Série B e formam as oitavas de final do torneio.

Em 2005, o Paulista surpreendeu ao conquistar o título da Copa do Brasil

Em 2005, o Paulista surpreendeu ao conquistar o título da Copa do Brasil

Muito mais clubes, mais fases, ficou difícil para clubes de pouco investimento. Depois da mudança, poucos chegaram às oitavas de final. O Londrina, em 2017, figurou entre os 16 melhores da competição, mas não conseguiu seguir de fase. Na edição deste ano, o Luverdense se classificou para as oitavas de final entre os cinco, mas acabou sendo eliminado pelo Santos.

Com este novo sistema de disputa, criado para não deixar os clubes que disputam a Copa Libertadores sem uma segunda competição, os grandes times dominam a Copa do Brasil. Desde 2016, quando se iniciou o novo formato, o campeão veio da Libertadores, entrando direto nas oitavas de final. A exceção foi o Cruzeiro, o atual campeão. No ano passado, o time mineiro disputou desde a primeira fase e conseguiu, de confronto a confronto, chegar ao título nacional.

A disputa continua pelo título em 2018
Sem representantes de times menores, oito clubes ainda brigam pelo título da Copa do Brasil 2018. Apesar da mudança de regulamento, a competição ainda é o caminho mais rápido para a Libertadores da América. O campeão garante vaga direta na competição intercontinental.

Em 2004, o Santo André surpreendeu ao conquistar o título da Copa do Brasil

Em 2004, o Santo André surpreendeu ao conquistar o título da Copa do Brasil

Neste ano, Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Grêmio, Santos, Cruzeiro, Bahia e Chapecoense estão nas quartas de final. Nos confrontos, briga de gente grande como Grêmio x Flamengo e Santos x Cruzeiro e de opostos como Corinthians x Chapecoense e Palmeiras x Bahia.

Nestes dois últimos jogos, dois times de menor expressão tentam repetir o feito de desbancar o favorito e quem sabe chegar ao título.

Quem será o campeão? Nas casas de apostas, o favorito é o Palmeiras com 3.75 das probabilidades. Corinthians, Grêmio e Flamengo vem em segundo com 5.50 e Santos e Cruzeiro marcam 10.0 das ODDs. Os menos cotados são a Chapecoense que tem 12 e o Bahia, com 13.0. Uma boa oportunidade para testar a sorte e ganhar algum dinheiro fazendo uma aposta online em futebol.