Saiba mais de Aparecidense e Avenida, adversários de Ponte e Guarani

Clubes campineiros vão jogar em Goiás e no Sul do País

Saiba mais de Aparecidense e Avenida, adversários de Ponte e Guarani

Que a volta do Guarani à Copa do Brasil em 2019 será contra o Avenida (RS), com certeza a informação foi veiculada nos principais veículos de comunicação.

Igualmente se aplica à Ponte Preta, que vai estrear na competição no interior goiano contra o Aparecidense.

E aí?

Claro que essa rasa informação não contempla bugrinos e pontepretanos, e por isso a coluna se dispôs a informar, em vez de sua habitual característica de opinar.

Quem é esse Aparecidense?

Não se trata daquelas ‘galinhas mortas’ inclusas na Copa do Brasil, até porque nesta temporada a equipe disputou o título goiano com o Goiás, e ficou com o vice-campeonato, após empate sem gols no primeiro jogo, e derrota por 3 a 1 no Estádio Serra Dourada.

Observação: o primeiro jogo foi no acanhado Estádio Municipal Annibal Batista de Toledo, com capacidade para 4,8 mil pessoas.

SEM FRESCURA

Por aí constata-se que não há frescura no regulamento do Campeonato Goiano, de exigência de capacidade mínima nos estádios para jogo de final de competição.

O nome Annibal com dois ‘enes’ nos remete ao início do século XX, antes da reforma ortográfica da língua portuguesa, quando praticava-se as tais consoantes mudas no caso específico.

Pontepretanos fanáticos como Totó, morador de Vinhedo, vão ter facilidade no deslocamento à cidade de Aparecida de Goiás, que dista 18 quilômetros de Goiânia, e lá se reencontrarem com o treinador Márcio Fernandes, que dirige aquela equipe.

O município é o segundo mais populoso do estado goiano com 565.957 habitantes, superando Piracicaba com pouco mais de 400 mil habitantes.

AVENIDA

Avenida, adversário do Guarani em jogo único da primeira fase da Copa do Brasil, no Sul do país, só continua na competição em caso de vitória.

Ambos têm em comum as cores do uniforme: verde e branco. E esse confronto está programado para o Estádio Eucaliptos, no município de Santa Cruz do Sul, separado 155 quilômetros de Porto Alegre, e que conta com aproximadamente 130 mil habitantes.

Se até então considerava-se apenas Juventude, Caxias e Brasil de Pelotas como equipes do segundo escalão gaúcho, há quem já inclua o Avenida nesse bloco.

Pelo menos a campanha do Avenida no último Campeonato Gaúcho recomenda isso, pois chegou à semifinal após eliminar o Caixas, mas posteriormente acabou suplantado pelo Grêmio.