ESPECIAL COPA SÃO PAULO: Flamengo campeão e São Paulo revelando joias

Como sempre, o ano do futebol brasileiro começa com a tradicional Copa São Paulo de Futebol Junior

Como sempre, o ano do futebol brasileiro começa com a tradicional Copa São Paulo de Futebol Junior

0002050360754 img

Campinas, SP, 24 (AFI) – Como já é tradicional no calendário futebolístico do Brasil, o ano de 2018 começou com a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A 49ª edição do torneio coroou o Flamengo como campeão pela quarta vez e movimentou 128 times, divididos em 32 grupos.

Com o título, o Rubro-Negro Carioca se igualou ao Internacional como terceiro maior campeão da Copinha. O Corinthians segue como líder isolado com dez títulos, seguido pelo Fluminense, com cinco.

O São Paulo também teve campanha de destaque, chegando até a final e perdendo para o Flamengo por 1 a 0, no Pacaembu, no jogo tradicionalmente disputado no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo.

0002050360754 img

REVELAÇÕES
É claro que o mais importante em um torneio de base não é o título em si, mas as jovens revelações que são apresentados à torcida e que podem se tornar jogadores de destaque no futuro.

Entre os campeões, o Flamengo contou com nomes de destaque como o goleiro Yago, os zagueiros Matheus Dantas e Patrick, o volante Hugo Moura, o meia Pepê e o centroavante Vitor Gabriel.

Entre outros nomes que se destacaram no torneio destaca-se o volante Liziero do São Paulo, que já conquistou seu espaço no time profissional.

O lateral-direito Cedric, do Vitória, o lateral-esquerdo Carlos Augusto, do Corinthians e o meia Helinho, do São Paulo, são mais alguns dos jogadores que apareceram na Copinha e já vem conquistando espaço nas equipes principais, inclusive com participações importantes no último Campeonato Brasileiro.

CAMPANHA DO TÍTULO
O Flamengo teve uma campanha irretocável e foi campeão com muitos méritos. Desde a primeira fase, a equipe carioca mostrou que era uma das favoritas e atropelou adversários.

Liziero foi uma das revelações do São Paulo e já tem papel importante no time principal

Liziero foi uma das revelações do São Paulo e já tem papel importante no time principal

Logo na primeira fase, se classificou no Grupo 21, com sede em Barueri, superando Aimoré-RS, Oeste-SP e Ji-Paraná-RO. Na sequência, quando começaram os confrontos de mata-mata em partidas únicas, eliminou o Elosport-SP com goleada por 5 a 0 e o Coritiba com nova vitória, dessa vez pelo placar mínimo.

As classificações seguintes também foram em jogos apertados com vitórias por 1 a 0. Nas oitavas de final, o adversário foi o Audax e, nas quartas, o Mengão passou pelo Avaí.

O número de gols só cresceu na partida semifinal, em um grande jogo contra a Portuguesa, que terminou com vitória por 3 a 2 para o Flamengo. Já na final, o gol solitário de Wendel, logo no segundo minuto de jogo, garantiu o título contra o São Paulo.

VEM MAIS POR AÍ
O ano está acabando, mas a emoção do futebol não para. Faltam poucos dias para o início de um novo calendário futebolístico no Brasil e a Copa São Paulo de 2019 já começa no próximo dia 2 de janeiro. Serão novamente 128 times divididos em 32 grupos, com apenas dois restando até a final, no aniversário da cidade de São Paulo, dia 25 de janeiro, no Pacaembu.