Flamengo brilha na Florida Cup, mas São Paulo ainda está mal
O time carioca promete um super-time para ganhar tudo nos próximos anos. Tricolor paulista tenta achar um caminho.
O time carioca promete um super-time para ganhar tudo nos próximos anos. Tricolor paulista tenta achar um caminho.
Estava com saudade de assistir jogos de clubes brasileiros. Além disso, queria ter a oportunidade de analisar se nossos grandes clubes melhoraram ou continuaram no mesmo nível do segundo semestre do ano passado. No caso do Flamengo, acho que houve melhora. Primeiro porque tem agora um técnico de excelente nível, que sabe ser duro quando é preciso e sabe ser paizão quando necessário.
Além disso, o Mengão que já tinha um bom elenco, fez algumas contratações de impacto que certamente vão lhe dar maior potencial para tentar vencer os torneios ou campeonatos que vai disputar em 2019. No micro torneio da Flórida, por exemplo, o Flamengo já ganhou seu primeiro título. Com méritos.
Foi realmente o melhor dos quatro participantes. Já o São Paulo, o outro clube brasileiro que participou deste torneio, não me convenceu. Está no mesmo nível ou até pi or do que no segundo semestre do ano passado. Perdeu seus dois jogos nos Estados Unidos, não ganhou nenhum ponto, levou sete gols e marcou quatro.
FALTA MUITO AO SÃO PAULO
Ou seja, não houve equilíbrio entre defesa e ataque como era esperado. Lógico que o São Paulo só começou agora sua preparação para essa nova temporada. Falta melhor preparo físico, melhor entrosamento entre jogadores que estavam no elenco e outros que chegaram agora e o time não tem nem sombra de um padrão tático de jogo.
Isso indica que o jovem técnico André Jardine vai ter muitos problemas até achar a equipe ideal além de ter pouco tempo para deixar seu time pronto para estrear no Paulistão e depois na segunda fase da Copa Libertadores da América (seu maior objetivo).
PAULISTÃO E LIBERTADORES
Lembro que a estreia no Paulistão será sábado que vem contra o Mirassol. Ou seja, Jardine só terá cinco dias para melhorar a produção de seu time com base naquilo que ele não conseguiu produzir no Torneio da Flórida. Pouquíssimo tempo, o que nos faz prever exibição pouco
produtiva do tricolor diante do Mirassol no próximo final de semana.
Já o primeiro jogo do São Paulo na Libertadores será no dia 4 de fevereiro. Faltam pouco mais de vinte dias. E o jogo será lá na Argentina, o que fará dessa partida de estreia do Tricolor um difícil desafio a ser vencido.
Prevejo até a possibilidade de derrota do São Paulo no sábado e também não boto muita fé no time de Jardine no primeiro jogo da Libertadores. Sinal amarelo ligado para a equipe capitaneada pelo competente Hernanes.
MENGO É FORTE
Quanto ao Flamengo, de quem falei acima já é um dos meus favoritos não só ao título carioca, mas também de todos os outros torneios que vai disputar durante esse ano. Tem técnico, elenco e torcida. Tudo para ser campeão mais de uma vez durante o ano que se inicia.
A seu lado, o único clube que pode peitar o rubro negro carioca é o Palmeiras, atual campeão brasileiro. Também o Verdão tem estrutura, bom técnico e elenco farto. Diante disso, é o caso de se perguntar: e quem terá forças para peitar esses dois gigantes do futebol brasileiro nesta nova temporada.
Acho que só o Grêmio de Renato Gaúcho. O resto, certamente, só vai correr atrás. Difícil ser diferente.
C * U * R * T * A * S
* O TORCEDOR do São Paulo deve querer saber como está seu time. Vamos a uma análise direta sobre a atuação de cada um. No gol quem começou foi o Jean. Me pareceu muito seguro.Está em franca evolução. A continuar assim poderá até sonhar em ser titular.
Já Vigo, foi quem levou o maior número de gols durante a partida contra o Ajax. Me parece fora de ritmo. Mas é um bom goleiro. Na lateral direita o Bruno Peres não convenceu, mais uma vez. Arboleda é o melhor zagueiro do São Paulo. Joga muito. Deveria ser o titular definitivo na zaga.
* ANDERSON Martins vai bem até um certo momento. Aí comete um erro infantil e prejudica sua atuação. Bruno Alves é melhor que ele. Aliás, no ano passado, em todos os jogos em que Arboleda e Bruno Alves jogaram juntos, o São Paulo não perdeu. Acho que são os melhores e deveriam jogar sempre que possível.
Na lateral-esquerda o Reinaldo tem altos e baixos. Sua grande vantagem é que não desiste nunca. Nem de lutar, nem de brigar pela bola. Merece ser titular, por enquanto. Jucilei marca bem mas apoia pouco. Precisa sair mais para o jogo.
MEIAS E VETERANOS
* HUDSON é um jogador regular, mas muito aplicado. Seu maior problema está nas oportunidades em que vai ao ataque. É muito fraco nos arremates seja de cabeça ou com os pés. Hernanes é um grande jogador.
No momento, não está produzindo tudo o que pode, mas será sempre o titular. Na direita ainda não há um titular definitivo. Na esquerda, Everton é bom mas está abaixo de sua melhor fase técnica. Deve evoluir. No meio, Pablo foi uma grande contratação. Ele joga tanto atrás como na frente. Tem boa técnica. Agora só precisa se entrosar.
* QUANTO aos veteranos do time. Diego Souza e Nenê até que estiveram bem nestes dois jogos. Diego até fez gol no primeiro jogo. No segundo se machucou e saiu. Nenê teve bons momentos e apresentou um futebol superior ao do segundo semestre do ano passado.
Seu problema é que não gosta de ser reserva. Não aceita. Fica irritado. E como ele não tem mais condição física para jogar noventa minutos, melhor seria se a diretoria o negociasse. Dizem que o Fluminense o quer. Trellez, pelo que se diz, deve ser contratado pelo Grêmio.de PA.
AMISTOSO DE ENFERRUJADOS
* CORINTHIANS e Santos disputaram um amistoso na tarde de domingo no Itaquerão. Placar final, 1 a 1. Justo sob todos os aspectos. A partida teve baixo nível técnico e muitos jogadores sentiram a falta de ritmo. Não foi um jogo que agradasse. Os gols foram marcados ainda no primeiro tempo.
Gustagol marcou aos 4 minutos para o Timão e Pedro Henrique, aos 24 da primeira etapa. No segundo tempo, devido as muitas substituições, o nível ficou pior e nenhum gol foi marcado. Expectativa é que os dois times estão longe de sua condição técnica ideal.
* CARILLE ainda não conseguiu mostrar serviço nesse jogo. Mesmo em casa, o Corinthians não produziu um bom futebol. Falta quase tudo.
Também Sampaoli, o novo técnico do Santos, não conseguiu fazer nada de bom até agora. Seu trabalho está muito no começo e, além disso, o elenco do Peixe é bem limitado.
Se não houver investimentos, o Santos terá péssima participação nos torneios que disputar. Aliás, pelo que vi até agora, os grandes estão mal e o nível técnico do Campeonato Paulista deverá ser sofrível. Tomara eu esteja enganado.
ABERTURA DO PAULISTÃO
* CAMPEONATO Paulista de 2019 começa no próximo final de semana. Já no sábado haverá participação de dois dos quatro grandes clubes paulistas. O Santos joga na Vila, contra a Ferroviária, enquanto o São Paulo encara o Mirassol. no Pacaembu.
Acredito que não serão jogos fáceis para os dois grandes. Ambos me parecem ainda fora de forma o que poderá levar a algum resultado surpreendente num desses jogos. Vantagem dos grandes é que vão mandar esses jogos em casa. Ainda jogam Ponte Preta x Oeste e Bragantino x Guarani..
* NO DOMINGO, mais três jogos. Logo às 11 horas da manhã jogam Botafogo x São Bento, em Ribeirão Preto. Às 17 horas, Corinthians x São Caetano. Às 19 horas, Red Bull x Palmeiras, em Campinas; Na segunda, às 20 horas, Ituano enfrenta o Novorizontino, com transmissão da SporTV.
Mesmo fora, o Verdão tem tudo para ganhar. Lembro que entre os grandes nenhum deles teve tempo de treinamento suficiente. Por isso, não será surpresa de resultados surpreendentes ocorrerem nestas primeiras rodadas. Palmeiras é o time melhor preparado.
COPINHA CORRIDA
* COPA São Paulo de Juniores não teve bom nível até agora. Excesso de times e pouco tempo de recuperação para os clubes participantes. Acho que nas próximas edições o número de times deveria ser diminuído.
Essa Copa vai pegar fogo daqui para frente quando os chamados grandes começam a se enfrentar. Não existem ainda favoritos disparados. Há um certo equilíbrio entre os clubes que foram bem em seus jogos. A partir desse meio de semana, quando voltar a escrever a coluna, .entrarem mais fundo na análise dos jogos desta competição.
ANO DE SUCESSO
* ESSA é a primeira coluna Toque de Bola do ano de 2019. Espero que tenham passado um ótimo Natal e uma passagem de ano muito feliz. E espero que todos tenham muito mais alegrias neste ano que se inicia, do que frustrações. Saúde e felicidades para todos.
Que seus principais projetos decolem. Como colunista esportivo estarei sempre aqui no meu posto falando sobre o dia a dia do futebol que é minha grande paixão (e acredito, seja também a de vocês). Continuem conosco e leiam não só a coluna como o material de nosso Portal FI.
.