Uma final de alto nível na Copinha dá esperança de novos craques
O jogo, disputado no estádio do Pacaembu, foi emocionante. Com 37 mil torcedores e milhares vendo na televisão
O jogo, disputado no estádio do Pacaembu, foi emocionante. Com 37 mil torcedores e milhares vendo na televisão
São Paulo e Vasco da Gama decidiram nesta sexta feira, dia 25 de janeiro, feriado, o título da Copa São Paulo de Futebol Junior, que passou a ser chamada de Copinha por torcedores dos clubes participantes e até pelos dirigentes da FPF. O jogo, disputado no estádio do Pacaembu, na capital paulista, foi emocionante.
SP COMEÇA BEM
No primeiro tempo só deu São Paulo. No segundo, deu Vasco. Em razão disso, o placar final do jogo (2 a 2) foi considerado justo. No caso de empate o regulamento determinava que a decisão seria na cobrança de pênaltis.
Prá começar, cinco cobranças para cada lado. O São Paulo foi mais eficiente tanto nas cobranças quanto nas defesas seguras de seu goleiro Thiago Souto (que defendeu duas cobranças dos jogadores do Vasco!). No final da disputa, placar indicava 3 a 1 para o São Paulo. Tricolor campeão da Copinha pela quarta vez. É tetracampeão.
Pacaembu que recebeu mais de 37 mil torcedores, tremeu. Torcida tricolor lá estava para desabafar. Finalmente, depois de muito tempo, o São Paulo voltou a gritar É CAMPEÃO! Foi um delírio.
BOAS PROMESSAS
Durante o jogo o São Paulo mostrou que tem grandes jogadores no seu sub 20. A partir do goleiro Thiago Souto, passando pelo zagueiro Morato, pelo volante Diego e pelos atacantes Antony e Gabriel Novaes.
Qualquer deles, poderá brigar por uma posição no time titular do São Paulo. São ótimos jogadores.
O Vasco também tem um grupo muito forte e alguns jogadores como é o caso do meia Lucas Santos, poderão jogar no seu time principal à curto prazo. Há ainda Tiago Reis (um artilheiro nato), que se tiver uma chance poderá sim brigar pelo comando do ataque principal do clube de São Januário.
FINAL DE ALTO NÍVEL
Por tudo que acabo de dizer vocês já devem ter entendido que o jogo final da Copinha foi fantástico, de alto nível. Isso apesar da chuva que insistiu em cair sobre o gramado do Pacaembu durante toda a partida e até durante as cobranças de pênaltis que decidiram o título.
Título que ficou em ótimas mãos. O São Paulo tem mesmo um belo sub 20 e hoje é um dos clubes que melhor formam futuros craques em todo o País. O Vasco corre logo atrás. O técnico André Jardine, que hoje é o treinador do time principal do São Paulo, criou uma escola.
Orlando Ribeiro, atual técnico do campeão da Copa São Paulo de 2019 é seu discípulo. Hoje o time de garotos do São Paulo joga igual o time principal dirigido por Jardine. Ou seja, quando um desses garotos campeões subir para o elenco principal, terá ainda mais facilidade para se adaptar ao esquema tático do time.
BELA COMPETIÇÃO
Algo que não acontecia no passado e que levou o São Paulo a “queimar” várias revelações criadas no CT de Cotia. Hoje, ao contrário, todo jogador que sobe já se adapta fácil entre os profissionais, porque o esquema tático dos times inferiores do São Paulo são exatamente iguais ao do time titular que treina na Barra Funda.
Em resumo. Assistimos nesta sexta feira um belo jogo e uma bela festa. Assim terminou mais uma Copa São Paulo de Futebol. Foi a de número 50. Parabéns à todos que participaram dela e aqueles que ajudaram a organizá-la. Não podia ser melhor ! Aplausos ao presidente da Federação, Reinaldo Carneiro Bastos.
C * U * R * T * A * S
* NESTE final da semana será disputada a terceira rodada do Paulistão 2019. Já neste sábado jogam Guarani x Oeste, em Campinas e Corinthians x Ponte Preta, no Itaquerão. Aposto no Bugre, que atravessa ótima fase e no Corinthians, que não ganhou nada neste ano, mas deve tentar se superar hoje para ganhar da Macaca de Campinas.
Talvez não seja um grande jogo, mas, certamente, será uma partida brigada, de muita correria e aplicação.; Por estar em casa e com seu time focado na necessidade de vencer, acredito mais no time de Fábio Carille.
* NESTE domingo jogam Red Bull x Bragantino, as 11 horas da manhã, em Campinas. Acredito mais no dono da casa. As 17 horas um grande clássico, Santos x São Paulo. Jogo será no Pacaembu e não tem favorito. Mas vejo o Tricolor de André Jardine com um pouco mais de chance de ser o vencedor.
Neste mesmo horário jogam São Caetano e Palmeiras. Verdão tem mais elenco e mais time. Tem obrigação de vencer. Também nesse domingo jogam Mirassol e Novorizontino, em Mirassol. Em tese, favoritismo do time da casa que está em melhor fase.
DUELOS NA SEGUNDA-FEIRA
* NA segunda feira dois jogos. O Ituano recebe o São Bento de Sorocaba em Itu e o Botafogo encara a Ferroviária, de Araraquara, em Ribeirão Preto. Os dois jogos começam as 20 horas. Aponto o time de Itu como provável vencedor do jogo contra o Azulão de Sorocaba. Na partida de Ribeirão, há equilíbrio.
Tudo pode acontecer. Nesse momento os dois melhores times do Paulistão são Santos e São Paulo. Por isso, aquele que vencer o clássico do Pacaembu será à partir de domingo à noite, o melhor time do campeonato depois de três rodadas .
* O SÃO PAULO, por sinal, estreia na pré Libertadores no dia 6 de fevereiro, na Argentina, contra o Talleres. Depois faz o jogo de volta, dia 13 no estádio do Morumbi.
Nesta semana já foram disputados alguns jogos por essa fase do melhor torneio de futebol das Américas.
O Delfim venceu o Nacional do Paraguai por 3 a 0. O La Guaira venceu o Real Garciliano por 1 a 0 e o Bolivar perdeu em casa para o Defensor Sporting por 4 a 2. Em tese, Delfim e Defensor devem se classificar. O La Guaira vai precisar ao menos de um empate para garantir sua vaga.