Belo Horizonte, MG, 05 (AFI) – O Cruzeiro x América deste sábado, às 19h, no Mineirão, aponta um dos finalistas do Módulo I do Campeonato Mineiro, competição que teve como primeira decisão direta da sua história justamente um confronto entre cruzeirenses, na época palestrinos, e americanos.
Durante a maior sequência de títulos da história do Estadual, o decacampeonato do América, entre 1916 e 1925, a edição de 1922, disputada no sistema de pontos corridos, terminou com o Coelho empatado com o Palestra Itália na primeira colocação, com 18 pontos cada.
Era apenas a segunda edição do Campeonato Mineiro disputada pelo Palestra Itália, que tinha sido fundado em 2 de janeiro do ano anterior.
O jogo desempate entre América e Palestra Itália foi disputado no Campo do Prado Mineiro, no bairro do Prado, onde hoje está o Clube dos Oficiais da Polícia Militar.
Em 5 de novembro de 1922, os dois times entraram em campo em condições de igualdade. E o
América, que já era hexacampeão, com as taças erguidas entre 1916 e 1921, chegou ao hepta vencendo por 2 a 1.
Os dois gols americanos foram marcados por Saint Clair. Não há registro sobre quem balançou a rede pelo Palestra Itália.
Cruzeiro e América decidem uma vaga na final
50 ANOS DEPOIS
Meio século depois, os dois clubes voltaram a decidir o Campeonato Mineiro. E o Cruzeiro, que contava com um esquadrão, que naquele ano já tinha vencido o bicampeonato da Supecopa dos Campeões da Copa Libertadores, levantou a taça vencendo as duas partidas, por 3 a 2 e 2 a 0, sendo ambas disputadas no Mineirão, local do confronto deste sábado.
O grande nome dessa final de 1992 foi Renato Gaúcho, comandante do ataque do Cruzeiro, que contava ainda com jogadores como Luizinho, Nonato, Douglas e Boiadeiro.
Um dos confrontos de maior tradição da história do futebol mineiro, o clássico entre Cruzeiro e América é o ‘jogo da rodada’ na volta das semifinais do Módulo I. Na partida de ida, triunfo celeste por 3 a 2.
OUTRA SEMIFINAL
Do outro lado da chave, Atlético, time com a melhor campanha da primeira fase, e Boa Esporte decidem uma vaga na final, após empate sem gols, em Varginha. O Galo entra com a motivação em alta, após desencantar na Copa Libertadores da América, em triunfo diante do Zamora-VEZ por 3 a 2.
REGULAMENTO!
Os quatro semifinalistas se enfrentarão respeitando as respectivas campanhas realizadas na primeira fase. Os dois times melhores classificados na fase inicial jogarão pelo empate.
A final também será disputada em dois jogos, com o melhor classificado tendo a vantagem do empate por ter construído melhor campanha na fase inicial.
Cruzeiro |
x |
América-MG |
06/04/2019 19:00 |
Atlético-MG |
x |
Boa Esporte-MG |
07/04/2019 16:00 |