Em 1983, Brasil conquistava a Copa do Mundo Sub-20 pela primeira vez
A Seleção Brasileira, que tinha Jair Pereira como técnico, venceu a Argentina por 1 a 0, gol de Geovani
A Seleção Brasileira, que tinha Jair Pereira como técnico, venceu a Argentina por 1 a 0, gol de Geovani
Campinas, SP, 19 (AFI) – Há 37 anos, no dia 19 de junho de 1983, a Seleção Brasileira Sub-20 foi pela primeira vez campeã do mundo. A Seleção Brasileira, que tinha Jair Pereira como técnico, venceu a Argentina por 1 a 0, gol de Geovani, na final disputada no Estádio Azteca, na Cidade do México.
Geovani, que era jogador do Vasco, foi o herói do título com o gol marcado aos 39 minutos e escolhido pela FIFA com a Bola de Ouro, o melhor jogador da Copa do Mundo. Daquela geração, saíram três jogadores que seriam campeões do mundo 11 anos depois nos Estados Unidos: Dunga, Bebeto e Jorginho.
CAMPANHA
O Brasil estreou na competição, pelo Grupo D no dia 4 de junho, no Jalisco, em Guadalajara, mesmo estádio onde a seleção principal fez a maior parte dos jogos na Copa do Mundo de 1970. A Holanda foi a adversária e a Canarinho acabou empatando em 1 a 1. Been abriu o marcador para o time laranja e Geovani empatou para os brasileiros.
Dois dias depois, o Brasil voltava ao Jalisco e, desta vez, venceu a Nigéria, com certa tranquilidade, por 3 a 0. Gilmar Popoca, Marinho Rã e Geovani fizeram os gols brasileiros. O último jogo da primeira fase foi contra a União Soviética, também em Guadalajara, no dia 9 de junho. Agapov, contra, e Geovani abriram 2 a 0 para os canarinhos e Litovchenko diminuiu para os soviéticos.
Como primeiro da chave, o Brasil continuou no Jalisco, nas quartas, onde encarou a Tchecoslováquia, em 12 de junho, e goleou por 4 a 1, levando um susto no início, com o gol de Dostal, mas Dunga, Bebeto e Geovani, duas vezes, colocaram a Canarinho na semifinal.
A vaga na decisão veio em 15 de junho, no Estádio Tecnológico, em Monterrey, onde a Coreia do Sul saiu na frente, com o gol de Kim Jong-Boo, aos 14 minutos. Porém, aos 22′, Gilmar Popoca fez o gol de empate e Marinho Rã, aos 36′ da segunda etapa, colocou o Brasil na final.
Na decisão, a grande rival Argentina. O jogo foi no Azteca, na capital mexicana, no dia 19 de junho. A partida foi difícil, com ambas as equipes tendo chances de gol. Porém, aos 39 minutos do primeiro tempo, Geovani fez o gol do título da Seleção Brasileira, o primeiro das cinco Copas do Mundo Sub-20 que a Canarinho conquistou.
OS CAMPEÕES
Aloísio, Adalberto, Boni, Brigatti, Demétrio, Demétrio, Dunga, Gilmar Popoca, Guto, Heitor, Hugo, Jorginho, Geovani, Mauricinho, Marinho Rã, Paulinho e Régis.