Federação define rumos do Amazonense e confirma quais times ficam com vagas nacionais
Dono da melhor campanha até então, Amazonas estará na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro da Série D
Dono da melhor campanha até então, Amazonas estará na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro da Série D
Manaus, AM, 08 (AFI) – O longo imbróglio envolvendo o Campeonato Amazonense parece ter chegado ao final. Afinal de contas, o presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Dissica Valério Tomaz, emitiu uma nota oficial para detalhar o cenário.
Definiu-se que realmente não haverá nem campeão, nem vice, muito menos descendo. Dessa forma, o ‘Amazonensezão’ de 2021 será composto por 10 times – os oito desta temporada, além dos dois que subirem da Segundona Amazonense.
Além disso, confirmou-se que um dos representante amazonense nas competições nacionais será o Amazonas, que vai à Série D do Campeonato Brasileiro e à Copa do Brasil por ter melhor campanha no somatório das partidas das fases de grupos dos turnos.
O Manaus, como segundo colocado geral, vai também à Copa do Brasil – e como está na Série C, a vaga à Série D do Campeonato Brasileiro será herdada pelo Penarol.
O cartola justificou a decisão afirmando que “foram realizadas mais de 70% das partidas classificatórias, ou seja, 10 das 14 rodadas do primeiro e segundo turno, que contam para classificação geral da competição” e que o Estadual não poderia ser cancelado, já que “todos os custos da disputa foram honrados pelos clubes, assim como a receita proveniente dos pagamentos de ingressos foram utilizados pelos mandantes dos jogos na competição”.