Com Carioca, Silvio Santos aposta na tradição de dar sorte quando passa esporte no SBT

Um exemplo da parceria do SBT com o esporte foi a Copa do Brasil de 1995, que teve o Corinthians como campeão

Um exemplo da parceria do SBT com o esporte foi a Copa do Brasil de 1995, que teve o Corinthians como campeão

0002050476983 img

São Paulo, SP, 14 – Há quase 40 anos no ar, o SBT (Sistema Brasileira de Televisão), de propriedade do empresário Silvio Santos, poucas vezes teve em sua grade de programação algum evento esportivo. Mas sempre que deixou um espaço para o esporte no meio de suas atrações de entretenimento, o canal deu sorte e liderou a audiência. Nesta quarta-feira, às 21 horas, Flamengo e Fluminense vão decidir o Campeonato Carioca e o jogo promete mais uma liderança para o “Homem do Baú”.

Um exemplo da parceria do SBT com o esporte foi a Copa do Brasil de 1995, que teve o Corinthians como campeão. O jogo final contra o Grêmio, em Porto Alegre, resultou em uma audiência de 52 pontos no Ibope – cada ponto correspondeu a cerca de 60 mil domicílios. A marca só foi ser superada em 2001 com o reality show “Casa dos Artistas”.

Silvio Santos aposta na tradição de dar sorte quando passa esporte no SBT

Silvio Santos aposta na tradição de dar sorte quando passa esporte no SBT

Por contrato, o SBT ainda transmitiu as edições de 1996 e 1997, vencidas por Cruzeiro e Grêmio sobre Palmeiras e Flamengo, respectivamente. Só em 1998, a Globo, depois de desembolsar uma grande quantidade de dinheiro, passou a ter os direitos da competição.

MOMENTOS MARCANTES
Em 2000, o departamento de marketing do SBT, juntamente com o então presidente do Vasco, Eurico Miranda, deram um “show” ao negociarem o patrocínio master da camisa do time de São Januário para o segundo jogo decisivo contra o São Caetano na final da Copa João Havelange (versão do Campeonato Brasileiro), disputado no início de 2001.

Os jogadores do time carioca, entre eles o artilheiro Romário, entraram no estádio do Maracanã com o logotipo do canal às costas, enquanto a transmissão era feita ao vivo para todo o País pela rival TV Globo. O Vasco venceu a partida por 3 a 1 e ficou com a taça.

Em 1990, outro momento de grande audiência produzido pelo esporte no canal de Silvio Santos foi a luta entre Adilson Maguila Rodrigues e o lendário George Foreman. O brasileiro acabou nocauteado no segundo assalto, mas a repercussão foi muito grande, pois o combate foi anterior ao de Mike Tyson contra Henry Tillman – luta de retorno do ex-campeão mundial dos pesos pesados após a derrota para James Buster Douglas. Detalhe: Tyson x Tillman passou minutos depois na TV Bandeirantes. Tudo ao vivo.

O sucesso de Maguila no SBT lhe valeu outras transmissões de suas lutas e até um emprego de comentarista econômico no programa “Aqui Agora”.

player