Paulistão: Aos 17 anos, 'joia' do Ituano pode igualar feito do Rei Pelé
Nascido em 18 de junho de 2001, Martinelli disputa seu primeiro Estadual de São Paulo: em 11 jogos, já anotou seis gols
Nascido em 18 de junho de 2001, Martinelli disputa seu primeiro Estadual de São Paulo: em 11 jogos, já anotou seis gols
São Paulo, SP, 19 (AFI) – Ser artilheiro do principal estadual brasileiro aos 17 anos é um feito quase impossível. Quase, pois em 1957 um jovem atacante santista conhecido como Pelé atingiu a marca ao fazer 17 gols pelo Santos naquela temporada, finalizada por ele aos 17 anos e 2 meses. 62 anos depois, Martinelli, revelação do Ituano, pode repetir o feito no Paulistão.
Nascido em 18 de junho de 2001, Martinelli disputa seu primeiro Paulistão – em 2018, ficou no banco em quatro jogos, mas não atuou – e vem mostrando que a juventude de 17 anos e 7 meses não o intimida perante rivais mais experientes. Em 11 jogos, ele anotou seis gols, marca superior à de Neymar, que marcou três vezes em 12 partidas de 2009, na sua temporada de estreia.
Além do atleta que atualmente defende o Paris Saint-Germain, da França, a lista de jovens artilheiros do Paulistão pós-Pelé tem nomes como Casagrande, Edmar, Vagner Love e Juary, todos goleadores máximos do estadual de São Paulo antes de completar 21 anos.
Para ser o mais jovem artilheiro pós-Pelé, Martinelli tem a concorrência principal do santista Jean Mota, que já marcou sete vezes. Assim como o atleta do Ituano, Diego Cardoso (Guarani) também marcou seis gols, mas só jogará mais um jogo no torneio. Os outros concorrentes mais próximos são o companheiro Morato, Matheus Jesus (Oeste) e Ytalo (Red Bull), com cinco gols marcados.
Confira abaixo os mais jovens artilheiros pós-Pelé – cálculo de acordo com a data de nascimento e a data do último gol do atleta no Paulistão:
Por Ruben Fontes Neto e Raoni David, especial para FPF