COPA GRÃO-PARÁ: Águia bate Tuna Luso e é campeão


Time de Marabá sofre, mas vence Águia do Souza em jogo bastante equilibrado nos pênaltis e garante título inédito
Águia até saiu à frente na decisão da Copa Grão-Pará, mas cedeu empate e garantiu vitória após disputa por pênaltis eletrizante

Belém, PA, 12 (AFI) – A Copa Grão-Pará 2025 tem o Águia como campeão! Neste sábado, o time de Marabá levou a taça em uma decisão de tirar o fôlego e cheia de emoção, decidida após disputa por pênaltis e 22 cobranças, empatando em 1 a 1 contra a Tuna Luso no tempo normal e vitória por 9 a 8 nas penalidades: gol de Romarinho, enquanto Edgo descontou; partida foi no Mangueirão.
SITUAÇÃO DAS EQUIPES
Além do título, o Águia garantiu uma vaga na Copa do Brasil de 2026, coroando a campanha na segunda edição da competição promovida pela Federação Paraense de Futebol. Esta foi ainda a terceira conquista do Azulão em três anos: Estadual em 2023, Supercopa Grão-Pará em 2024 e agora a Copa Grão-Pará. Ambos agora giram o foco para a Série D: os azulinos enfrentarão o GAS, no Zinho de Oliveira, às 17h do próximo domingo (20), já os cruzmaltinos visitam o Humaitá no Florestão, no sábado (19), às 18h (de Brasília).
MARABÁ EM FESTA
A disputa da Copa Grão-Pará foi eletrizante desde o início, pois os primeiros 45 minutos foram marcados por algumas boas chances, com o Águia de Marabá mais perigoso em chegadas de Érico Júnior, Bruno Lopes e Janderson. A Tuna Luso respondeu em lances esporádicos, mas sem grande efetividade. Na segunda etapa, o jogo ficou mais aberto e, assim, a Tuna chegou até a marcar, porém o gol foi anulado por irregularidade.
Logo depois, Romarinho fez um belo gol para o Azulão e abriu o placar. Nos acréscimos, um duro golpe: Edgo aproveitou cruzamento preciso e desviou para o fundo da rede, deixando tudo igual, acirrando a busca pelo título da Copa Grão-Pará. Nos pênaltis, a série de cinco cobranças ficou empatada em 4 a 4, tendo um erro de cada. Nas alternadas, todos os jogadores de linha tiveram a oportunidade de confirmar o vencedor, porém foi o erro do goleiro Henrique que deu a conquista aos azulinos.