Esta arbitragem desastrosa vai detonar o Brasileirão
Três árbitros cometeram erros graves e contando com a colaboração do VAR, que continua sendo usado de forma errada.
Três árbitros cometeram erros graves e influíram diretamente nos resultados das partidas entre Atlético Mineiro e São Paulo; Internacional e Cruzeiro e Sport Recife e Palmeiras

Por SÉRGIO CARVALHO
Campinas, SP, 7 (AFI) – O Brasileirão 2025 mal começou, e os problemas com a arbitragem já começaram. Na segunda rodada, disputada no último final de semana, três árbitros cometeram erros graves e influíram diretamente nos resultados das partidas entre Atlético Mineiro e São Paulo; Internacional e Cruzeiro e Sport Recife e Palmeiras.
No jogo disputado no Recife, por exemplo, o árbitro Bruno Arleu de Araújo, marcou um pênalti inexistente contra o time da casa. Um erro grave, que prejudicou profundamente o Sport, quase no finalzinho do jogo. Em razão disso, o Verdão venceu por 2 a 1 e ganhou três pontos sem merecer.
__________________________
SELEÇÃO DO BRASILEIRÃO – 2.ª RODADA
__________________________
BICO CALADO
Curioso é que o técnico Abel Ferreira, que geralmente se recolhe logo para os vestiários, fez questão de procurar cada integrante do trio de arbitragem para cumprimentá-los pela “brilhante atuação”. Esse português é muito “cara de pau, não é mesmo, pessoal?
Não fosse o árbitro, e o jogo teria terminado empatado, que seria o resultado mais justo pelo que os dois clubes mostraram em campo. E só para lembrar: esse, me parece, o mesmo árbitro que deu aquele pênalti “Mandrake” para o Verdão no jogo semifinal do Paulistão contra o São Paulo.
Um pênalti que também não existiu e que ajudou descaradamente o time de verde. Por que um juiz de tão baixo nível continua a ser escalado para apitar jogos importantes do clube presidido pela dona Leila???

APITO TAMBÉM FOI MAL EM MINAS E PORTO ALEGRE
Exatamente como aconteceu no Recife, mais outros dois árbitros foram responsáveis pelos resultados finais de dois jogos disputados domingo passado. Em Minas, o árbitro Ramon Abatti Abel não teve coragem de expulsar o zagueiro Lyanco, do Galo Mineiro, que depois de já ter recebido cartão amarelo, fez nova falta duríssima sobre o zagueiro Ferraresi, do São Paulo.
Ramon Abatti não mostrou cartão vermelho e deixou o jogo seguir como se nada tivesse ocorrido. No finalzinho do jogo, talvez com “dor de consciência”, ele deu o vermelho para Lyanco numa jogada que nem era para cartão. Acho que um juiz como esse, que nos jogos que apita sempre comete erros como esse, deveria ser afastado definitivamente dos jogos do Campeonato Brasileiro pela CBF.
FALTA QUALIDADE
Juiz sem qualidade técnica como é o Abatti, só denigre a imagem da competição e deixa os torcedores revoltados. Mas parece que o presidente reeleito Ednaldo Rodrigues, não está nem aí com esse problema. Ele criou uma comissão de arbitragem com pessoas que ninguém conhece e que não tomam nenhuma providência contra juízes como é Ramon Abatti. Até quando isso vai continuar?
Ah, ia me esquecendo. Também em Porto Alegre o árbitro Marcelo de Lima Henrique, resolveu expulsar aos 19 minutos de jogo, o atleta Jonathan Jesus, do Cruzeiro, sem nenhum motivo. O juiz achou que ele cometeu uma falta imaginária e lhe mostrou o vermelho. Resultado: com dez jogadores, o Cruzeiro não conseguiu segurar o bom time do Inter, que jogava em casa e venceu a partida por 3 a 0. Não dá para acreditar…
CORINTHIANS FOI O MELHOR ENTRE PAULISTAS
Na segunda rodada do Brasileirão 2025, o Corinthians foi o clube paulista que jogou e venceu com maior número de gols, 3×0 sobre o Vasco da Gama, na Arena de Itaquera. Resultado justo, que coloca o time da fiel, nesse momento, como um dos favoritos ao título do campeonato.
O São Paulo, por sua vez, conseguiu um empate fora contra o Atlético Mineiro. O Tricolor, de Zubeldia, jogou um bom futebol e até teve chances de vencer. Como foi um jogo fora, no entanto, o empate merece ser comemorado.
O Palmeiras, como disse acima, só venceu o Sport lá no Recife, porque o árbitro ajudou. O time de Abel Ferreira não jogou e não vem jogando bem na atual temporada. Neste jogo, em particular, o Verdão só venceu por causa do juiz. O Sport jogou bem e merecia ao menos um empate.
DERROTA E EMPATE
No Rio de Janeiro, o Red Bull Bragantino jogou bem e nos acréscimos perdeu (2 a 1) para o Fluminense, que teve a volta de Ganso. O empate seria um bom resultado para o time de Bragança Paulista.
Na Vila, o Santos só empatou com o Bahia, de Rogério Ceni. Peixão voltou a apresentar falhas em seu esquema de jogo. O empate acabou premiando os dois times. Mas o técnico Caixinha, como tenho dito, não conseguiu arrumar sua equipe até agora.
Seu trabalho tem sido muito contestado pela fanática torcida local. Se continuar assim, mais um ou dois jogos, e Caixinha será demitido. Podem acreditar!
CONFIRA OS JOGOS DA 2.ª RODADA:




















Confira também:
- Atacante do Sport critica novo erro de arbitragem: "É uma vergonha"
- Juventude reintegra investigado por suspeita de manipulação
- Flamengo oficializa renovação de Gerson: 'Time do coração'
- Nova Iguaçu oficializa dois reforços para a Série D
- Atlético-MG joga sem torcida contra o Iquique pela Sul-Americana