Libertadores: Botafogo recebe Carabobo em busca da recuperação; confira os jogos da segunda rodada

Jogando no Estádio Nilton Santos, o alvinegro recebe o Carabobo, da Venezuela, às 19h, pelo Grupo A.

54432137537 b7884a22dc o scaled
Renato Paiva aposta no fator casa e na força da torcida para garantir os primeiros três pontos. (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

A segunda rodada da Libertadores da América começa nesta terça-feira (8) com o Botafogo buscando a reabilitação no torneio. Jogando no Estádio Nilton Santos, o alvinegro recebe o Carabobo, da Venezuela, às 19h, pelo Grupo A. Ambos os times perderam na estreia e precisam da vitória para seguir sonhando com a classificação.

O Botafogo vem embalado por uma vitória no Brasileirão sobre o Juventude por 2 a 0, mas terá desfalques importantes. Igor Jesus, expulso contra a Universidad de Chile, está fora e deve ser substituído por Mastriani. Além dele, Danilo Barbosa, Nathan Fernandes e Bastos continuam em recuperação e também desfalcam o time. Renato Paiva aposta no fator casa e na força da torcida para garantir os primeiros três pontos.

O Carabobo, que lidera o Campeonato Venezuelano com 21 pontos em 10 jogos, também venceu no fim de semana: 1 a 0 sobre o Caracas, fora de casa. O técnico Diego Merino terá o desfalque do atacante Edson Tortoleiro, suspenso após expulsão na primeira rodada. Pressionado, o time venezuelano tenta surpreender, mas o favoritismo é dos brasileiros.

DUELO PELA LIDERANÇA

Ainda pelo Grupo A, às 21h30, Estudiantes e Universidad de Chile se enfrentam na Argentina. Os dois venceram na estreia e lideram o grupo. Apesar do bom início continental, o Estudiantes não vive bom momento na liga nacional, com quatro jogos sem vitória. Já a Universidad de Chile vem embalada e, mesmo com derrota recente no Campeonato Chileno, chega confiante após bater o Botafogo e avançar na Copa Chile.

No Grupo B, o River Plate recebe o Barcelona de Guayaquil às 21h30 no Monumental. O River não perde há mais de um mês e venceu o Universitario na estreia da Libertadores. O Barcelona, que eliminou o Corinthians na pré-Libertadores, vem de três jogos de invencibilidade e promete fazer jogo duro na Argentina.

ESTREIA EM CASA

O Independiente Del Valle recebe o Universitario do Peru às 23h no Estádio Banco de Guayaquil. Ambos os clubes perderam na estreia e buscam recuperação. Em seus campeonatos nacionais, os times vivem momentos distintos: o Del Valle vem de vitória tranquila, enquanto o Universitario não vence há dois jogos.

Pelo Grupo H, o Peñarol enfrenta o San Antonio Bulo Bulo no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu, com arbitragem do brasileiro Paulo César Zanovelli. O tradicional clube uruguaio vem de derrota na estreia e faz campanha irregular no campeonato local. Já o San Antonio é a grande surpresa até aqui, tendo vencido o Olimpia na estreia e embalado por bons resultados na Bolívia.

Finalizando no Grupo D, Libertad e Talleres se enfrentam no Paraguai. O Libertad vive ótimo momento e está invicto há 17 partidas. Já o Talleres tenta se recuperar da derrota para o São Paulo na estreia, mas chega animado após vitória sobre o Gimnasia no Campeonato Argentino.

REGULLAMENTO DA LIBERTADORES

Na fase de grupos da Libertadores, as 32 equipes são divididas em oito grupos com quatro clubes cada. Os times jogam entre si em turno e returno. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as oitavas de final. O terceiro colocado vai para os playoffs da Copa Sul-Americana, enquanto o último colocado é eliminado de competições continentais. Em caso de empate em pontos, os critérios de desempate são: saldo de gols, gols marcados, gols marcados fora de casa, número de vitórias e, por fim, sorteio.

PÓS-JOGO
unnamed file 1
São Paulo
2 2
unnamed file 157
Alianza Lima (PER)
PÓS-JOGO
Colo Colo
Colo-Colo (CHI)
0 0
fortaleza
Fortaleza
FINALIZADO
unnamed file 777
Racing Club (ARG)
1 2
CAtleticoBucaramangaCD
Atlético Bucaramanga (COL)
PÓS-JOGO
unnamed file 69
Internacional
3 0
unnamed file 406
Atlético Nacional (COL)
FINALIZADO
unnamed file 138
LDU (EQU)
2 0
unnamed file 136
Deportivo Táchira (VEN)
PÓS-JOGO
unnamed file
Palmeiras
1 0
unnamed file 158
Cerro Porteño (PAR)
PÓS-JOGO
unnamed file 107
Flamengo
1 2
unnamed file 30
Central Córdoba (ARG)
FINALIZADO
unnamed file 144
Bolívar (BOL)
3 0
unnamed file 141
Sporting Cristal (PER)
FINALIZADO
unnamed file 541
Olimpia (PAR)
0 4
unnamed file 135
Vélez Sarsfield (ARG)
PÓS-JOGO
unnamed file 160
Nacional (URU)
0 1
unnamed file 452
Bahia
FINALIZADO
unnamed file 1160
Independiente del Valle (EQU)
1 0
unnamed file 1381
Universitario (PER)
FINALIZADO
unnamed file 150
River Plate (ARG)
0 0
Barcelona EQU
Barcelona (EQU)
FINALIZADO
unnamed file 400
Estudiantes (ARG)
1 2
unnamed file 640
Universidad de Chile (CHI)
FINALIZADO
unnamed file 579
Peñarol (URU)
2 0
CD San Antonio Bulo Bulo
San Antonio (BOL)
FINALIZADO
unnamed file 154
Libertad (PAR)
2 0
Escudo Talleres 2015.svg
Talleres (ARG)
PÓS-JOGO
unnamed file 70
Botafogo
2 0
unnamed file 404
Carabobo (VEN)

Confira também: