Botafogo promove campanha de combate ao câncer de pele
Ação do clube carioca foi desenvolvida em parceria com as agências End to End, Área 23 e o Instituto Melanoma Brasil
Durante 12 partidas, Botafogo usa uniforme com uma pequena mancha, destacando a importância do combate ao câncer de pele

Rio de Janeiro, RJ, 07 (AFI) – Em conjunto com as agências End to End, Área 23 e o Instituto Melanoma Brasil, o Botafogo promoveu uma ação de combate ao câncer de pele. Durante 12 jogos na temporada, passando por todas as competições, o uniforme alvinegro contou com uma pequena mancha na parte de trás da camisa, próximo ao número.
MAIS DETALHES
A iniciativa passou despercebida por toda a mídia de maneira geral e pelos torcedores. O sinal chama a atenção para a necessidade de fazer constantemente um check-up de pele, pois muitas vezes um melanoma pode estar escondido no corpo e, por conta disso, ser diagnosticado tarde demais.A campanha chamada de “O patrocínio que ninguém viu” subiu nas redes sociais do clube com a hashtag “SeLigaNasCostas”. “12 jogos com essa mancha na camisa do Fogão e você não viu. O melanoma também se esconde. Faça um check-up de Pele.”, publicou o Botafogo em suas redes sociais.
“Aqui no Botafogo, nós acreditamos que o futebol ultrapassa as quatro linhas. Nosso objetivo principal nessa parceria com a Melanoma Brasil foi chamar a atenção para uma doença silenciosa, que é o melanoma. A gente conseguiu fazer uma conexão da nossa camisa, uma manchinha que ninguém notou por bastante tempo e um câncer tão agressivo. O Botafogo usou o esporte como uma plataforma de conscientização e a ação nos mostrou que, muitas vezes, o que a gente não vê é o que mais necessita de atenção”, destacou Pedro Souto, Diretor de Marketing do Botafogo.
ENTENDA
A parceria desenvolvida entre as partes têm o objetivo de incentivar as pessoas a terem mudanças de hábitos visando a proteção contra o câncer de pele.
“A intenção da nossa campanha é provocar pessoas a um novo comportamento em relação ao cuidado da pele, por meio de uma mensagem criativa. Ações como essa são fundamentais. O futebol é uma plataforma muito potente para dar visibilidade a causas extremamente necessárias da nossa sociedade”, destaca Bruno Brum, CMO da End to End, agência que conecta o torcedor à sua paixão e é um hub de soluções e engajamento para o mercado esportivo.
ACOMPANHE
De acordo com a presidente do Instituto Melanoma Brasil, Rebecca Montanheiro, “O melanoma pode surgir em qualquer parte do corpo, inclusive a partir de uma pinta já existente. Muitas vezes, deixamos de dar a devida atenção e adiamos a consulta ao dermatologista, o que pode comprometer um diagnóstico precoce. O câncer de pele é, em grande parte, prevenível e tratável quando identificado a tempo. Por isso, campanhas como essa são fundamentais para conscientizar e alertar a população”.
A campanha, que começou nesta segunda-feira (7), também contará com um site educacional https://opatrocinioqueninguemviu.com.br/ e uma sequência de postagens nas redes sociais do clube ao longo dos próximos dias. O desejo é promover o debate e colocar o tema em destaque.
Confira também:
- Botafogo 2 x 0 Carabobo-VEN - Fogão vence a primeira na Libertadores 2025
- Botafogo x Carabobo - Busca pela primeira vitória na Libertadores
- Dono do Botafogo provoca PSG, rival no Mundial: 'Clube pequeno'
- CBF agenda sorteio da 3ª fase da Copa do Brasil
- Inter puxa a fila da Seleção FI da 2ª rodada do Brasileirão. Veja!