CAPIXABA: Rio Branco vence o Porto Vitória e é campeão pela 39ª vez

Além de conquistar seu 39º troféu estadual, o Rio Branco celebra um bicampeonato no Espírito Santo, feito que não alcançava há 42 anos

Diante de um bom público no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, na Grande Vitória, o Capa-Preta foi superior durante boa parte do jogo e definiu a partida

(Foto: Wagner Chaló / Rio Branco SAF)
Capa-Preta é campeão pela 39ª vez (Foto: Wagner Chaló / Rio Branco SAF)

Por: Rivail Oliveira

Vitória, ES , 05 (AFI) – Festa alvinegra no Espírito Santo! O Rio Branco Atlético Clube conquistou, na tarde deste sábado (5), uma bela vitória por 2 a 0 sobre a forte equipe do Porto Vitória, garantindo seu 39º título no Campeonato Capixaba de 2025.

Diante de um bom público no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, na Grande Vitória, o Capa-Preta foi superior durante boa parte do jogo e definiu a partida — e o título — com dois gols no segundo tempo, marcados por Bruno Silva e Jacó.

O alviverde capixaba havia vencido o primeiro duelo por 1 a 0 e jogava por um empate para ficar com o título. Além de conquistar seu 39º troféu estadual, o Rio Branco celebra um bicampeonato no Espírito Santo, feito que não alcançava há 42 anos. Agora, as duas equipes voltam suas atenções para o Campeonato Brasileiro da Série D, que começa na próxima semana.

Brancão aperta, mas primeiro tempo termina zerado

Depois de um início bastante equilibrado, com forte marcação de ambos os lados, o Rio Branco criou a primeira boa chance aos 17 minutos: Diego Fernandes cabeceou para fora após cruzamento preciso de Matheus Costa pela esquerda. O Porto Vitória respondeu dois minutos depois, quando Elton Martins desviou de cabeça, com perigo, após um cruzamento vindo da direita.

Com marcações bem ajustadas, as chances de finalização eram escassas. Aos 42 minutos, o Rio Branco voltou a assustar em uma cobrança de falta de Júnior Dindê, mas o goleiro Aydgan fez boa defesa, garantindo o 0 a 0 até o intervalo no Estádio Kleber Andrade.

Capa-Preta marca duas vezes e conquista o bi

Na segunda etapa, o Rio Branco voltou com mais intensidade, pressionando desde os primeiros minutos. Logo aos 4, Matheus Costa desperdiçou uma boa chance após jogada de Maranhão pela direita. Aos 11, Carbonieri chegou a balançar as redes, mas o gol foi anulado por irregularidade apontada pelo VAR.

O Porto Vitória continuava perigoso e, aos 23, Thalisson cobrou falta com efeito, exigindo ótima defesa do goleiro Neguete. O jogo seguiu movimentado, com chances para os dois lados, até que, aos 25 minutos, saiu o gol do Brancão: Matheus Costa fez bela jogada pela esquerda e cruzou na medida para Bruno Silva, que subiu com estilo e cabeceou no canto — sem chances para Aydgan. Festa da torcida no Kleber Andrade: 1 a 0.

O Capa-Preta seguiu melhor na partida. Aos 32 minutos, Júnior Dindê assustou com um chute perigoso de fora da área. Já aos 37, em mais uma boa jogada de Matheus Costa, Jacó quase ampliou para o Brancão. Na base da pressão, o Rio Branco chegou ao segundo gol nos minutos finais: aos 43, após cruzamento preciso de Théo Krüger pela esquerda, Jacó cabeceou com precisão, sem chances para o goleiro do Porto Vitória. Era o gol do 39º título do Brancão.

Nos acréscimos — o árbitro deu nove minutos —, o Porto Vitória tentou reagir. Hítalo chegou a marcar aos 48, mas o lance foi anulado por irregularidade no ataque do Verdão da Capital. Aos 53, Lessinho ainda desviou de cabeça com perigo, mas a bola saiu pela linha de fundo. O time esmeraldino pressionou até o fim, mas o Capa-Preta segurou a vantagem e confirmou seu 39º título estadual.

FICHA TÉCNICA

Rio Branco-ES
Rio Branco-ES
2 0
Porto Vitória-ES
Porto Vitória-ES
Fase Fase:
Final
Fase Rodada:
Fase Data:
05/04/2025
Fase Horário:
16:30
Fase Árbitro:
Arthur Rabelo
Fase Assistentes:
Douglas Pagung e Adilson Oliveira
Fase VAR:
Raphael de Andrade
Fase Cartões Amarelos:
Rio Branco-ES: Bruno Silva, Carbonieri e Braga;
Porto Vitória-ES: Aydhan;
Fase GOLS:
Rio Branco-ES: Bruno Silva (25’/2T) e Jacó (43’/2T);
Fase Público:
12.170 Pessoas
Fase Renda:
R$ 213.760,00
Fase Estádio:
Kleber Andrade
Fase Local:
Cariacica (ES)

Confira também: