Sport (4) 1 x 1 (2) Retrô - Leão é tricampeão do Pernambucano


Rubro-negros perdem no tempo normal para auriazulinos, porém levam a melhor nos pênaltis após disputa acirrada. Deu briga no fina.
Sport passa sufoco durante o tempo normal e Retrô até leva a melhor, mas consegue vencer nos pênaltis e garante título de número 45 na história

Recife, PE, 02 (AFI) – O Sport é campeão do Campeonato Pernambucano 2025! Depois de vencer a ida por 3 a 2, o Leão foi superado por 2 a 1 no tempo normal pelo Retrô, mas reverteu o sufoco nos pênaltis por 4 a 2 e garantiu o tricampeonato: gols de Mascote e Fernandinho pela Fênix; Chico descontou. Após a definição do título houve uma briga generalizada entre os jogadores e dirigentes dentro de campo.
Com o terceiro título consecutivo, os rubro-negros chegam à conquista de número 45 em toda a história. Os times agora focam no Brasileirão e cada um disputa sua respectiva divisão: neste domingo (06), às 18h30, os leoninos recebem o Palmeiras, pela 2ª rodada da Série A, novamente na Ilha do Retiro, já os retroenses encaram o Tombense, na Arena de Pernambuco, em data a ser definida pela CBF na estreia da Série C.
GOL LÁ, GOL CÁ
A partida iniciou acelerada e o Sport foi quem assustou inicialmente, antes do primeiro minuto: Lucas Lima lançou e Fabian Volpi afastou mal; Sérgio Oliveira tentou encobrir e a bola passou rente ao travessão. O Retrô até buscou reagir, mas esbarrou nas próprias limitações ao atacar, com seus atletas ficando em posição irregular. Por outro lado, o Leão voltou a finalizar quando Pablo recuperou bola no ataque e, de longe, chutou rente à trave direita.

De tanto insistirem, os rubro-negros foram recompensados. Lucas Lima cobrou escanteio aberto e João Silva cabeceou em cima da marcação; na sobra, Chico completou e estufou a rede em um chutaço. A Fênix mostrou que não estava abatida e conseguiu o empate ainda durante a primeira etapa: Fernandinho fez boa jogada pela esquerda e levantou na pequena área; Mascote se antecipou e testou para o fundo do gol.
LEÃO DECIDE NOS PÊNALTIS
Vendo o Leão crescer, Pepa promoveu as entradas de Lenny Lobato e Carlos Alberto, sacando Barletta e Fabricio Domínguez. A primeira chance após as mudanças veio na bola parada: Pablo bateu tiro livre da intermediária e Volpi espalmou. Quando tudo pareceu estar equilibrado, Sérgio Oliveira foi expulso e, em seguida, Fernandinho acertou uma falta lateral no ângulo. Banho de água fria. A falta de pontaria de ambos fez a definição ir para pênaltis, onde Caíque foi o herói ao defender a batida decisiva.
FICHA TÉCNICA
Pênaltis
4 2

-
Fase:
- Final
-
Rodada:
- 2ª
-
Data:
- 02/04/2025
-
Horário:
- 21:30
-
Árbitro:
- Paulo César Zanovelli da Silva (Fifa-MG)
-
Assistentes:
- Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Fernanda Nandrea Gomes (Fifa-MG)
-
VAR:
- Tiago Nascimento (PE)
-
Cartões Amarelos:
- Sport: Fabricio Domínguez, Rivera e Pepa
- Retrô: Maycon Douglas, Fabinho e Rayan Ribeiro
-
Cartões Vermelhos:
- Sport: Sérgio Oliveira
-
GOLS:
- Sport: Chico
- Retrô: Mascote
-
Público:
- 24.884
-
Renda:
- R$ 1.121.730,00
-
Estádio:
- Ilha do Retiro
-
Local:
- Recife (PE)