Sport x Retrô - Vale tri ou título inédito em Pernambuco


Leão depende apenas de próprias forças para assegurar sua terceira conquista seguida, já Fênix mira a primeira da história
Sport tem apoio da torcida como ponto chave para conquistar o tricampeonato estadual, já a Fênix segue em busca de título inédito

Recife, PE, 01 (AFI) – O Sport decide o Campeonato Pernambucano 2025, nesta quarta-feira (02), frente ao Retrô buscando o tricampeonato, o que não acontece desde 2010, quando teve o segundo penta em toda a história. Na Ilha do Retiro, o Leão vai a campo defendendo vantagem da ida, enquanto a Fênix mira um título inédito no Estadual; bola rola às 21h30.
Os rubro-negros saíram vencedores no primeiro confronto por 3 a 2 e, desta maneira, jogam por um empate simples para garantir a 45ª conquista do Pernambucano. Os auriazulinos, porém, precisam vencer por dois ou mais gols de diferença para levantar a taça pela primeira vez; caso a vantagem se repita, a decisão do campeão sairá em disputa por pênaltis.
LEÃO DESFALCADO
O Sport chega para grande final com mais de um desfalque. O lateral-esquerdo Igor Cariús, após bolada no rosto na estreia da Série A, passou por exames de imagem, que não detectaram nada grave, mas o protocolo de concussão terá de ser seguido. Ele se junta a outros dois jogadores: Dalbert, companheiro de posição e ausência por lesão na panturrilha direita, e o atacante Gonçalo Paciência, por problema muscular no quadril direito.
Em contrapartida, os meio-campistas Atencio e Titi Ortíz saíram da transição física, depois de recuperarem das respectivas contusões. Desta maneira, o Sport poderá contar com os atletas — cotados para serem reservas — frente aos retroenses. Por não ter mais jogadores na lateral esquerda à disposição, a expectativa é que o zagueiro Chico atue improvisado, como já aconteceu anteriormente. Assim, Lucas Cunha forma a zaga junto a João Silva, enquanto Du Queiroz — não está inscrito — abre espaço para volta de Barletta.

Focado na finalíssima, o técnico Pepa busca garantir a primeira conquista fora das quatro linhas. O treinador pede apoio da torcedores leoninos: “É uma final em casa e peço que a Ilha esteja cheia para nos apoiar desde o primeiro minuto, pois queremos muito. Queremos muito ser tricampeões, agora é mudar o foco, mas não deixa de ser mais um jogo. O que nós gostamos é de competir e ter noção de que é um jogo sem margem para erros”, afirmou o português.
FÊNIX COM FORÇA MÁXIMA
A única ausência da Fênix para o segundo duelo diante do Sport é o goleiro Paulo Ricardo, que sofreu ruptura do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) do joelho ainda durante a última Série D. Desta maneira, o Retrô entra em campo com o que tem de melhor, dependendo assim das escolhas de seu comandante.
Sem dar qualquer indicativo de qual deve ser a escalação do Retrô, o técnico interino Wires Souza deve manter a base que iniciou na ida frente ao Leão. Os retroenses podem repetir a equipe para a grande decisão do Estadual, pois não possuem nenhuma outra baixa por ordem disciplinar. A lateral esquerda teve a presença de Luiz Henrique como titular na ida, mas Salomão vem atuando bem e pode assumir a vaga, assim como o experiente Jonas briga por titularidade junto a Richard Franco no meio-campo.
Visando o compromisso com o Sport, o técnico Wires Souza demonstra confiança para reverter a desvantagem. O interino, contudo, avalia que não será fácil: “É difícil, mas se conseguirmos manter a mesma postura e enfrentar eles sem medo, a gente consegue chegar lá e fazer o nosso papel. Jogo é jogado e sabemos que eles têm muita qualidade, porém também temos. Nós já Mostramos dentro de campo que temos qualidade para jogar frente a frente com o Sport”, assegurou Wires.
FICHA TÉCNICA


-
Fase:
- Final
-
Rodada:
- 2ª
-
Data:
- 02/04/2025
-
Horário:
- 21:30
-
Árbitro:
- Paulo César Zanovelli da Silva (Fifa-MG)
-
Assistentes:
- Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Fernanda Nandrea Gomes (Fifa-MG)
-
VAR:
- Tiago Nascimento (PE)
-
Estádio:
- Ilha do Retiro
-
Local:
- Recife (PE)
Confira também:
- Nova Iguaçu mira acesso e intensifica preparação para a Série D
- Uberlândia vem de vice-campeonato e retorna à Série D após quatro anos
- Banana é arremessada em banco de reservas do Sport em partida do Brasileirão Feminino
- Pernambucano: Retrô tem apenas um desfalque para decisão
- Pernambucano: Sport perde lateral para final