Capital-DF 1 (1) x (3) 1 Gama - É o 14.º título do Verdão

Gama levanta o 14º título na história no Distrito Federal, ao vencer nos penais por 3 a 1 o Capital, após empate por 1 a 1 no tempo normal

Goleiro Renan foi o herói do alviverde, defendendo três cobranças de penais no estádio Mané Garrincha, com quase 38 mil torcedores.

Candango - 2025
Gama é maior campeão do Distrito Federal: 14 vezes

Brasília, DF, 29 (AFI) – Fundado em 1975, a Sociedade Esportiva do Gama conquistou neste sábado (29), o seu 14º título na história, de campeã do Campeonato do Distrito Federal, ao vencer nos penais por 3 a 1 o Capital, após empate por 1 a 1 no tempo normal no estádio Mané Garrincha. O herói da partida pelo time esmeraldino, o maior campeão do DF, foi o goleiro Renan, que defendeu três cobranças de penais.

No tempo normal o Capital começou melhor e fez 1 a 0 no primeiro tempo com um golaço de Wallace Pernambucano. O Gama melhorou no jogo e empatou no segundo tempo com um gol do experiente Luan. E nos penais o goleiro alviverde brilhou e com três defesas deu mais um título ao Gama, maior campeão Candango.

O público de 37.845 torcedores foi o maior da história de uma final do Candango. Um total de 60 mil ingressos foram distribuídos de graça e o transporte público ficou gratuito em todo Distrito Federal. A promoção funcionou bem.

CAPITAL NA FRENTE
A final começou com o Gama pressionando e criando suas primeiras chances: aos seis minutos, com Ramon, e aos nove, com Luan, que dividiu a bola com o goleiro Reynaldo.

No entanto, foi o Capital quem saiu na frente aos 20 minutos, com um belo gol do artilheiro Wallace Pernambucano. Ele recebeu na entrada da área, tabelou, dominou no peito, driblou o goleiro e tocou com categoria, sem chances para Renan: 1 a 0.

Apesar da vantagem parcial do Corujão Tricolor, a partida seguiu equilibrada. O Gama insistiu no ataque e teve uma boa oportunidade quando Luan, livre na área, cabeceou para fora, desperdiçando uma grande chance.

Aos 36 minutos, em uma cobrança de falta, William Júnior bateu no canto, mas o goleiro Renan fez grande defesa e evitou o empate.

MAIS PRESSÃO

O time Esmeraldino do Distrito Federal continuou pressionando e, aos 43 minutos, Luan arriscou um chute pela esquerda, mas a bola saiu pela linha de fundo. Já nos acréscimos, aos 45, William Júnior teve mais uma oportunidade em um chute forte, mas o goleiro do Capital fez boa defesa, garantindo a vitória parcial por 1 a 0 ao final do primeiro tempo.

O Gama voltou com tudo para o segundo tempo e, logo no primeiro minuto, obrigou o goleiro do Capital a fazer uma grande defesa em uma cabeçada. Pouco depois, Ramon finalizou após cruzamento, e novamente o goleiro do Capital salvou sua equipe.

O Verdão do DF manteve a pressão e, aos 12 minutos, Piauí avançou pela esquerda, entrou na área e foi derrubado. O árbitro marcou pênalti, e Luan cobrou com precisão, deixando tudo igual: 1 a 1.

Depois disso o jogo seguiu equilibrado nos 30 minutos finais, mas com poucas chances de lado a lado e o placar seguiu com empate e a decisão do Campeonato do Distrito Federal de 2025 acabou indo para os penais.

RENAN BRILHA NOS PENAIS

Nas cobranças de pênaltis, a estrela do goleiro Renan brilhou e com duas defesas, em chutes de Matheus Silva, Lenon e Felipe Guedes, o guarda-metas deu o título o título Candango ao Gama, 3  gols a 1. Marcaram para a Verdão do Distrito Federal, Daniel Costa, Luan e Willian Junior; anotou para o Capital, Rodriguinho, e perdeu para o Gama, David Lucas. Festa alviverde no Mané Garrincha.


PRÓXIMOS DESAFIOS

Gama e Capital garantiram o direito, indo à final, de defender o Distrito Federal nas competições nacionais de 2026. Em 2025 o Capital, ao lado do Ceilândia, representam a região na Série D do Brasileirão.

FICHA TÉCNICA

Pênaltis

1 3
Capital-DF
Capital-DF
1 1
Gama-DF
Gama-DF
Fase Fase:
Final
Fase Rodada:
1ª Rodada
Fase Data:
29/03/2025
Fase Árbitro:
Pedro Alves de Oliveira
Fase Assistentes:
Leila Naiara Moreira da Cruz e Lehi Sousa Silva
Fase VAR:
Rodrigo Batista Raposo
Fase Cartões Amarelos:
Capital: Matheus, Eder
Gama: Toninho, Rafa Marcos
Fase GOLS:
Capital: Wallace Pernambucano 20/1T
Gama: 16/2T
Fase Público:
37.845 torcedores
Fase Estádio:
Mané Garrincha
Fase Local:
Brasília (DF)