Fortaleza x Fluminense - Tricolores abrem o Brasileirão 2025


Cariocas buscam virar a página após o vice no estadual; cearenses querem quebrar uma sequência de quatro jogos sem vitória
Saiba como chegam Fortaleza e Fluminense para o duelo válido pela primeira rodada do Brasileirão

Fortaleza, CE, 28 (AFI) – Um dos destaques das últimas edições do Brasileirão, o Fortaleza estreia na competição neste sábado, quando recebe o Fluminense no estádio Castelão, às 18h30. O confronto entre os tricolores marca a abertura do principal torneio do futebol nacional nesta temporada.
Em 2024, os cearenses conseguiram manter a regularidade apresentada nos últimos anos e terminaram o Brasileiro em quarto lugar, com 68 pontos, 11 atrás do campeão Botafogo. Os cariocas, por sua vez, deixaram a desejar e encerraram o campeonato em 13°, com 46 pontos, quatro acima do Athletico-PR, que abriu a zona de rebaixamento.
FORTALEZA
O Fortaleza não vive um bom momento. A equipe venceu apenas duas das últimas 10 partidas que disputou e chega para o confronto com um retrospecto de quatro jogos consecutivos sem vitória. Na última quarta-feira, o time treinado por Juan Pablo Vojvoda perdeu por 1 a 0 para o CRB, pela Copa do Nordeste.
“Sabemos que temos de recuperar e estamos numa fase ruim. Todo ano não vai ser igual ao outro. Vamos trabalhar, pois sabemos do nosso problema e sabemos também que temos um elenco forte, uma comissão técnica que vai trabalhar ainda mais para encontrar soluções.”, afirmou o treinador.
O comandante conta com a volta do zagueiro Kuscevic, que representou a seleção chilena durante a Data Fifa e provavelmente será titular ao lado de Titi. Com isso, Gastón Ávila deve iniciar no banco de reservas. O experiente David Luiz, em processo de recuperação de um desconforto muscular no adutor direito, pode ser opção.
O lateral-direito Tinga, vetado contra o CRB por conta de dores na panturrilha direita, tem chance de aparecer na lista de relacionados. O atacante Allanzinho, recém-contratado após se destacar no Ferroviário, já está regularizado e também fica à disposição de Vojvoda.
O zagueiro Emanuel Brítez, o meia Breno Lopes e o atacante Renato Kayzer não estarão disponíveis. Os dois primeiros estão no departamento médico, enquanto o último está com negociações avançadas para assinar com o Vitória.
FLUMINENSE

O Fluminense não poderá contar com o volante Otávio, que vinha sendo titular da equipe. O jogador rompeu o tendão de aquiles durante atividade realizada no CT Carlos Castilho e não deve voltar a atuar em 2025. Com a sua ausência, o técnico Mano Menezes deve utilizar Hércules, que reencontra o Fortaleza. No início do ano, ele acertou sua transferência para as Laranjeiras após disputar quatro temporadas pelo Leão do Pici.
Desfalque no jogo de volta da final do Campeonato Carioca, o lateral-esquerdo Gabriel Fuentes não viaja com a delegação do clube para a primeira rodada do Brasileirão. Ele segue fazendo tratamento de uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda. Renê deve ser o seu substituto.
Liberado pelo departamento médico depois de dois meses afastado por conta de uma miocardite, Ganso já voltou a treinar, mas está em processo de recondicionamento físico e não fará seu retorno neste sábado. A comissão técnica projeta a sua volta para a segunda rodada do Brasileirão. Sem o camisa 10, Lima deve ganhar nova oportunidade entre os onze iniciais.
A lista de desfalques também tem os meias Riquelme Felipe e Isaque. As revelações de Xerém se recuperam de uma entorse no joelho esquerdo e uma lesão no ligamento do joelho direito, respectivamente. O experiente Renato Augusto, que atua no mesmo setor, se recupera de uma cirurgia no ombro esquerdo e também não estará disponível.
O meia Jhon Arias, que defendeu a seleção colombiana nas Eliminatórias, reforça o Fluminense na estreia da competição. O atacante Joaquín Lavega, convocado pelo Uruguai, foi liberado no início da semana pelo técnico Marcelo Bielsa e voltou a treinar com os companheiros no CT Carlos Castilho com antecedência.
Contratado junto ao Olímpia, o meia Rubén Lezcano pode ser relacionado pelo técnico Mano Menezes pela primeira vez. O meia chegou ao clube na reta final do Campeonato Carioca e ainda não foi utilizado. Assim como Lavega, ele deve ser opção no banco de reservas.
FICHA TÉCNICA


-
Fase:
- Única
-
Rodada:
- 1ª
-
Data:
- 29/03/2025
-
Horário:
- 18:30
-
Árbitro:
- Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
-
Assistentes:
- Alex Ang Ribeiro (SP) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)
-
VAR:
- Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
-
Estádio:
- Castelão
-
Local:
- Fortaleza (CE)