TOQUE DE BOLA

SÉRGIO CARVALHO

Corinthians mereceu este título e Hugo Souza virou heroi

Corinthians segurou bem o rojão durante o tenso jogo decisivo disputado e mereceu levantar esse importante troféu.

Yuri Alberto virou ídolo do Corinthians
Yuri Alberto virou ídolo do Corinthians (Foto: Jhony Inácio -Ag.Paulistão)

Por SÉRGIO CARVALHO


  • *COMO PREVÍAMOS, o Corinthians voltou a conquistar um título de campeão paulista, o que não acontecia, há seis anos (o último foi em 2019). Seu time segurou bem o rojão durante o tenso jogo decisivo disputado na Arena de Itaquera, na noite da última quinta-feira, e mereceu integralmente levantar esse importante troféu.

    Hugo Souza foi o grande destaque desta importante final. Pegou um pênalti cobrado pelo competente Raphael Veiga, e garantiu o empate que o Timão precisava para ser campeão. O técnico Ramón Diaz, por sua vez,  conquistou seu primeiro título como treinador de um clube brasileiro. Ele teve grande mérito em remontar uma equipe, que estava totalmente desajustada quando assumiu o cargo.

    ESQUEMA MANJADO DO PALMEIRAS
    O Palmeiras, por sua vez, voltou a fracassar no jogo ofensivo (no primeiro jogo foi a mesma coisa!). Teve poucas chances de abrir o placar e mostrou que precisa mudar urgente sua maneira de jogar. De nada vale contratar bons atacantes, se eles estão sendo utilizados de forma equivocada. 

    Abel Ferreira insiste em usar um esquema tático já manjado e não tem tido coragem de alterá-lo nos últimos meses. Lembro que, com essa derrota, o Palmeiras completou um ano sem ganhar um título (o último,foi exatamente, o de campeão paulista em 2024). Portanto, já passou da hora de Abel mudar a forma de seu time jogar.
corinthians - hugo souza
Hugo Souza pegou o pênalti de Raphael Veiga (Foto: Renato Pizzutto – Agencia Paulistão)
  • * NO TIME campeão, não há como não destacar a atuação segura do goleiro Hugo Souza. Ele tem muita qualidade e, não demora muito, será chamado para defender a Seleção Brasileira. Foi o grande herói dos dois jogos finais do Campeonato Paulista.

    Em contraposição, o meia Raphael Veiga atravessa uma fase altamente negativa. Não cria, não arremata e até erra cobranças de pênaltis. Nos clássicos contra o Corinthians não justificou sua escalação. Em compensação, o goleiro Weverton, continua seguro no gol palmeirense.

    Quando o time precisa, ele mostra sua competência. Em minha opinião, é o melhor goleiro do País, atualmente. Hugo Souza, do Corinthians, começa a seguir o mesmo caminho.

*O HOLANDES Memphis Depay, justificou totalmente sua contratação pelo Corinthians. Ele custa caro, é verdade, mas tem sido o líder e principal jogador do atual time principal do Timão.

Ele se posiciona bem, sabe segurar a bola quando preciso, faz passes milimétricos e, de vez em quando, ainda marca seus gols (é ótimo na cobrança de pênaltis). Desde sua chegada até agora, o Corinthians só cresceu. E olha que ainda estamos praticamente no início da atual temporada, hein??

FESTA DA FIEL
*A FESTA proporcionada pela Fiel Torcida durante o jogo da última quinta-feira, foi fantástica. Recordes de renda e público foram quebrados. Mais de 48 mil pessoas no novo estádio corintiano. Só tenho a contestar o excesso de fogos de artifício que as Uniformizadas utilizaram muito antes da partida terminar.

Deviam ter deixado para utilizá-los só no final do jogo. Houve um momento em que, pela televisão, ficou até difícil de identificar os jogadores e as jogadas realizadas por eles no gramado de Itaquera. Acho até justificável usar fogos numa festa como essa, mas é preciso ter o bom senso para utilizá-los na hora certa e não muito antes da partida terminar. 

*FALEI do goleiro Hugo Souza lá no começo desse texto. Mas volto a falar dele aqui para dizer que, com a qualidade que ele demonstra, ele poderá chegar a ser tão grande quanto Cássio foi no Corinthians, durante quase vinte anos como titular do time.

Hugo, além de outras qualidades, é um pegador de pênaltis nato. É muito difícil fazer gols nele, inclusive em cobranças de pênaltis ou faltas. É muito rápido, muito ágil, muito seguro. Acho que o Flamengo se descuidou e entregou ao Corinthians um novo ídolo, um novo herói. A história deste garoto no Timão promete ser incrível.

MAIS UM CARTÃO VERMELHO

*ABEL Ferreira não perde a chance de levar um cartão vermelho. Zubeldia, técnico do São Paulo, pode lhe dar as mãos. É outro, que, a todo momento, leva cartão amarelo ou vermelho. Se voltar para o futebol europeu com esse perfil, Abel não fará muito sucesso por lá.

Quando os clubes perceberem que, volta e meia, não poderão contar com ele em jogos importantes, vão desistir de contratá-lo. Aliás, acho também que começa a chegar o momento do Palmeiras pensar num novo treinador. Não para já, mas para um futuro não muito distante.

E não adianta imaginar que Abel vá mudar seu comportamento. Na verdade, ele ainda acha que está certo em se indispor com todos os árbitros que apitam jogos do seu clube. Devia se preocupar em arrumar seu time que até tem bons jogadores, mas não está jogando nada.

Confira também: