Aponto seis motivos que dão ao Corinthians a condição de favorito ao título paulista. Mas o Palmeiras pode ter o tetra histórico.
O Timão entra em campo como grande favorito por vários motivos que geralmente costumam pesar na balança. Palmeiras quer o tetra

Por SÉRGIO CARVALHO
São Paulo, SP, 27 (AFI) – Corinthians e Palmeiras disputam a partir das 21h35 desta quinta-feira, dia 27 de março, na Neo Química Arena, em Itaquera, São Paulo, a grande final do Paulistão 2025. O Timão entra em campo como grande favorito por vários motivos que geralmente costumam pesar na balança.
1 – vai jogar em casa empurrado por mais de 40 mil torcedores corintianos que vão superlotar a Arena de Itaquera (torcida do Palmeiras não poderá entrar!).
2- terá o privilégio do empate, já que, no jogo de ida, na Allianz Arena, derrotou seu adversário por 1 a 0, gol de Yuri Alberto.
3 – seu técnico, o argentino Ramón Diaz, ainda não perdeu para o Palmeiras desde que assumiu o cargo no ano passado.
4- o Corinthians terá a volta de um de seus maiores talentos, o meia argentino Garro, que costuma desequilibrar os jogos à seu favor.
5 – o time da fiel, raramente perde jogos em Itaquera e atravessa fase muito superior à de seu adversário.
6 – na comparação das campanhas dos dois clubes no Paulistão 2025, a do Corinthians é superior e mais consistente (tem mais vitórias – 11, só uma derrota – 9perdeu para o São Paulo, no Morumbi por 1 a 0), enquanto o Palmeiras perdeu 2 jogos (contra o Novorizontino, 2×1 e para o próprio Corinthians, na primeira partida final por 1 a 0, disputada na Allianz Arena).
PALMEIRAS TEM CHANCE?
Diante desses argumentos, há ainda quem vá perguntar: o Palmeiras então não tem nenhuma chance de ser campeão? Eu respondo: ter, ele tem, mesmo porque, é um clube tão grande e respeitável quanto o Corinthians. Além disso, no futebol, nem sempre o clube que conta com melhores números, melhor campanha e joga em casa, consegue ganhar.
Por outros fatores, próprios do futebol, o time que joga fora, às vezes, consegue a vitória. É o que pode acontecer nesta partida em relação ao Palmeiras. Mas, como disse acima, o time da fiel, tem quase todos os fatores à seu favor para sagrar-se campeão paulista mais uma vez.
MAIOR CAMPEÃO E BUSCA DO TETRA
Aliás, ele é hoje, disparado, o clube que mais ganhou esse título. Foram 30 vezes, contra 26 do Palmeiras. O Verdão é, neste momento, tricampeão paulista (ganhou em sequência os três últimos campeonatos estaduais). Se ganhar nesta quinta, o que não parece fácil, chegará ao primeiro tetracampeonato de um clube profissional em nosso Estado.
Antes disso, só o Paulistano, quando o futebol paulista ainda era praticamente amador, ganhou quatro títulos paulistas seguidos. Na era moderna, só o Verdão terá essa chance nesta quinta-feira.
Desde o primeiro jogo entre esses dois gigantes até hoje, segundo números fornecidos pelo alvinegro paulista, o Palmeiras ganhou 135 jogos: o Corinthians 131 e aconteceram 122 empates. Já no levantamento feito pelo Palmeiras, ele tem 139 vitórias, o Corinthians 132 e aconteceram 122 empates. Ou seja, o Verdão ganhou um pouquinho mais.
RAMÓN X ABEL
Ramón Diaz testou nos últimos dias, se Garro estava mesmo recuperado da contusão que o tirou do primeiro jogo. O meia argentino passou no teste. Assim, o time mais provável do Corinthians para começar o clássico desta quinta-feira deverá ser o seguinte: Hugo Souza; Matheuzinho, Gustavo Henrique, Felix Torres e Angileri; José Martinez, Raniele, André Carillo e Garro; Memphis e Yuri Alberto.
Abel Ferreira também já tem escalado o time que vai começar essa grande final. Terá Weverton, no gol. Mayke, Murilo,Micael e Piquerez, na linha de zaga; Martinez ou Aníbal, Richard Rios e Raphael Veiga; Estevão, Maurício (artilheiro do time que volta) e Vitor Roque.
NÚMEROS DO CLÁSSICO
O árbitro do jogo, escalado pela FPF, será Matheus Candançan, um dos juízes mais jovens do quatro do departamento de arbitragem da entidade (tem apenas 26 anos e ainda não me parece ter nível para apitar um jogo como esse.) Mas, já que a Federação escalou, acredita-se que ela esteja sabendo os motivos que a levaram a isso. Vamos respeitar.
Os ingressos para esse jogo foram todos vendidos . Dizem que haverá quebra de recorde de público (mais de 40 mil) e renda. E como último detalhe: de 2024 para cá, o Corinthians disputou 22 jogos na sua Arena e não perdeu nenhum. O Verdão que se cuide.