Piauí x Fluminense - Duelo decide campeão do Piauiense


Após empatarem no jogo de ida, Enxuga Rato e Vaqueiro decidem Estadual com ambos buscando o mesmo objetivo: vitória simples
Piauí pode voltar a levantar taça no ano de retorno à elite, enquanto Vaqueiro mira o segundo título em toda a história

Teresina, PI, 28 (AFI) – Piauí e Fluminense voltam a se enfrentar, neste sábado (29), disputando o título do Campeonato Piauiense 2025. Após empatarem no confronto de ida, Enxuga Rato e Vaqueiro entram em campo no Albertão, às 16h, por um objetivo comum para garantir o Estadual: vitória simples.
Como não houve vencedor no primeiro encontro entre as equipes, no último final de semana, vencer é suficiente para que alguma das duas levante a taça nesta temporada. Caso rubro-anil e tricolores somem uma nova igualdade, a definição do campeão do Piauiense será depois de disputa por pênaltis, repetindo a semifinal de ambos.
ENXUGA RATO INDEFINIDO
Sem vantagem, o Piauí chega para o embate decisivo cercado de mistério, pois teve duas ausências no primeiro jogo por lesão e ambas podem retornar. O zagueiro e capitão Fábio está apto após se recuperar de lesão no músculo adutor da coxa, tendo iniciado a transição no começo da semana; defensor disputa pela vaga com Iranildo, seu substituto.
Outra possível volta é a do atacante Tarcísio, que sentiu dores musculares e foi preservado por opção da comissão técnica. Ruan Levine e Caíque, que foram titular e reserva na oportunidade, concorrem por um lugar entre os 11 iniciais do Piauí para formar o trio ofensivo junto a Mateusão e Abner; no meio-campo, Nascimento e Zizu — autores dos gols — disputam a titularidade.

Reconhecendo os erros do rubro-anil na ida, o técnico Renatinho Potiguar pontuou a necessidade de ajustá-los para ser campeão. Comandante do Piauí cita que o time precisa entrar com tranquilidade: “A gente tem abusado em falhar. Na semifinal, em Parnaíba, a gente tomou dois gols de muita falta de atenção e voltamos a repetir. A gente tem que ativar isso aí e não soube intervir nisso. Agora é ter mais tranquilidade. Temos tudo para buscarmos esse título”, declarou Renatinho.
FLU COM FORÇA MÁXIMA
Para enfrentar o Piauí, o Fluminense chega com todo o elenco disponível, já que não perdeu nenhum jogador por suspensão e/ou lesão. A principal novidade em relação ao primeiro duelo é o retorno do zagueiro Gabriel Biloca, suspenso pelo terceiro amarelo sofrido ainda durante a semifinal; João Pedro volta a ficar como opção entre os reservas.
Durante a semana, o meio-campista Jocivan foi poupado de uma das atividades preparatórias por conta de dores musculares, porém não preocupa a comissão técnica. Assim, segue mantido ao lado de David e Gabriel Vieira no meio-campo tricolor, assim como o trio ofensivo permanece sendo formado por Romário, Matheus Matias e Veraldo.
Ciente das falhas cometidas durante o primeiro embate, o treinador Marcinho Guerreiro diz traçar uma boa postura para não repeti-las. De acordo com Guerreiro, o Flu não pode errar mais: “Tivemos alguns erros, assim como a equipe adversária teve. Sabemos das nossas dificuldades, as quais vamos ajustar, para fazer nossa a estratégia e conseguirmos um grande resultado. Será muito difícil, porque agora não vai ter volta e não se pode mais errar”, disse Marcinho.
FICHA TÉCNICA


-
Fase:
- Final
-
Rodada:
- 2ª
-
Data:
- 29/03/2025
-
Horário:
- 16:00
-
Árbitro:
- Antônio Dib Moraes de Sousa (PI)
-
Assistentes:
- Rogério de Oliveira Braga e Alisson Lima Damasceno (ambos de PI)
-
VAR:
- Antônio Magno Lima Cordeiro (CE)
-
Estádio:
- Albertão
-
Local:
- Teresina (PI)