O que esperar da F1 em 2025? Verstappen, Hamilton e brasileiro no grid

Para este ano, a Fórmula 1 decidiu por encerrar a pontuação extra para o piloto que fizesse a volta mais rápida da corrida

A última prova será em Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, em 7 de dezembro. São Paulo abriga, no Autódromo de Interlagos, o 21º GP, em 9 de novembro

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Foto: Divulgação

São Paulo, SP , 14 (AFI) – O circo da Fórmula 1 desembarca nesta semana em Melbourne, na Austrália, para o primeiro Grande Prêmio da temporada de 2025. Com pilotos novos, trocas entre escuderias, a categoria máxima do automobilismo mundial chega em seu ano derradeiro com o atual sistema complexo para recuperação de energia e promoverá, em 2026, alterações na motorização, combustíveis, dimensões dos carros e aerodinâmica, além da admissão da Cadillac como 11ª equipe do grid.

Para este ano, a Fórmula 1 decidiu por encerrar a pontuação extra para o piloto que fizesse a volta mais rápida da corrida. Esse ponto só valia caso o piloto estivesse entre os 10 primeiros colocados. Serão 24 Grandes Prêmios nesta temporada, passando por todos os continentes, exceto a África.

A última prova será em Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, em 7 de dezembro. São Paulo abriga, no Autódromo de Interlagos, o 21º GP, em 9 de novembro. Além da capital paulista, outras cinco cidades terão corridas sprint: Xangai, Miami, Spa-Francorchamps, Austin e Lusail.

Neste fim de semana, três novatos farão suas estreias, um deles é o brasileiro Gabriel Bortoleto. Os demais são o francês Isack Hadjar, da RB, e o italiano Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes. Na Sauber, o paulista de 20 anos não terá vida fácil.

Depois de emendar os títulos da Fórmula 2 e da Fórmula 3, a chegada à Fórmula 1 será desafiadora em uma equipe que promete lutar, no máximo, por alguns pontos na temporada. A melhor notícia para Bortoleto é que em 2026 se efetiva a alemã Audi como proprietária da equipe e perspectivas mais ousadas devem se desenhar.

Nos testes de pré-temporada, no Bahrein, Bortoleto não andou tanto quanto se planejava e teve de lidar com problemas com o carro que o impediram de dar mais voltas no circuito. Os resultados volta a volta não servem de forma sólida como parâmetro de comparação entre as equipes, mas dificilmente se verá algo completamente diferente na pista australiana. Dessa forma, o brasileiro deve ter a companhia de Haas, Alpine, Aston Martin e RB no fundo do pelotão.

“Ele (Gabriel Bortoleto) provavelmente é o novato com menos quilometragem entre todos. Mas o que vimos dele até agora nos impressionou, ele aprende muito rápido. O Gabriel parece muito confortável em um carro de Fórmula 1”, analisou o chefão da Sauber, Mattia Binotto em entrevista à Auto Motor und Sport, da Alemanha.

FERRARI: A NOVA CASA DE UM ÍCONE

Pela primeira vez em sua carreira na Fórmula 1, Lewis Hamilton não terá um motor Mercedes. O heptacampeão do mundo se juntou à Ferrari para o que devem ser suas últimas temporadas na categoria. O britânico terá a companhia do monegasco Charles Leclerc no time italiano.

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Foto: Divulgação/F1

Leclerc já se provou um piloto capaz de brigar pelo título, mas precisa amenizar erros que custaram muito caro nos últimos anos. Popstar e com um legião de fãs, o monegasco deve manter seu status dentro da equipe mesmo com a chegada de Hamilton. O controle de egos e a briga por posição são as dúvidas que cercam o mundo da Fórmula 1 em relação à Ferrari.

As repostas até aqui foram positivas, com elogios de parte a parte. “Charles é extremamente talentoso. Vê-lo trabalhar e observá-lo na garagem, tem sido realmente ótimo”, disse Hamilton. “Obviamente ele está aqui há muito tempo, então ele conhece bem o time, fala italiano e se sente em casa. Mas como já tínhamos uma amizade antes, isso tornou muito mais fácil começarmos a trabalhar juntos”, complementou o britânico à Fórmula 1.

A expectativa é que a Ferrari batalhe de forma mais acirrada com a McLaren e a Red Bull pelas primeiras colocações. Uma boa arrancada na primeira parte do campeonato pode ser crucial para um título. A Ferrari não conquista um campeonato de construtores desde 2008 e de pilotos desde 2007, com Kimi Räikkönen.

“Eu não tenho uma bola de cristal. Tudo o que posso dizer é que estamos apenas vivendo um dia de cada vez. Estamos focados em fazer nosso trabalho”, explicou Hamilton.

OS DESAFIOS DE MAX VERSTAPPEN

Tudo leva a crer que essa será a temporada mais desafiadora para Max Verstappen desde que se inseriu na briga por títulos na Fórmula 1. Após quatro mundiais consecutivos (2021, 2022, 2023 e 2024) com Sergio Pérez ao seu lado, o holandês tem um novo companheiro de equipe. O neozelandês Liam Lawson foi promovido para a Red Bull e desbancou o mexicano.

Verstappen terá outras alegrias em breve. Kelly Piquet, namorada do holandês e filha do tricampeão Nelson Piquet, está grávida. Em dezembro, o casal anunciou que estava esperando um filho. Kellly é mãe Penepole, fruto do relacionamento com o também piloto Daniil Kvyat, da Rússia.

Nos bastidores da Fórmula 1, aposta-se que esse vai ser um ano muito difícil para Verstappen nas pistas e que pode marcar seu adeus à Red Bull, mesmo tendo contrato até 2028. Mercedes e Aston Martin já demonstraram interesse em contar com o multicampeão.

MCLAREN: DE CAMPEÃ DE CONSTRUTORES A CAMPEÃ DE PILOTOS?

Após conquistar o título de construtores em 2024, a McLaren se permite sonhar mais alto neste ano. Repetindo sua dupla de pilotos, Lando Norris e Oscar Piastri, a escuderia de Woking busca afinar a sintonia na equipe para impedir que erros individuais prejudiquem o time como na última temporada.

Norris foi o principal concorrente de Verstappen ao longo do ano, mas se mostrou imaturo em algumas decisões, mesmo tendo 25 anos, apenas dois a menos que o holandês. A própria McLaren cometeu equívocos que custaram caro e foram vistos como reflexo do longo período do time sem brigar por troféus.

Os testes de pré-temporada exibiram a McLaren como o time mais consistente, tanto em simulações de treino classificatório como de corrida. Deve ser o time a ser batido. Norris e Piastri entram em 2025 tão favoritos quanto Verstappen e ligeiramente à frente da dupla da Ferrari.

PROGRAMAÇÃO DO GP DA AUSTRÁLIA DE F1 2025

Quinta-feira (13/03) – 22h30 – Treino Livre 1

Sexta-feira (14/03) – 2h – Treino Livre 2

Sexta-feira (14/03) – 22h30 – Treino Livre 3

Sábado (15/03) – 2h – Treino classificatório

Domingo (16/03) – 1h – Corrida

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