PAULISTÃO: Como cada clube inicia a briga pelo título 2025
Confira este material especial de prévia do Paulistão 2025 e se prepare!
A espera finalmente acabou, e o mais equilibrado campeonato estadual do Brasil vai começar: chegou a hora do Paulistão 2025
Por Filipe Saochuk
Campinas, SP, 14 (AFI) – A espera finalmente acabou, e o mais equilibrado campeonato estadual do Brasil vai começar: chegou a hora do Paulistão 2025. Nesta quarta-feira (15), quatro jogos da primeira rodada vão agitar a elite do futebol de São Paulo, com direito a Palmeiras, Guarani e Ponte Preta em campo.
Clássico na capital entre Verdão e Portuguesa, estreia dos campineiros e reedição da final da Série A2 de 2024. O Paulistão se inicia com diversos atrativos, e a rodada se encerra na quinta-feira (16), com mais três jogos e as estreias de Corinthians e Santos.
Na primeira rodada, uma partida foi adiada. Por estar fazendo pré-temporada nos Estados Unidos, o São Paulo não poderá receber a Inter de Limeira, e o duelo foi remarcado para o dia 10 de fevereiro.
A competição tem a cobertura completa do Portal FUTEBOL INTERIOR, que acompanha os jogos online no Placar ao Vivo e depois apresenta todos os comentários e noticiário completo.
Confira este material especial sobre o Paulistão 2025 e prepare-se!
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
QUEM VAI JOGAR O PAULISTÃO 2025?
Grupo A: Corinthians, Botafogo-SP, Mirassol e Inter de Limeira
Grupo B: Santos, Portuguesa, Guarani e Red Bull Bragantino
Grupo C: São Paulo, Água Santa, Noroeste e Novorizontino
Grupo D: Palmeiras, Ponte Preta, São Bernardo e Velo Clube
CONHEÇA AS 16 EQUIPES DO PAULISTÃO 2025
ÁGUA SANTA
- Técnico: Marcelo Cabo
- Destaques do time: Luan Dias (MC), Neilton (ATA) e Ademilson (ATA)
- Resultados de 2024: 9º no Paulistão (não classificou) / Segunda fase da Série D
- Objetivo: Chegar ao mata-mata
- Análise: Vice-campeão do Paulistão em 2023, o Água Santa é mais um clube que está construindo seu nome no estado, e fora dele. Depois de um 2024 de resultados mais modestos, o Netuno tem em Marcelo Cabo um treinador com muita experiência, além de ter contratado jogadores rodados, com condições de levar o clube ao mata-mata estadual mais uma vez.
BOTAFOGO-SP
- Técnico: Márcio Zanardi
- Destaques do time: Douglas Baggio (ATA), Sabit Abdulai (VOL) e Leandro Maciel (MEI)
- Resultados de 2024: 12º no Paulistão / 14º na Série B
- Objetivo: Chegar ao mata-mata
- Análise: Depois de um ano de resultados ruins, brigando para não ser rebaixado no estadual e no nacional, o Botafogo-SP busca se recuperar em 2025. Com a manutenção de Márcio Zanardi na função de treinador e muitas mudanças no elenco, a Pantera busca chegar ao mata-mata, sendo o time do interior há mais tempo na elite.
CORINTHIANS
- Técnico: Ramón Díaz
- Destaques do time: Memphis Depay (ATA), Yuri Alberto (ATA) e Rodrigo Garro (MEI)
- Resultados de 2024: 10º no Paulistão (não passou de fase) / 7º no Brasileirão
- Objetivo: Título
- Análise: Terminando 2024 com oito vitórias seguidas e um time cheio de estrelas, especialmente do meio para frente, o Corinthians entrou em 2025 com expectativas elevadíssimas. Mantendo o técnico Ramón Díaz, o Timão sonha em voltar a conquistar um título após seis anos de jejum, o qual seria o 31º estadual conquistado pelo Alvinegro.
GUARANI
- Técnico: Maurício Souza
- Destaques do time: Isaque (MEI) e Matheus Régis (ATA)
- Resultados de 2024: 14º no Paulistão / 20º na Série B
- Objetivo: Permanecer na elite
- Análise: Único clube do interior campeão do Brasileirão, o momento do Guarani se distancia abruptamente do passado glorioso. Depois de quase cair no Paulista, e ser rebaixado para a Série C na lanterna da competição em 2024, o Guarani aposta em Maurício Souza como novo treinador, a frente de um elenco bastante jovem, para evitar mais um descenso na história recente do Bugre.
INTER DE LIMEIRA
- Técnico: Felipe Conceição
- Destaques do time: Alex Sandro (ATA), Gui Mariano (ZAG) e Ruan Ribeiro (ATA)
- Resultados de 2024: Quartas de final do Paulistão / Quartas de final da Série D
- Objetivo: Chegar ao mata-mata
- Análise: A Inter de Limeira foi uma grande surpresa no ano passado, ficando, inclusive, muito próxima de conquistar o acesso na Série D nacional. Com reforços experientes, o técnico Felipe Conceição permanece no Leão para tentar se destacar novamente em 2025.
MIRASSOL
- Técnico: Eduardo Barroca
- Destaques do time: Reinaldo (LE), Clayson (ATA) e Danielzinho (MC)
- Resultados de 2024: 11º no Paulistão / Vice-campeão da Série B
- Objetivo: Chegar ao mata-mata
- Análise: O Mirassol, pela primeira vez, jogará a elite nacional em 2025. Apesar de ter perdido o técnico Mozart para o Coritiba, o Leão buscará seguir sua trajetória ascendente também no Paulistão. Com a mesma base da Série B, o clube aposta na chegada de Eduardo barroca como novo técnico.
NOROESTE
- Técnico: Paulo Comelli
- Destaques do time: Carlão (ATA), Wellington (VOL) e Luiz Thiago (ATA)
- Resultados de 2024: Vice-campeão na Série A2
- Objetivo: Permanecer na elite
- Análise: De volta à Série A1 após 14 anos, o objetivo do Noroeste é bastante claro: continuar lá. Com o histórico vice na Série A2 do ano passado, o Norusca montou um time repleto de jogadores veteranos, além de ter contratado o técnico Paulo Comelli, bastante conhecido no interior, mas que não comandava um time profissional desde 2020.
NOVORIZONTINO
- Técnico: Eduardo Baptista
- Destaques do time: Lucca (ATA), Marlon (MC) e Willian Farias (VOL)
- Resultados de 2024: Semifinal do Paulistão / 5º na Série B
- Objetivo: Chegar ao mata-mata
- Análise: A evolução do Novorizontino é nítida a cada temporada, mas o desfecho da Série B do ano passado foi cruel. Na última rodada, o acesso escapou das mãos do Tigre depois de ter figurado no G-4 por boa parte do campeonato. Com Eduardo Baptista indo para o seu terceiro ano no clube, o Novorizontino quer chegar longe no Paulistão, afinal, em 2024, eliminou o São Paulo nas quartas de final.
PALMEIRAS
- Técnico: Abel Ferreira
- Destaques do time: Estêvão (ATA), Paulinho (ATA) e Raphael Veiga (MEI)
- Resultados de 2024: Campeão do Paulistão / Vice-campeão do Brasileirão
- Objetivo: Título
- Análise: O clube mais dominante do futebol nacional nos últimos anos tem um único objetivo no estadual: conquistar o tetracampeonato consecutivo. Com Abel Ferreira novamente no comando e alguns reforços de peso, o Palmeiras é novamente um dos principais favoritos no Paulistão.
PONTE PRETA
- Técnico: Alberto Valentim
- Destaques do time: Elvis (MEI), Danilo Barcelos (LE) e Victor Andrade (ATA)
- Resultados de 2024: Quartas de final do Paulistão / 17º na Série B
- Objetivo: Permanecer na elite
- Análise: Apesar de ter chegado às quartas de final no estadual, o 2024 da Ponte Preta terminou com o descenso à Série C, assim como seu grande rival, o Guarani. Com um orçamento bem mais apertado, a Macaca contratou jogadores experientes e o técnico Alberto Valentim para, pelo menos, seguir na primeira divisão de São Paulo.
PORTUGUESA
- Técnico: Cauan de Almeida
- Destaques do time: Henrique Almeida (ATA), Rafael Santos (GOL) e Matheus Nunes (MEI)
- Resultados de 2024: Quartas de final do Paulistão
- Objetivo: Chegar ao mata-mata
- Análise: Uma nova Portuguesa surge em 2025. Agora SAF, com objetivos arrojados e recebendo um enorme investimento, a Lusa chega para o estadual confiante e rodeada de expectativa. Com diversos reforços, a diretoria contratou Cauan de Almeida para ser o primeiro treinador da nova era, que tem a expectativa de já começar com o pé direito, chegando ao mata-mata do Paulistão.
RED BULL BRAGANTINO
- Técnico: Fernando Seabra
- Destaques do time: Isidro Pitta (ATA), Eduardo Sasha (ATA) e Lucas Barbosa (ATA)
- Resultados de 2024: Semifinal do Paulistão / 16º no Brasileirão
- Objetivo: Chegar ao mata-mata
- Análise: Depois de quase ser rebaixado para a Série B em 2024, o Red Bull Bragantino busca repetir a boa campanha que fez no estadual, quando chegou na semifinal da competição. Com Fernando Seabra mantido no comando técnico, o Massa Bruta investiu pesado em reforços no ataque para tentar solucionar a grande deficiência da equipe no ano passado.
SANTOS
- Técnico: Pedro Caixinha
- Destaques do time: Tiquinho Soares (ATA), Soteldo (ATA) e Guilherme (ATA)
- Resultados de 2024: Vice-campeão do Paulistão / Campeão da Série B
- Objetivo: Título
- Análise: O calvário do Santos na Série B terminou com o título no ano passado, mas agora o Peixe quer voltar a bater de frente com seus principais rivais. Atual vice-campeão estadual, o Alvinegro trouxe Pedro Caixinha para substituir o técnico Fábio Carille, e contratou jogadores experientes para buscar a primeira conquista de Paulistão desde 2016.
SÃO BERNARDO
- Técnico: Ricardo Catalá
- Destaques do time: Vanderlei (GOL), Léo Jabá (ATA) e Felipe Azevedo (ATA)
- Resultados de 2024: 5º no Paulistão (não classificou) / 4º na Série C (não subiu)
- Objetivo: Chegar ao mata-mata
- Análise: Um dos clubes do estado que mais cresceram nos últimos anos, o São Bernardo ficou no quase em 2024. Na Série C, chegou ao quadrangular de acesso, mas não conseguiu subir. Para 2025, mantendo o técnico Ricardo Catalá, o Bernô busca continuar dando trabalho aos grandes e fazendo boas campanhas no Paulistão.
SÃO PAULO
- Técnico: Luis Zubeldía
- Destaques do time: Lucas (ATA), Oscar (MEI) e Calleri (ATA)
- Resultados de 2024: Quartas de final do Paulistão / 6º no Brasileirão
- Objetivo: Título
- Análise: A última temporada para o São Paulo foi, sem dúvidas, decepcionante. Quedas precoces nos mata-matas, e um 6º lugar no Brasileirão não era o que o torcedor sonhava, mas as expectativas para 2025 seguem altas. Com a chegada de Oscar, o Tricolor espera que o técnico Luis Zubeldía consiga fazer o São Paulo jogar mais neste ano, para tentar passar das quartas de final do Paulistão pela primeira vez desde 2022 e lutar pelo 23º título estadual.
VELO CLUBE
- Técnico: Guilherme Alves
- Destaques do time: Jefferson Nem (ATA) e Felipinho (MC)
- Resultados de 2024: Campeão da Série A2
- Objetivo: Permanecer na elite
- Análise: De volta à primeira divisão pela primeira vez desde 1979, o Velo Clube faz história apenas por disputar a Série A1, mas o clube e a torcida não esperam que seja apenas uma ‘visita’. Com o técnico Guilherme Alves mantido, o clube de Rio Claro se reforçou com nomes experientes para lutar pela permanência.
REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO
A Competição, com 16 (dezesseis) participantes será realizada em 4 (quatro) fases em que os clubes jogarão no mínimo 12 (doze) e no máximo 16 (dezesseis) partidas. Os clubes foram divididos em 4 (quatro) grupos com 4 (quatro) participantes cada.
Na primeira fase, os clubes de um grupo jogarão com todos os clubes dos demais grupos, em turno único, classificando-se para a fase de quartas de final os 2 (dois) clubes com o maior número de pontos ganhos nesta fase, em cada um dos grupos.
Concluída a primeira fase os 2 (dois) Clubes que obtiverem o menor número de pontos ganhos, independente do grupo, serão rebaixados à Série A2.
A fase de quartas de final da Competição será disputada pelos 8 (oito) clubes classificados na primeira fase, divididos em 4 (quatro) grupos de 2 (dois), que jogarão dentro dos respectivos grupos, em partida única, classificando-se para a fase semifinal os clubes vencedores das partidas.
A fase semifinal também será no estilo mata a mata, classificando os vencedores para a final. Na decisão, os jogos serão de ida e volta, conhecendo assim o campeão estadual.
CRITÉRIO DE DESEMPATE
Art. 16 – Ocorrendo igualdade em pontos ganhos entre 2 (dois) ou mais Clubes aplicam-se sucessivamente, na primeira fase, os seguintes critérios técnicos de desempate:
a) Maior número de vitórias;
b) Maior saldo de gols;
c) Maior número de gols marcados;
d) Menor número de cartões vermelhos recebidos; e) Menor número de cartões amarelos recebidos; f) Sorteio público na sede da FPF.
PRIMEIRA RODADA JÁ COMEÇA AGITADA
Às 18h30, dois jogos abrem o campeonato. No Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte, a Ponte Preta estreia diante do Novorizontino. Em reconstrução após o trágico rebaixamento à Série C nacional no ano passado, a Macaca terá um grande desafio logo na estreia. O Tigre do Vale fez uma grande temporada na Série B em 2024, mas ficou de fora do G-4 na última rodada. Ambos sonham com uma conquista inédita para suas galerias.
No mesmo horário, Velo Clube e Noroeste reeditam a decisão da Série A2 do ano passado, no Benito Agnelo Castellano, em Rio Claro. As tradicionais equipes do interior celebraram o aguardado acesso à primeira divisão, mas quem pôde gritar ‘é campeão’, foi o torcedor do Velo. Com ares de ‘revanche’, o duelo entre rio-clarenses e bauruenses promete.
Às 19h30, será a hora do Guarani voltar a se apresentar diante do seu machucado torcedor. Assim como a grande rival, o Bugre foi rebaixado para a Série C no ano passado, amargando a lanterna da divisão. Com muitas mudanças dentro e fora das quatro linhas, o clube campineiro recebe o Botafogo-SP no Brinco de Ouro da Princesa.
O primeiro jogo do Palmeiras será contra um rival histórico, mesmo que não seja um dos outros ‘três grandes’ da capital. Às 21h35, no Allianz Parque, o atual tricampeão consecutivo recebe a Portuguesa. Além da estreia do atual ‘dono’ do estado, a partida marca o primeiro compromisso oficial da Lusa como SAF, depois de ter ido adquirida com um projeto ambicioso pela XP, Tauá e Revee em 2024.
A rodada inaugural do Paulistão continua nesta quinta-feira, com os duelos entre Água Santa e São Bernardo, Red Bull Bragantino e Corinthians, e Santos e Mirassol.