Mineiro: Após vencer jogo-treino, treinador está focado na estreia do Uberlândia
O treinador retornou ao futebol mineiro após dois anos. Sua última passagem pelo estado levou o Pouso Alegre-MG ao inédito acesso à Série C
Uberlândia, MG , 14 (AFI) – O Uberlândia-MG entra na reta final de preparação para sua estreia no Campeonato Mineiro da Primeira Divisão. O time, que terá Paulo Roberto, o “Rei do Acesso”, como comandante, se prepara para disputar a competição.
Com pouco mais de 30 dias de treinamento, o Uberlândia encerrou no final de semana sua pré-temporada e a série de jogos-treino visando à estreia no Campeonato Mineiro no próximo domingo (19). O time enfrentará o América-MG no Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia. O jogo estava marcado para às 10h00 da manhã, mas a Federação Mineira de Futebol alterou o horário para as 21h00, mantendo a data e o local.
Na última sexta-feira, a equipe do técnico Paulo Roberto realizou seu último jogo-treino antes da estreia e venceu o Rio Preto, time que disputará a Série A3 do Campeonato Paulista. O Rio Preto havia feito bons jogos contra Ferroviária-SP, Linense-SP e Votuporanguense-SP, equipes que disputarão a Série A2. O jogo foi realizado em São José do Rio Preto, e o placar final foi 2×0, com gols de Fernandinho e Michel Paulista para o Uberlândia. O time agora entra na semana de ajustes e definições para o confronto contra o América, em casa. “Encerramos os jogos-treino contra a boa equipe do Rio Preto e agora vamos focar na estreia contra o América em casa. O jogo também nos ajudou a tirar algumas dúvidas sobre a equipe para a estreia. Agora, vamos usar o resto da semana que antecede a partida para aprimorar os detalhes”, disse o treinador.
Mais sobre o técnico Paulo Roberto
O treinador retornou ao futebol mineiro após dois anos. Sua última passagem pelo estado levou o Pouso Alegre-MG ao inédito acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. Foi em Minas Gerais que Paulo Roberto iniciou sua carreira como técnico de futebol, já tendo comandado Unaí, Patrocinense, Guaxupé, Araxá, Fabril, Uberaba, entre outros clubes. Ele volta ao futebol mineiro em busca de novas conquistas, agora no comando do Uberlândia. “Sempre é um privilégio retornar ao futebol mineiro. Temos como objetivo realizar uma grande temporada, tanto no estadual quanto na Série D do Brasileiro, em busca de uma vaga na Copa do Brasil e alcançar o acesso do Uberlândia à Série C de 2026”, afirmou o treinador.
Com 14 acessos em sua carreira, Paulo Roberto é um dos treinadores brasileiros que mais conquistaram acessos. Nos últimos 10 anos, ele obteve cinco acessos, sendo três no Campeonato Brasileiro (São Bento em 2016 e 2017, e Pouso Alegre em 2022) e 2 acessos estaduais, também com o São Bento (em 2014 e 2022), ambos para a elite do Campeonato Paulista.
Além de sua fama como “Rei do Acesso”, o técnico Paulo Roberto tem em seu currículo conquistas históricas e entrou para a história de clubes como o Rio Claro-SP, onde levou a equipe da última divisão paulista até a elite do Paulistão, além de um título nacional na Série C do Brasileiro. Outro clube no qual teve uma grande passagem foi o São Bento de Sorocaba-SP, onde conseguiu levar o clube da Série D à Série B do Brasileiro, além de colocar o Azulão em duas oportunidades na 1ª Divisão Paulista. Mais recentemente, no Pouso Alegre, Paulo Roberto foi vice-campeão da Série D e conquistou o acesso inédito à Série C com a equipe mineira.
Rei do Acesso
- 1988: Pouso Alegre (2ª divisão de MG – 1ª divisão)
- 1989: Minas Boa Esperança (2ª divisão de MG – 1ª divisão)
- 1993: Unaí (2ª divisão de MG – 1ª divisão)
- 2001: Rio Claro (5ª divisão de SP – 4ª divisão)
- 2002: Rio Claro (4ª divisão de SP – 3ª divisão)
- 2005: Rio Claro (3ª divisão de SP – 2ª divisão)
- 2006: Rio Claro (2ª divisão de SP – 1ª divisão)
- 2007: Rio Claro (classificação à Série C)
- 2013: Rio Claro (2ª divisão de SP – 1ª divisão)
- 2014: São Bento (2ª divisão de SP – 1ª divisão)
- 2016: São Bento (Série D – Série C)
- 2017: São Bento (Série C – Série B)
- 2022: São Bento (Paulista A2 – A1)
- 2022: Pouso Alegre (Série D – Série C)
Títulos
2012: Araponga-PR – Campeão do Interior – Vaga Copa do Brasil e Série D
1994: Gama-DF – Campeão Brasiliense
1998: Gama – Campeão Brasiliense
2002: Rio Claro – Campeão Paulista Série B1
2008: Atlético Sorocaba-SP – Campeão Copa Paulista