Saiba tudo sobre o início do Campeonato Carioca de 2025
Competição é uma das maiores atrações do futebol brasileiro no início da temporada
Confira as principais informações dos confrontos da primeira rodada do Campeonato Carioca no resumão do Portal Futebol Interior
Rio de Janeiro, RJ, 10 (AFI) – Neste sábado, terá início um dos principais torneios estaduais do futebol brasileiro: o Campeonato Carioca. Em 2025, 12 equipes disputarão o título. Para alguns times, pode não ter muita importância, mas para outros, é o momento mais aguardado do ano. A rodada de abertura terminará no domingo. A rodada de abertura terminará no domingo.
GLORIOSO RECEBE ESTREANTE
Abrindo a primeira rodada, o atual campeão do Brasileirão e da Libertadores, Botafogo, receberá o Maricá no Estádio Nilton Santos, às 16h. Como o grupo principal disputou a Copa Intercontinental no final do ano passado, os atletas receberam mais tempo de férias e devem se reapresentar no próximo dia 14. O elenco que iniciará o estadual é composto por jogadores que retornaram de empréstimo e outros que pertencem ao time sub-23 e sub-20.
Entre os nomes de destaque, estão os volantes Patrick de Paula e Newton, que na última temporada defenderam o Criciúma, e os atacantes Carlos Alberto, Jeffinho e Matheus Nascimento. O treinador Carlos Leiria estará à frente do Alvinegro.
O Maricá fará sua estreia na elite do futebol carioca. A equipe é comandada por Reinaldo, ex-atacante com passagens por times como Flamengo, PSG (FRA), São Paulo, entre outros. Em 2024, o Tsunami foi campeão do Campeonato Carioca Série A2 e da Copa Rio, ambos os títulos sobre o Olaria. Além disso, venceu a Taça Santos Dumont (primeira fase da Série A2) de forma invicta.
Para a próxima temporada, os principais contratados foram o volante Matheus Banguelê, revelado pelo São Paulo, e o centroavante argentino Matías Roskopf, que já atuou por Boca Juniors (ARG), Atlante (MEX) e já vestiu as cores da seleção argentina nas categorias de base. Por outro lado, a diretoria manteve nomes que foram importantes em 2024, como o goleiro Dida e o zagueiro Sandro Silva, capitão do Maricá.
VASCO ENCARA CARRASCO
Às 16h30, o Vasco terá pela frente o Nova Iguaçu, em partida que acontecerá em São Januário. O Cruzmaltino irá jogar com uma equipe alternativa, composta em grande maioria por atletas revelados nas categorias de base, além de nomes que estavam emprestados. O time principal deve começar a ser utilizado apenas na quarta rodada da competição.
Autor do gol salvador que evitou o rebaixamento para a Série B em 2023, o atacante Serginho está de volta após atuar pelo Criciúma por empréstimo, assim como De Lucca, que estava no Ceará, e Zé Gabriel, que defendeu o Coritiba durante parte do ano passado.
Os zagueiros Lyncon e Luiz Gustavo e os meias JP e Guilherme Estrella devem receber mais oportunidades. Os dois últimos chegaram a ser titulares em 2024, mas perderam espaço após sofrerem lesões. O duelo marca a estreia de Fábio Carille, novo técnico do Vasco.
Do outro lado, o Nova Iguaçu busca repetir o mesmo sucesso da última temporada e surpreender novamente. No ano passado, a equipe chegou na final depois de eliminar o Vasco na semifinal. Na decisão, ficou com o vice-campeonato após perder para o Flamengo.
Os destaques do time eram Carlinhos, hoje no Rubro-Negro, Yago Ferreira, atualmente no Fluminense, e Bill, que segue no Laranjão. Carlos Vitor, treinador da equipe em 2024, segue no comando este ano.
De olho no início do torneio, a diretoria manteve no elenco os atacantes Xandinho e Lucas Cruz, remanescentes do elenco que chegou na final, e Victor Rangel, ex-Botafogo. O goleiro Pedro Zanette, destaque do Paduano na Série B1 do Carioca, é um dos reforços para 2025.
CONFRONTO TRADICIONAL
Fechando os jogos de sábado, Bangu e Portuguesa se enfrentam às 19h, no Estádio Moça Bonita. O Alvirrubro foi uma das equipes que mais fez investimentos para o Campeonato Carioca.
Ao todo, 20 nomes foram anunciados, entre eles o goleiro Alexander, que chega por empréstimo do Vasco, o meia Raphael Augusto, cria do Fluminense, e o atacante Matheus Macário, destaque do Olaria na última edição da Série A2. Juninho Martins é o comandante do time.
A Portuguesa tem como destaque seu treinador: Evaristo Piza. O comandante chega após boa Série C em 2024 pelo Botafogo-PB e quer “um time compacto, tanto ofensivamente quanto defensivamente, que busca valorizar a posse de bola, e competitivo ao extremo.”
Em sua preparação, a Lusa fez sete jogos-treinos em São Paulo. No período, a equipe teve variações em seu modelo de jogo, com diferentes características táticas.
Entre os principais nomes do grupo estão os atacantes Rafael Silva, que teve passagem marcante pelo Vasco, e Romário, remanescente da última temporada.
FLAMENGO X “NOVO BOAVISTA”
Abrindo os confrontos de sábado, o Flamengo terá pela frente o Boavista no Estádio Batistão, em Aracaju (SE), às 16h. Sob o comando do técnico Cleber dos Santos, do sub-20, a maior parte do grupo que iniciará a competição é composto por atletas da base. O centroavante Carlinhos e o zagueiro Pablo, que retorna após empréstimo ao Botafogo, são os nomes mais experientes.
O zagueiro Cleiton e o meia Lorran são os garotos do Ninho que mais vezes atuaram no profissional. O time principal está realizando a pré-temporada nos Estados Unidos.
O Boavista fará sua primeira participação depois de aderir ao modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O grupo ‘Arte Bola’ é o responsável pela gestão do clube de Saquarema. Diego Cope, diretor executivo de futebol, segue na sua função e participa de forma ativa no ambicioso projeto.
Foram anunciados vários reforços de peso e com passagens pelos grandes do Rio de Janeiro, entre eles o goleiro Diego Loureiro, ex-Botafogo, o zagueiro Anderson Conceição, ex-Vasco, o lateral-esquerdo Mascarenhas, ex-Fluminense, e o meia Erick Flores, ex-Flamengo, que disputará pela 11ª vez o Campeonato Carioca vestindo as cores do Verdão.
Caio Zanardi, campeão Sul-americano sub-17 pela seleção brasileira, em 2015, é o treinador. Ele pretende montar uma equipe equilibrada para a competição, tanto no setor ofensivo quanto no defensivo.
CAMPEÃO DA SÉRIE C EM CAMPO
Em Conselheiro Galvão, o Madureira receberá o Volta Redonda, atual campeão da terceira divisão do futebol brasileiro. O duelo acontecerá às 16h. O voltaço segue sendo comandado pelo técnico Rogério Corrêa, que renovou o seu contrato até o final do ano.
Ativa no mercado, a diretoria acertou as contratações do volante Luciano Naninho, que fará sua quarta passagem pelo clube, o meia Chay, campeão da Série B em 2021 pelo Botafogo, o lateral-direito Cayo Tenório, revelado pelo Vasco, e o atacante Kelvin, que passou por times como Fluminense, Botafogo e Palmeiras.
O Tricolor Suburbano será comandado pelo português Daniel Neri, que retornou ao MEC para 2025. Os principais nomes contratados para 2025 são os atacantes Hugo Cabral, que disputou o último Carioca pelo Sampaio Corrêa, e Jefferson Victor, que defendeu o CRAC na Série D do Brasileiro.
FLU EM AÇÃO
No último jogo da primeira rodada, o Fluminense encara o Sampaio Corrêa no Estádio Moça Bonita, às 19h. Assim como os outros três grandes do Rio, o Tricolor não terá seus principais jogadores disponíveis. Apesar disso, o grupo contará com alguns nomes experientes, como os zagueiros Manoel e Ignácio, de 34 e 28 anos , respectivamente, o goleiro Vitor Eudes, de 26, e o atacante Lelê, de 27.
Entre os jovens, o atacante Riquelme Felipe, de 17 anos, chama atenção. O garoto de Xerém está inscrito na Copa São Paulo de Futebol Júnior, mas não foi relacionado para os primeiros jogos com o objetivo de compor o elenco no início do estadual. Dos reforços anunciados até o momento, Paulo Baya é o que tem mais chance de atuar e reforçar o setor ofensivo. A equipe será comandada por Marcão.
Do outro lado, o Sampaio Corrêa disputará a primeira divisão do Campeonato Carioca pela segunda vez em sua história. O clube é treinado por Alfredo Sampaio e é mais um dos que se reforçaram bastante para o início da competição.
O zagueiro Marreta, que chega após vestir as cores do Petrópolis, o meia Daniel Vançan, que estava no Mixto-MT, e os atacantes Rafael Pernão e Octávio, que foram contratados após defenderem Artsul e Zinza, respectivamente, foram alguns dos atletas anunciados para a próxima temporada.
Além disso, a diretoria acertou a volta do experiente atacante Elias, que tem 38 gols em 68 jogos com a camisa do time de Saquarema.
Confira também:
- Fluminense contrata atacante ex-Athletico-PR, principal reforço para 2025
- Carioca: Agora SAF, Boavista é um dos destaques do Estadual
- ‘Em crise’, Botafogo abre o Carioca diante do estreante Maricá
- Vasco x Nova Iguaçu - Com time misto, Cruzmaltino tenta estreia positiva no Carioca
- Flamengo x Boavista - Mengão estreia no Carioca com sub-20 e faz 'tour' pelo Nordeste
Noticias Relacionadas
-
Carioca: Agora SAF, Boavista é um dos destaques do Estadual
10/01/2025 -
Fluminense e Sampaio Corrêa fecham primeira rodada do Carioca
10/01/2025 -
‘Em crise’, Botafogo abre o Carioca diante do estreante Maricá
10/01/2025 -
PARANAENSE: Clássico 'valendo taça' agita abertura do estadual de 2025
10/01/2025