MP de Santa Catarina libera torcida para clássico entre Avaí e Figueirense
A decisão de liberar ambas as torcidas rompe com a medida estabelecida em 2024
O esperado confronto entre Avaí e Figueirense está agendado para o dia 25 de janeiro, às 16h30 (horário de Brasília), na Ressacada
Florianópolis, SC, 09 (AFI) – O clássico entre Avaí e Figueirense, válido pela primeira fase do Campeonato Catarinense 2025, contará com a presença das duas torcidas. A decisão foi anunciada pelo promotor de justiça Wilson Paulo Mendonça Neto, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que explicou que não há determinação vigente para limitar o público ao formato de torcida única neste ano.
A decisão de liberar ambas as torcidas rompe com a medida estabelecida em 2024, quando as forças de segurança de Santa Catarina determinaram que os clássicos entre Avaí e Figueirense seriam realizados com torcida única.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
LIBERADO!
A ação foi motivada por episódios de violência registrados no último confronto entre os rivais no estadual do ano passado. No entanto, os clubes não voltaram a se enfrentar em 2024, o que deixou a medida sem aplicação prática. Com a virada do ano, a determinação perdeu vigência.
“A medida foi tomada com vigência para 2024 devido ao aumento da violência nos clássicos. Fizemos várias reuniões e apelamos para que as torcidas evitassem conflitos, mas os resultados não foram os esperados. Agora, vamos acompanhar o início do campeonato para avaliar quais medidas serão necessárias em 2025. No momento, não há restrição para jogos com as duas torcidas”, destacou o promotor Wilson Mendonça Neto.
DATA MARCADA
O esperado confronto entre Avaí e Figueirense está agendado para o dia 25 de janeiro, às 16h30 (horário de Brasília), na Ressacada, pela quarta rodada do estadual. Um eventual segundo clássico no Campeonato Catarinense 2025, com possibilidade de torcida única, só acontecerá caso ambos os times avancem para uma fase de mata-mata.
Caso contrário, o duelo da primeira fase será o único encontro entre os rivais neste ano, assim como ocorreu em 2024. O promotor de justiça fez um apelo às torcidas para que o clássico seja exemplo de evolução no comportamento dos torcedores.
“Esperamos que o clássico deste ano demonstre que evoluímos. Que possamos mostrar que aquela decisão, embora não tenha sido implementada, não precisará ser aplicada no futuro. É uma oportunidade de provarmos que somos capazes de conviver com respeito e paixão pelo esporte”, concluiu.