POTIGUAR: Atual bicampeão abre rodada completa

América, que foi bicampeão sem ser derrotado em 2024, estreia na competição contra o Baraúnas, já ABC encara estreante Laguna

Potiguar tem pontapé inicial com presenças de atual bicampeão e primeiro time vegano do Brasil, estreante no certame

América campeão Potiguar
Dragão conquistou bi do Estadual sem ser batido (Foto: Gabriel Leite - AFC)

Natal, RN, 09 (AFI) – O Campeonato Potiguar 2025 será iniciado neste final de semana, com a disputa de todos os quatro duelos. Serão dois realizados neste sábado (11) e os outros dois no domingo (12), cabendo ao atual campeão a grande responsabilidade de largar bem logo no primeiro dia.

MECÃO ABRE…

O pontapé inicial será dado às 15h do sábado, quando o Santa Cruz mede forças contra o Potiguar, no Nazarenão, em Goianinha. Equipes foram duas das três representantes do estado na última Série D e se enfrentaram na fase de grupos, mas ambas sequer avançaram ao mata-mata da competição nacional.

Em seguida, às 16h, o América começa sua trajetória rumo ao tricampeonato do Estadual, o que não é feito por um clube desde 2018. O adversário do Mecão na estreia será o Baraúnas e a dupla reeditará a semifinal do 1º turno, vencida pelos alvirrubros e culminada ainda na conquista do título; duelo ocorrerá na Arena América, em Parnamirim.

Laguna vegano Potiguar
Em nome de Tibau do Sul, time é o primeiro assumido vegano do Brasil (Foto: Henrique Holanda – Laguna SAF)

… ELEFANTE CONCLUI

No dia seguinte, os horários se repetem, com o Globo entrando em campo mais cedo. A Águia de Ceará-Mirim faz sua estreia no Barrettão e tem como rival o Força e Luz, concorrente para evitar o rebaixamento na última temporada, que foi consumado pelo Potyguar Seridoense; bola rola às 15h.

Logo depois, é a vez do ABC dar o pontapé inicial no Estadual. Depois de ser eliminado precocemente na Copa do Nordeste, o Elefante busca reabilitação e aposta todas suas fichas durante o primeiro semestre no Potiguar, duelando frente ao Laguna, estreante na competição, no Frasqueirão às 16h.

RAIO-X DAS EQUIPES

ABC: Depois de passagens por grandes clubes do futebol brasileiro, Ney Franco chega para o primeiro trabalho no Rio Grande do Norte. Ainda sem empolgar na temporada, o Mais Querido natalense tem como principal referência técnica o atacante e ídolo Wallyson, que está na equipe desde 2019.

América: Comandado por Leston Júnior, o arquirrival abecedista vai mal no cenário nacional, mas vem sendo protagonista em seu estado. Para ampliar o número de troféus em sua galeria, o Mecão apostou no experiente atacante Giva, formado na base do Santos e artilheiro pelo Retrô, para ser o destaque.

Baraúnas: Com rodagem pelo interior paulista e no futebol do Nordeste, Carlos Rabello chega ao Leão para a segunda passagem em solo potiguar, tendo passado ainda no Dragão em 2008. Após perder o goleador Everton Lino, a diretoria tricolor optou por repatriar o centroavante Adalgiso Pitbull, que foi revelado pelo clube em 2009 e saiu em 2012.

Força e Luz: Depois de integrar o elenco do time elétrico em 2024 como zagueiro, o agora técnico Wagner Carioca tem a responsabilidade de impedir o descenso à Segundona do Potiguar. O comandante terá como principal nome no grupo tricolor o seu companheiro de zaga Breno, revelado pelo Náutico.

ABC recuperação Potiguar
Mais Querido busca se recuperar em 2025 depois de fracasso na Copa do Nordeste (Foto: Rennê Carvalho – ABC F.C.)

Globo: A Águia chega para mais um Estadual tentando evitar o descenso. Sob comando de Cleibson Ferreira, que estava trabalhando no futebol boliviano, o time de Ceará-Mirim reformulou o plantel e tem como destaque o atacante Fábio Faquinha, já rodado pelo Nordeste.

Laguna: O primeiro time vegano do país tem seu comandante desde a fundação, o gaúcho Rodrigo Aragonez, que também é o mais jovem do Potiguar: 38 anos. O representante de Tibau do Sul fará a estreia no Potiguar sendo capitaneado pelo atacante Bill, ex-Botafogo, Bragantino, Ceará, Corinthians, Coritiba e Santos.

Potiguar: Apostando em um profissional também de Mossoró, o técnico Állan Frederico, o Príncipe tenta ao menos figurar na zona de classificação à Série D de 2026 para poder seguir com o calendário nacional. Mesmo tendo quatro estrangeiros no plantel, os alvirrubros trouxeram o experiente centroavante Jackson, que estava atuando na América Central desde 2015.

Santa Cruz: Remanescente da última edição, quando garantiu calendário nacional ao clube em 2025, João Paulo busca seguir fazendo história no Cardeal. Na atual temporada, já foi a campo pela fase preliminar da Copa do Nordeste e, apesar de eliminado, teve atuação destacada do volante Bebeto, que faz a quarta passagem no clube; foi a estreia do Santa no regional.

Confira também: