PIAUIENSE: Estreante e tradicionais dão pontapé inicial

Fazendo participação pioneira no Estadual, Atlético encara logo de cara o River, maior campeão, já o Piauí reaparece após quatro anos

Piauiense será disputado por oito clubes, com um deles fazendo a estreia e outro voltando à elite após quatro temporadas ausente

Altos campeão Piauiense 2024
Jacaré foi campeão da última edição, ficando com a quarta taça da história (Foto: Samuel Pereira - Altos)

Teresina, PI, 09 (AFI) – O Campeonato Piauiense 2025 tem abertura neste fim de semana, com o único estreante fazendo um dos primeiros confrontos. Serão duas partidas disputadas neste sábado (11) e outros dois no domingo (12), tendo o atual campeão do Estadual neste.

DOIS ABREM…

O pontapé inicial do Piauiense fica por conta do Atlético, que mede forças em sua estreia na elite diante do River, maior campeão estadual com 32 títulos. Bola rola às 16h, no Albertão, com as equipes chegando em situações distintas para a atual temporada, pois cada uma estava em uma divisão; duelo será no sábado.

Em paralelo ao compromisso dos estreantes, em Piripiri, o 4 de Julho tenta melhor sorte em 2025 ao fazer a abertura contra o Piauí, que não disputava o certame desde 2020, quando teve o rebaixamento decretado. Times duelam na Arena Ytacoatiara, palco justamente do último encontro entre si.

Piauí retorno Piauiense
Enxuga Rato voltou à elite, de onde estava ausente desde 2020 (Foto: Aldo Carvalho – Piauí)

… DOIS FECHAM

A conclusão, no domingo, tem o Altos iniciando a caminhada rumo ao bicampeonato ante o Fluminense, que visa esquecer a eliminação ainda na 1ª fase preliminar da Copa do Nordeste. O Jacaré, por outro lado, já está garantido nos grupos do regional; partida ocorrerá no Albertão, às 16h.

O encerramento, no entanto, será às 17h. Semifinalistas em 2024 no Piauiense, Parnahyba e Oeirense encerram a 1ª rodada no Pedro Alelaf, o único estádio localizado no litoral do estado. Alvi-azulinos bateram na trave na última edição, ficando de fora da final após caírem em disputas por pênaltis.

RAIO-X DAS EQUIPES

4 de Julho: Mantido na elite estadual, o time de Piripiri tem o piauiense Valdomiro Ferreira como comandante. Acumulando passagens somente por clubes do próprio estado, o comandante do Colorado aposta em um elenco sem estrelas, mas que o atacante Kakim, conhecido no futebol local, é o principal destaque.

Altos: Com o experientíssimo Francisco Diá na área técnica, o Jacaré chega reformulado visando o segundo título consecutivo do Estadual. Referência técnica dos alviverdes fica por conta do rodado centroavante Rodrigão, artilheiro no Campinense e que tem passagens também por equipes como Santos, Avaí, Ponte Preta e Sport, porém sem o mesmo êxito.

Atlético: Sob comando do jovem Washington Luiz, que acumula histórico majoritariamente no futebol cearense, o novato do Piauiense tenta não fazer feio na primeira participação. Para isso, repôs algumas peças perdidas após o acesso, contratando inclusive o lateral-esquerdo Geferson, ex-Internacional e Seleção Brasileira, onde foi convocado à Copa América de 2015.

Fluminense: Apesar de eliminado precocemente da Copa do Nordeste, o Vaqueiro aposta as fichas no Piauiense e tem como técnico Marcinho Guerreiro, que acumula passagens pelo futebol nordestino. O principal destaque tricolor é o meia Gabriel Vieira, revelado no próprio clube e autor de um dos gols em 2025.

Sidney Moraes River Piauiense
Maior campeão, Galo aposta em ex-jogador como treinador (Foto: Maria Vitória – River)

Oeirense: O Cachorro Louco tem Michel Lima, que se destacou no comando do Atlético-CE, na área técnica, buscando repetir o bom desempenho da última temporada. Em meio a um grupo pouco experiente, o atacante Cássio Ortega acertou seu retorno para seguir sendo a referência.

Parnahyba: Comandado novamente pelo rodado Arnaldo Lira, mantido depois da boa campanha de 2024, o Tubarão do Litoral almeja manter a fase positiva no Estadual. Para isso, optou por continuar também com alguns dos destaques, como o experiente volante Leandro Sobral.

Piauí: O Enxuga-Rato tem Roberto Fernandes, que já rodou o Nordeste praticamente todo e estreia no futebol piauiense, como treinador para 2025. Contratado para o lugar de Flávio Araújo, o pernambucano tem o volante Djavan — ex-Náutico e Botafogo-PB — como principal referencial técnico.

River: Sob batuta do ex-volante Sidney Moraes, o maior campeão estadual visa ampliar sua hegemonia após insucesso na última edição. O Galo Carijó, mesmo que tenha reforçado o grupo, tem um dos contratados capitaneando a equipe: o atacante Lúcio Maranhão, artilheiro por ASA, CRB e Hapoel Hadera, de Israel.

Confira também: