BAIANO: Com dupla Ba-Vi de favorita, estreia tem rodada cheia
Leão defende bicampeonato do Estadual, já Tricolor de Aço inicia caminhada usando time Sub-20 para preservar elenco principal
Baiano tem equipes da capital como as mais cotadas para conquistarem título nesta edição, marcada pela estreia do time de Porto Seguro
Salvador, BA, 09 (AFI) – O pontapé inicial do Campeonato Baiano 2025 será dado neste final de semana, com a disputa de todos os cinco jogos da 1ª rodada, estes distribuídos ao longo dos dois dias. Destes, três serão realizados neste sábado (11), enquanto os outros dois ocorrerão no domingo (12).
LEÃO ABRE…
A abertura do Baiano fica com o Vitória, que busca o bicampeonato após quebra de sete anos sem vencer na última temporada. O adversário rubro-negro será o Barcelona, reeditando uma das semifinais da última edição do Estadual; partida será disputada no Barradão, em Salvador, às 16h.
Outros dois confrontos do dia serão na parte da noite. Às 18h30, o Atlético mede forças contra o Colo Colo no Carneirão, em Alagoinhas, enquanto o estreante Porto encara o Jacobina no Agnaldo Bento, em Porto Seguro, às 21h, concluindo a primeira parte dos jogos do Estadual.
… TRICOLOR FECHA
O segundo dia de duelos do Baiano terá o encontro do Sub-20 do Bahia, que terá pré-temporada mais longa para o grupo principal em Girona, com o Jacuipense. Times se enfrentarão no Carneirão, às 16h, mesmo a Jacupa sendo mandante do compromisso em questão.
A conclusão geral ficará a cargo de Jequié e Juazeirense, que encerram a 1ª rodada do Estadual em confronto no Semi-Árido, a ser realizado no Waldomiro Borges. Equipes participaram da última edição e terminaram com campanhas opostas, pois o Jipão avançou às semifinais e o Cancão brigou contra a queda; bola rola às 18h30.
RAIO-X DAS EQUIPES
Atlético: Após ficar na disputa para evitar o rebaixamento em 2024 no Baiano, o Carcará contratou um técnico com bagagem em Pernambuco para a atual temporada: Adriano Souza. Apesar de jovem, Adriano tem boa filosofia e aposta no experiente Esquerdinha, ex-Coritiba, Goiás, Náutico e Santa Cruz como principal nome atleticano.
Bahia: Comandado por Rogério Ceni pelo segundo ano consecutivo, o Esquadrão de Aço iniciará o Estadual com um time Sub-20. Ainda assim, o elenco foi qualificado para 2025, deixando o destaque para o meia Everton Ribeiro, que foi contratado a peso de ouro e é um dos jogadores mantidos entre os ditos titulares dos tricolores.
Barcelona: A Onça-Pintada teve bom desempenho na última edição do Baiano, conquistando vaga inédita na semifinal, e tenta repetir o feito. Para isso, tem Sérgio Araújo como treinador e o volante/zagueiro Lídio como principal jogador do atual grupo do time de Ilhéus, sendo também o mais experiente à disposição do comandante.
Colo Colo: Campeão em 2006, o Tigre está de volta à elite estadual após nove anos e montou um elenco bastante jovem, com média entre 25 e 26 anos. O comando fica por conta de Nílson Corrêa, ex-goleiro que tem rodagem pelo futebol pernambucano como técnico, tendo o ex-Sport Fábio Matos de principal destaque.
Jacobina: Depois de fazer uma campanha regular no Baiano de 2024, o Jegue almeja ao menos um desempenho semelhante em 2025. O treinador será o cearense Laécio Aquino, com o meia Marquinho sendo o principal destaque do elenco; ambos acumulam passagens por equipes do interior paulista.
Jacuipense: Na elite estadual desde 2013, o Jacupa alternou entre bons e maus momentos, chegando para 2025 sob batuta mais uma vez de Rodrigo Chagas. O Leão do Sisal, que sempre fez planteis alternando jovens e experientes, tem agora o lateral Alex Cazumba — ex-São Paulo — como principal destaque para mais uma edição do Baiano.
Jequié: O Jipão é comandado pelo rodado Betinho, que viveu grandes histórias pelo futebol sergipano, para este Baianão. Fazendo campanha de destaque logo no retorno à primeira divisão estadual, o time jequieense aposta na experiência de seu técnico e do lateral-direito Railan — revelado no Bahia — para figurar novamente entre os quatro melhores.
Juazeirense: Classificado aos grupos da Copa do Nordeste via fases preliminares, o Cancão busca voltar a aparecer entre os principais protagonistas do Estadual. Sob comando de João Carlos e com um grupo variado, tem como destaque o goleiro Jaílson, que brilhou nas disputas por pênaltis do Nordestão e teve importância na conquista da vaga.
Porto: Novato no Baiano, o representante de Porto Seguro ainda vai completar um ano de fundado, mas já tem mostrado que quer incomodar. O técnico Sandro Duarte, ex-meia do Cruzeiro, foi mantido no cargo após conquista do acesso e do título da Segundona, tendo o volante Bruno Sabino — vice-campeão da Sul-Americana no Goiás — de referência técnica.
Vitória: Atual campeão do Estadual, o Leão da Barra chega com o elenco renovado para 2025, mesmo mantendo parte da espinha dorsal do ano anterior, tal como o treinador Thiago Carpini. O principal reforço, esperado para ser o maestro da equipe rubro-negra no Baiano e ao longo da temporada, é o meia Wellington Rato, que estava no São Paulo.
Confira também:
- Contratado pelo Vitória, Hugo projeta grande temporada e destaca concorrência
- Após acerto com o Bahia, Erick Pulga revela expectativa pela estreia
- Nestor reforça meio do Bahia e projeta disputa firme por titularidade
- Vitória recebe 20 jogadores para início da pré-temporada de 2025
- Bahia terá seis novidades no elenco que disputará o início do estadual