ESPECIAL PAULISTA A2: Velo Clube e Noroeste encerram tabu e voltam à elite

Já times considerados favoritos caíram cedo no mata-mata

Foto: Alexandre Battibugli/Ag. Paulistão
Foto: Alexandre Battibugli/Ag. Paulistão

Campinas, SP, 25 (AFI) – O Campeonato Paulista da Série A2 de 2024 terminou com dois grandes vencedores e emocionantes reviravoltas. Noroeste e Velo Clube, que iniciaram o torneio como os últimos classificados no G-8 na primeira fase, desafiaram as expectativas para conquistar o tão sonhado acesso à elite do futebol paulista. Ao mesmo tempo, times tradicionais como Monte Azul e Comercial amargaram o rebaixamento, enquanto favoritos como Ferroviária, XV de Piracicaba e Portuguesa Santista sucumbiram às pressões e ficaram pelo caminho.

REVIRAVOLTA DE NOROESTE E VELO CLUBE

O Noroeste, tradicional equipe de Bauru, mostrou uma capacidade notável de superação. Após uma primeira fase instável, o time ficou com a última vaga no G-8, mas cresceu nos momentos decisivos. Comandado por Carlão, artilheiro da competição com 11 gols, o Noroeste eliminou adversários de maior investimento e alcançou o acesso que não vinha desde 2010. Foram 14 anos longe da Série A1, mas a espera terminou com um vice-campeonato marcado pela garra e eficiência nos jogos eliminatórios.

Já o Velo Clube, de Rio Claro, ficou em sétimo lugar na primeira fase, mas sagrou-se campeão. No mata-mata, o time verde-grená mostrou um futebol equilibrado e eficaz, garantindo a volta à elite paulista após 45 anos de ausência. A conquista do título coroou uma campanha que se transformou no momento mais importante da história recente do clube.

Velo Clube 0 x 0 Juventus -  Paulistão A2 Sicredi - Semifinal - 06/04/2024

OS REBAIXADOS: MONTE AZUL E COMERCIAL

No lado oposto da tabela, Monte Azul e Comercial viram seus projetos ruírem. O Monte Azul, após anos figurando como uma equipe competitiva, não conseguiu se encontrar em 2024. A defesa frágil e a falta de poder ofensivo foram determinantes para a queda. Marcou 16 gols e teve a pior defesa com 29 gols sofridos na primeira fase, mesmo número do Comercial, que também caiu.

Por sua vez, o Comercial sofreu com uma sucessão de problemas internos e tropeços em jogos-chave. Apesar do apoio de sua apaixonada torcida, o time não conseguiu evitar o retorno à Série A3, encerrando um ciclo de esperanças frustradas.

Screenshot 1

FAVORITOS FICARAM PELO CAMINHO

Considerados favoritos às vésperas do torneio, Ferroviária, XV de Piracicaba e Portuguesa Santista não conseguiram o tão sonhado acesso. A Ferroviária, campeã de investimento e com elenco estrelado, não conseguiu traduzir o potencial em resultados. Desclassificada precocemente, a equipe de Araraquara viu seu planejamento ruir em disputa de pênaltis contra o Juventus nas quartas de final.

O XV de Piracicaba, com um histórico de protagonismo na divisão, também frustrou. Também foi eliminado nas quartas de final para a Portuguesa Santista. Por fim, a Briosa, apesar do início promissor, perdeu força na reta final e caiu nos pênaltis para o Noroeste nas semifinais.

2025

Em 2025, a Série A2 contará com os rebaixados Ituano e Santo André, com os remanescentes São Bento, São José, Ferroviária, XV de Piracicaba, Portuguesa Santista, Juventus, Rio Claro, Linense, Primavera, Taubaté, Oeste, e Capivariano, além de Grêmio Prudente e Votuporanguense, que subiram da Série A3.