Dudu é anunciado pelo Cruzeiro e não pode voltar atrás

Desta vez o ex-atacante do Palmeiras não pode voltar atrás, afinal Dudu assinou por três anos com o Cruzeiro.

Dudu - Cruzeiro - 2024
Dudu com a camisa 7 do Cruzeiro. Foto: Reprodução Itatiaia

Belo Horizonte, MG, 23 (AFI) – Dudu é do Cruzeiro. Agora é oficial. A esperada contratação, um sonho antigo da Raposa, foi feito pelo gestor da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro, Pedro Lourenço. Ele anunciou a contratação do atacante Dudu à Itatiaia, durante o programa Bastidores, nesta segunda-feira (23), antevéspera de Natal. Um já esperado presente de Papai Noel aos cruzeirenses.

Os valores do acordo não foram revelados, mas ele ganhará bem menos do cerca de R$ 1,8 milhão mensal que recebia no Palmeiras, entre luvas e salários. No Cruzeiro Dudu vai receber perto de R$ 1 milhão. Após o terceiro ano de contrato ele poderá ganhar mais um de vínculo, desde que dispute 50% (metade) dos jogos da temporada de 2027.

“Com muita alegria, com muito prazer, estou muito entusiasmado, e ele também está muito entusiasmado em voltar a vestir a camisa do Cruzeiro, que já vestiu. Estamos falando do Dudu, que tem a camisa 7, tem novo dono a partir de hoje, que é o Dudu”, disse o gestor em entrevista ao Bastidores. Um pronunciamento emocionado, de um puro torcedor, como tem se caracterizado a nova administração do clube mineiro. Mais emoção do que razão.

Cruzeiro - Dudu - 2024
Pedro Lourenço com a camisa de Dudu. Foto: Itatiaia – Reprodução

FECHOU E VOLTOU ATRÁS
Na semana passada, o atacante rescindiu seu contrato com o Palmeiras e assinou agora um novo contrato com o Cruzeiro, por três temporadas: 2025, 2026 e 2027.

Com isso, se confirma o acordo inicial ocorrido em 15 de junho, quando Dudu acertou sua transferência à Raposa e dois dias (17) depois se arrependeu ao ser pressionado por membros da Torcida Mancha Alviverde – a influente Mancha Verde. Tudo – este vai e vém – estava em suas redes sociais, agora apagada.

Na ocasião a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, ficou ‘p’ da vida com a negativa do jogador se transferir para Belo Horizonte, porque já tinah sido fechado um acordo entre os clubes e o próprio atacante tinha acertado suas bases salariais.

“O ciclo do Dudu no Palmeiras acabou” – bradou Leila Pereira, naquela ocasião.

MUITOS TÍTULOS
O baixinho (1,67m) Dudu tem 32 anos e fará aniversário no dia 7 de janeiro. O goiano começou sua carreira no Vila Nova-GO e estava na segunda passagem pelo Palmeiras, iniciada em 2021. Na época, o atacante foi emprestado pelo Al-Duhail-EAU.
Mas ele chegou ao Palestra Itália em 2015 e brilhou até 2020, virando ídolo e conquistando muitos títulos. O curioso é que antes de atuar pelo Palmeiras ele defendeu o Cruzeiro, após passagens por Grêmio e Dínamo de Kiev.

Não virou ídolo por acaso, mas por ter conquistado muitos títulos com a camisa do alviverde. No total de 12 títulos, destacam-se duas vezes a Copa Libertadores da América (2020 e 2021) e quatro vezes o Brasileirão: 2016, 2018, 2022 e 2023. Levantou também a Copa do Brasil em 2015, quando chegou ao clube.

Em 452 jogos ele marcou 88 gols e deu 97 assistências (passes para gol).

EM BAIXA
Em 2023 ele passou por cirurgia após sofrer lesão do ligamento cruzado do joelho, que tem uma recuperação demorada, em torno de oito a dez meses. Sentiu a inatividade ao voltar em 2024, quando participou de 19 jogos e não marcou gol. Passou em branco e permaneceu mais no banco de reservas do que no gramado.

Confira também: