Cria do Ituano, Markão brilha na segunda divisão da Turquia
Ídolo no futebol chinês e com boa passagem na Coreia do Sul, atacante está retomando ritmo de jogo após período lesionado
Emprestado pelo Al-Ahli, Markão foi decisivo na vitória do Kocaelispor, que assumiu a liderança da segunda divisão do Campeonato Turco
Campinas, SP, 23 (AFI) – Revelado pelo Ituano, o atacante Markão é um dos destaques da segunda divisão turca. No último domingo (22), o brasileiro marcou um golaço na vitória do Kocaelispor sobre o Boluspor por 3 a 1, ajudando sua equipe a assumir a liderança do campeonato.
DECISIVO
Após começar a partida no banco de reservas, preservado pela comissão técnica, ele entrou aos 43 minutos do segundo tempo, quando o duelo estava empatado em 1 a 1. Aos 50, o jogador mostrou que tem estrela e acertou um lindo chute da entrada da área, no ângulo. O time ainda teve tempo de ampliar o placar com gol de Ryan Mendes.
“Estou feliz por ter voltado a marcar. Vinha ajudando o time com boas atuações, assistências, mas estava com saudades de balançar as redes, algo que estou acostumado a fazer por todos os clubes onde eu passo.”, afirmou.
Emprestado pelo Al-Ahli, da Arábia Saudita, o brasileiro soma 10 partidas na Turquia, com dois gols e três assistências. Com a vitória, o Kocaelispor assumiu a liderança da segunda divisão nacional com 35 pontos, seguido pelo Bandirmaspor, com 33 após empatar em 1 a 1 com o Erokspor.
ÍDOLO NA CHINA
Antes de se transferir para a Europa, Markão fez história na China, onde vestiu as cores do Wuhan Three Towns e teve duas passagens. Na primeira, conquistou o carinho dos torcedores depois de marcar 27 gols e dar duas assistências em 26 jogos. Além disso, foi campeão da terceira divisão do país em 2020, venceu a segundona no ano seguinte, e em 2022, a elite do futebol chinês. Em 2023, fez sua segunda passagem. Ao todo, entrou em campo 55 vezes, balançou as redes 43 e deu cinco passes para gol.
Na China, também defendeu o Hebei Fortune, onde foi artilheiro da equipe em 2019, com 11 gols e 27 partidas, e o terceiro maior goleador do Chinês no ano seguinte, com 11 tentos em 17 confrontos. Na equipe, fez parceria com os argentinos Mascherano e Lavezzi.
BOA PASSAGEM NA COREIA
Antes de atuar pelos dois clubes, o atacante teve grandes participações no Gyeongnam, da Coreia do Sul. Em 2017, com 22 gols em 32 jogos, foi o artilheiro e melhor jogador da divisão de acesso. Em 2018, anotou 26 tentos em 31 duelos, sendo peça fundamental na campanha que culminou no vice-campeonato nacional.
LEMBRA DELE?
Cria do Ituano, Markão integrou o elenco campeão Paulista de 2014. Emprestado ao Kocaelispor, ele pertence ao Al-Ahli, com quem tem contrato até junho de 2025. No primeiro semestre de 2024, atuou pelo clube saudita, onde marcou um gol em 10 partidas. Após um período afastado por conta de uma lesão, o atleta vem retomando o ritmo de jogo na Turquia.