ESPECIAL PAULISTÃO SÉRIE A3: Votuporanguense é campeão; Grêmio Prudente também sobe
Com uma campanha sólida, liderando desde a primeira fase, o Votuporanguense se sagrou campeão, enquanto o Grêmio Prudente ficou com o vice e também subiu
Plena quarta-feira cedo, de ressaca após a ceia, no aguardo daquele almoço especial de dia 25, nada melhor do que relembrar as melhores campeonatos do futebol brasileiro em 2024 e chegou a vez do Paulistão Série A3
Campinas, SP, 25 (AFI) – Ho! Ho! Ho! Feliz Natal. Plena quarta-feira cedo, de ressaca após a ceia, no aguardo daquele almoço especial de dia 25, nada melhor do que relembrar as melhores campeonatos do futebol brasileiro em 2024 e chegou a vez do Paulistão Série A3. Com uma campanha sólida, liderando desde a primeira fase, o Votuporanguense se sagrou campeão, enquanto o Grêmio Prudente ficou com o vice e também subiu.
Agora, neste especial, que o Portal Futebol Interior preparou para você, internauta, como é tradição em todo final de ano, lembrar de tudo o que foi destaque neste querido estadual. Não só falando dos times que subiram, mas também aqueles que decepcionaram, os artilheiros, outros destaques e muito mais. Confira!
BOLA ROLANDO NA PRIMEIRA FASE
Apesar de mudanças no regulamento do Paulistão Série A3 no mata-mata em relação as temporadas anteriores, a primeira fase seguiu sendo disputada da mesma forma, com 16 participantes se enfrentando em turno único, agora com os oito primeiros se classificando ao mata-mata de quartas de final. Muitos foram os destaques, grande jogos, gols bonitos, campanhas sólidas e algumas nem tanto assim.
Em campo, o futuro campeão Votuporanguense foi líder com 32 pontos, seguido por EC São Bernardo, com 30, Catanduva, com 29, e Grêmio Prudente com 28. Red Bull Bragantino, com 27, Desportivo Brasil, com 26, Sertãozinho e Marília, que se garantiram apenas na última rodada com 21, foram os outros classificados.
Do outro lado da tabela, a Matonense com uma campanha pífia em que somou apenas um ponto em quinze jogos disputados – 14 derrotas e um empate – acabou rebaixado. Ao lado do tradicional São Caetano, que somou apenas dez pontos e também caiu para o quarto patamar do futebol paulista, amargando um dos piores momentos de sua história.
NOVO FORMATO: MATA-MATA DESDE AS QUARTAS DE FINAL
Na segunda fase, que diferente das temporadas anteriores,em que existia um quadrangular final no qual definia os quatro semifinalista, a Federação Paulista de Futebol (FPF) decidiu colocar mais emoção ao estadual, com isso implantou o mata-mata desde as quartas de final. Assim como já acontecia na Série A2. Onde os confrontos forma decididos por campanha: 1º x 8º, 2º contra o 7º, e assim sucessivamente.
Três dos quatro times que terminaram a primeira fase no G-4 fizeram valer as boas campanhas e chegaram às semifinais. Apenas o Catanduva caiu nas quartas de final para o Desportivo Brasil. No restante, o Votuporanguense não teve vida fácil mas passou pelo Marília. Foi derrotado no jogo de ida por 2 a 1 e depois, devolveu o placar, e ganhou nos pênaltis por 5 a 4.
O EC São Bernardo, por sua vez, venceu o Sertãozinho fora de casa no jogo de ida por 1 a 0 e depois segurou o empate sem gols no ABC Paulista para ir às semifinais. Já o Grêmio Prudente foi quem o placar mais favorável no agregado. Apesar de ter perdido o jogo de ida por 1 a 0 para o Red Bull Bragantino II, venceu no Prudentão por 4 a 2 na volta.
Nas semifinais, valendo o tão sonhado acesso para a Série A2 de 2025, o fator casa foi primordial. Isso porque, o Grêmio Prudente venceu o EC São Bernardo por 2 a 1, em casa na ida, e depois segurou o empate por 1 a 1 fora de casa.
O Votuporanguense, por sua vez, ficou no empate sem gols com o Desportivo Brasil no Ernesto Rocco, em Porto Feliz, e depois venceu por 1 a 0 na Arena Plínio Marin, carimbando o passaporte de volta para o segundo patamar estadual, além de ir para a grande decisão.
APÓS O ACESSO: A DECISÃO E VOTUPORANGUENSE CAMPEÃO
Na grande final, com Grêmio Prudente e Votuporanguense garantidos na Série A2 do ano que vem, foram dois grandes jogos. O primeiro, disputado no estádio Prudentão, em Presidente Prudente, com 11.653 torcedores nas arquibancadas, o placar terminou tudo igual, com o empate por 2 a 2. Maranhão e Marcondele fizeram para os donos da casa, enquanto Wendel Jr. e Issac marcaram para o CAV.
Com o resultado, a disputa pelo título estava em aberto, onde quem vencesse no jogo de volta, se sagraria campeão. Em caso de um novo empate, a decisão iria para os pênaltis. Mas, com gol de Edson, o Votuporanguense se impôs em casa, na Arena Plínio Marin, venceu por 1 a 0 e foi o grande campeão do Paulistão Série A3 de 2024. O duelo recebeu 6.757 torcedores nas arquibancadas do estádio e mais uma vez mostrou o sucesso do estadual.
OUTROS DESTAQUES E NÚMEROS IMPORTANTES DO PAULISTÃO SÉRIE A3
O Desportivo Brasil, apesar de não conquistar o acesso, foi o time que encaixou a maior sequência de vitórias: seis jogos. Já Votuporanguense e EC São Bernardo ficaram 14 rodadas sem perder.
O melhor ataque foi do Grêmio Prudente, que mostrou sua força ofensiva com nada menos do que 36 gols, sendo 22 em casa e 14 fora. Já a melhor defesa foi do Catanduva, com apenas 11 sofridos, sendo quatro em casa e sete como visitante.
O artilheiro deste Paulistão Série A3 de 2024 foi Maranhão, que marcou onze gols pelo Grêmio Prudente e foi peça importante para o acesso prudentino. Thailor, do Sertãozinho, com oito, Douglas, do EC São Bernardo, Bozó, do Grêmio Prudente, e Wendel Jr, do campeão Votuporanguense, todos com sete, completaram o pódio de maiores goleadores.
PAULISTÃO SÉRIE A3 2025
Em 2025, o sistema de disputa do Paulistão Série A3 segue o mesmo de temporada 2024. Na primeira fase, todos os times se enfrentam em turno único. Os dois piores caem para a Série A4 e os oito melhores avançam para as quartas de final. Onde o primeiro pega o oitavo, o segundo o sétimo, assim sucessivamente.
Nas semifinais e final, os confrontos serão decididos pelas campanhas gerais. Com isso, quem tiver maior soma de pontos, tem vantagem de decidir em casa. Em caso de empate no placar agregado, a vaga e o título serão decidos nos pênaltis.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
Na próxima temporada, os times participantes do Paulistão Série A3 são: Bandeirante, Catanduva, Comercial, Desportivo Brasil, Francana, Itapirense, Lemense, Marília, Monte Azul, Rio Branco, Rio Preto, EC São Bernardo, Sertãozinho, União São João, União Suzano e XV de Jaú. Vale lembrar, que o Galo da Comarca herdou a vaga no terceiro patamar do futebol estadual após desistência do Red Bull Bragantino II.
Agora, que você internauta ficou por dentro de tudo o que rolou no Paulistão Série A3 desta temporada, está aquecido para acompanhar todos os detalhes do que vai rolar no futebol estadual e brasileiro em 2025. Mais uma vez, o Portal Futebol Interior e o Placar FI irão acompanhar tudo de perto. E, agradece por mais um ano de parceria.