ESPECIAL COPA VERDE: Paysandu é tetracampeão com atropelo na decisão

A Copa Verde 2025 será divida em cinco fases, seguindo o mesmo formato da última edição

O Paysandu se tornou a equipe mais vitoriosa, com quatro títulos (2016, 2018, 2022 e 2024), e também o recordista em finais

Especial FI Copa Verde 2024 Paysandu campeao
O Papão dominou a decisão da Copa Verde 2024 - Foto: Jorge Luís Totti / Paysandu

Belém, PA, 24 (AFI) – A Copa Verde 2024, pela quarta vez, ficou nas mãos do Paysandu. E embora tenha passado com muita emoção pela semifinal, onde eliminou seu maior rival, o Remo, o Papão simplesmente atropelou o Vila Nova na decisão, e se sagrou campeão sem deixar dúvidas de seu merecimento.

O primeiro jogo da final aconteceu na Curuzu, em Belém, e o Paysandu praticamente já havia matado o confronto com vitória por 6 a 0. Os gols foram marcados por Esli García, Nicolas três vezes, Edílson Jr. e Edinho.

Já no duelo da volta, no Olímpico Pedro Ludovico, em Goiânia, ainda no primeiro tempo, Nicolas e João Vieira marcaram a favor dos paraenses, enquanto Vinícius Leite e Edinho fecharam a conta na segunda metade, garantindo a vitória por 4 a 0 e um sonoro 10 a 0 no agregado.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

TRAJETÓRIA

Antes da glória, porém, o Papão teve um longo caminho a ser percorrido. O time de Belém entrou nas oitavas de final, e pegou o Rio Branco-AC em sua estreia, adversário que eliminou o Águia de Marabá por 2 a 0 na primeira fase.

Nas oitavas, inclusive, nenhuma zebra apareceu: o Cuiabá bateu o Porto Velho por 5 a 0, o Brasiliense eliminou o Ceilândia nos pênaltis, o Goiás superou o União Rondonópolis por 2 a 0, o Vila Nova venceu o Rio Branco-ES por 1 a 0, o Amazonas goleou o Capital-TO por 4 a 1, o Remo superou o Trem-AP por 3 a 1 e o Manaus bateu o Tocantinópolis por 3 a 2.

Já nas quartas de final, com a chegada dos jogos de ida e volta, a disputa ficou mais acirrada. No clássico entre Goiás e Vila Nova, o Tigre levou a melhor ao vencer por 2 a 1 no agregado e se colocou em boas condições de encarar o Cuiabá, que aplicou 8 a 2 na soma dos placares contra o Brasiliense.

No outro lado da chave, o Paysandu não teve tantas dificuldades para eliminar o Manaus. Após perder por 1 a 0 fora de casa, o Papão aplicou 4 a 1 no adversário no jogo da volta e avançou para pegar o Remo, que eliminou o Amazonas, com 4 a 3 no agregado.

RETA DECISIVA

Como era esperado, as semifinais entregaram emoção do começo ao fim. No duelo entre Cuiabá e Vila Nova, os goianos venceram o jogo de ida por 2 a 0, enquanto o Dourado venceu o jogo da volta por 4 a 2. Nos pênaltis, porém, o Vila garantiu a vaga na decisão, por 4 a 2.

Do outro lado, o finalista também foi definido nas penalidades. Paysandu e Remo empataram por 0 a 0 e 1 a 1, e nos pênaltis, por 4 a 3, o Papão avançou para mais uma decisão. O resultado não poderia ser outro: mais um título na galeria da Curuzu.

O Paysandu se tornou a equipe mais vitoriosa, com quatro títulos (2016, 2018, 2022 e 2024), e também o recordista em finais, disputando oito decisões em 11 edições. Além do tetra, o Papão ainda garantiu o artilheiro do torneio: Nicolas, com seis gols.

Especial FI Copa Verde 2024 Paysandu campeao 1
Nicolas foi o artilheiro da competição – Foto: Jorge Luís Totti / Paysandu

COPA VERDE 2025

Na última terça-feira (10), a CBF divulgou, nesta terça-feira, os documentos técnicos da Copa Verde 2025, incluindo Tabela Básica, Regulamento Específico e Plano Geral de Ação. A competição tem início previsto para o dia 22 de janeiro.

A Copa Verde 2025 será divida em cinco fases, seguindo o mesmo formato da última edição. A primeira etapa pode ser caracterizada como uma preliminar, em que 16 equipes serão dividas em oito grupos com dois times em cada, realizando confrontos eliminatórios em partida única.

Na segunda fase, as equipes classificadas enfrentarão, novamente em jogos únicos, os oito times previamente classificados de acordo com o ranking da CBF. A partir da terceira fase, quando se iniciam as quartas de final, os duelos serão disputados em partidas de ida e volta.

Confira também: