Na mira de gigantes, lateral do Juventude tem o maior número de assistências no Brasileirão
Com a vitória, o Juventude se manteve na elite do Brasileirão e, com 45 pontos, ficou na 13ª posição. Está momentaneamente na zona da Sul-Americana
Caxias do Sul, RS , 05 (AFI) – O Juventude-RS conquistou uma brilhante vitória diante do São Paulo por 2×1, em pleno Morumbi, e deu adeus ao fantasma do rebaixamento. Um dos destaques do jogo foi o lateral João Lucas, que deu uma assistência e se tornou o maior lateral em assistências neste Brasileirão.
No primeiro tempo, o Juventude teve a oportunidade de sair com pelo menos dois gols de vantagem, e sua defesa fez um grande jogo, sem sofrer sustos do ataque do São Paulo. Já no segundo tempo, o time gaúcho abriu o marcador logo aos sete minutos, com Gabriel Taliari. Aos 16 minutos, o lateral João Lucas desceu pela direita e cruzou para Érick Farias finalizar. O Verdão ainda teve a chance de ampliar aos 29 minutos, após um chute de João Lucas que passou rente ao travessão do goleiro Rafael. O Tricolor diminuiu com Luciano aos 31 minutos.
Com a vitória, o Juventude se manteve na elite do Brasileirão e, com 45 pontos, ficou na 13ª posição. Está momentaneamente na zona da Sul-Americana. Um dos destaques do jogo, o lateral João Lucas, chegou à marca de 48 jogos com a camisa do Verdão, com dois gols e sete assistências. Foi eleito o melhor lateral do Gauchão deste ano. No Brasileirão, o lateral atuou em 29 jogos, marcou um gol e é o rei das assistências entre todos os laterais da competição, com 6 assistências. Seu bom desempenho tem chamado a atenção de grandes clubes brasileiros.
O lateral, de apenas 26 anos, pertence ao Santos-SP, clube no qual teve poucas oportunidades em 2023. Foi emprestado ao Juventude para a temporada de 2024, e com o contrato de empréstimo vencendo no final do ano, o jogador já está na lista de grandes clubes do futebol brasileiro. O Internacional-RS demonstrou interesse e tem o aval do técnico Roger Machado, que comandou o lateral em sua passagem pelo Verdão. Além disso, Grêmio, Cruzeiro e Red Bull Bragantino também estão de olho no jogador.
Veja mais sobre João Lucas
Com apenas 26 anos, o jogador já atuou por gigantes do futebol brasileiro, como o Flamengo. No time carioca, o lateral participou das principais conquistas do Mais Querido e, em apenas dois anos, conquistou 9 títulos: bicampeão Brasileiro 2019/20, bicampeão da Supercopa do Brasil 2020/21, campeão da Recopa Sul-Americana 2020, campeão da Libertadores 2019, bicampeão da Taça Guanabara 2020/21, campeão Carioca de 2020, além de vice-campeão Mundial de 2019.
O lateral também jogou no Cuiabá-MT durante duas temporadas, onde foi um dos destaques do clube, com bons números. Chegou a 104 desarmes na competição e foi líder no quesito entre os 633 jogadores de linha. Em 30 jogos, foram duas assistências, 52 interceptações (primeiro entre os laterais), 63% de duelos ganhos (primeiro entre os laterais no Brasileirão) e média de nota 7,15 (3º entre os laterais), segundo dados fornecidos pelo portal de estatísticas SofaScore Brazil.
Em 2023, o jogador despertou o interesse do Santos, que adquiriu seus direitos. Com a camisa do clube, foram 30 jogos, sendo 22 como titular. Acabou sendo emprestado ao Juventude para a temporada de 2024, onde disputou o Gauchão, foi vice-campeão e eleito o melhor lateral da competição, e a Copa do Brasil, chegando às quartas de final. O jogador disputará a última partida do Brasileirão no domingo, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, diante do Cruzeiro.