Botafogo x Atlético-MG - Quem conquistará a Glória Eterna?
Neste sábado, às 17h, no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, o maior título do continente estará nas mãos de um time alvinegro.
Botafogo e Atlético-MG estão a 90 miuntos de entrarem para história da Copa Libertadores
Buenos Aires, ARG, 29 (AFI) – Botafogo e Atlético-MG estão a 90 miuntos de entrarem para história da Copa Libertadores. Neste sábado, às 17h, no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, o maior título do continente estará nas mãos de um time alvinegro.
O Glorioso busca o título inédito e vem embalado após grande vitória pelo Campeonato Brasileiro, onde recuperou a liderança ao bater o Palmeiras, por 3 a 1, no Allianz Parque. A campanha do time carioca, principalmente na fase de mata-mata é surpreendente.
Nas oitavas eliminou o próprio Palmeiras, nas quartas de finais, deixou outro paulista no caminho, desta vez o São Paulo. Já na semifinais, seu maior jogo, ao golear o Peñarol por 5 a 0 no Engenhão e apenas cumprir tabela no Uruguai.
Do outro lado, o Galo tenta o seu bicampeonato, onde se igualaria ao rival Cruzeiro. Priorizando as copas, atuou no Brasileiro com o time reservas, na derrota para o Juventude, por 3 a 2. O clube está no meio da tabela.
Em compensação, foi até a final da Copa do Brasil, mas acabou com o vice-campeonato após perder a taça para o Flamengo.
PROMETE
Numa prévia da final, Botafogo e Atlético-MG se enfrentaram recentemente pelo Campeonato Brasileiro e o jogo foi cercado de polêmicas. Dentro de campo, Deyverson e Barboza se estranharam, assim como Tiquinho e Everson.
Após o empate sem gols, foi que o sangue subiu. Segundo alguns atletas do Atlético-MG, o atacante Luis Henrique teria menosprezado eles e o atacante Hulk tomou as dores.
Antes da final, Luis Henrique e Hulk já fizeram as pazes.
BOTAFOGO
Para o duelo mais importante de sua história, o Botafogo tem uma baixa no time titular. O zagueiro Bastos deixou o campo machucado na partida em que os cariocas derrotaram o Palmeiras por 3 a 1 no meio de semana, pelo Campeonato Brasileiro, e sua presença no confronto é considerada bastante difícil.
Diante deste panorama, Adryelson, autor de um dos gols no triunfo sobre os palmeirenses, deve assumir o posto de titular na Argentina. O técnico Artur Jorge faz mistério sobre a condição de seu zagueiro titular. Outra baixa é o lateral reserva Mateo Ponte, expulso no segundo jogo contra o Peñarol.
O técnico Artur Jorge concedeu entrevista coletiva e deixou explícito essa ambição de fazer história.
“Esse será o jogo mais importante da minha carreira, não há dúvida. Me traz responsabilidade, mas acima de tudo a satisfação de podermos desfrutar desse momento. Temos o sonho de muita gente atrás de nós, mas sabemos que a responsabilidade não nos tira o gosto de viver esse momento. Estou muito grato por poder liderar esse projeto e ter uma torcida que sempre esteve ao meu lado. Tenho uma determinação muito grande de fazer parte dessa história, que é carregada de ambição. Daremos e faremos de tudo para conseguir chegar no nosso objetivo”, afirmou.
ATLÉTICO-MG
Para o jogo decisivo, o Atlético-MG não terá o meia Zaracho, que teve uma lesão muscular e não atua mais na temporada. A dúvida é justamente quem será o substituto. A tendência é que o treinador opte por dois volante: Fausto Vera e Alan Franco, com Deyverson no ataque, ou sacar o centroavante e colocar mais um meia.
O suspense girava em torno do lateral esquerdo Guilherme Arana e do meia Scarpa. Ambos treinaram normalmente e estão confirmados para o duelo.
O técnico Gabriel Milito está vivendo um momento especial no comando do Atlético-MG. Quis o destino que o treinador fizesse a partida mais importantes do clube mineiro na sua terra natal, na Argentina.
“Sentimos um enorme privilégio de estar aqui em Buenos Aires, me dá ainda mais confiança. A equipe está merecidamente na final e queremos que chegue logo o dia do jogo. Os jogadores sabem o que precisam fazer, tenho muita confiança neles. Sinto que será uma grande final. Seremos muito competitivos e precisamos ter muita inteligência, controle emocional e jogar soltos. Sabemos da importância, mas temos que entender que precisamos jogar o que sabemos. Teremos uma oportunidade histórica. Será uma final disputada, difícil. Mas com o sonho de fazer uma grande partida e vencer a Copa”, afirmou.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Final
- Rodada:
- 1ª
- Data:
- 30/11/2024
- Horário:
- 17:00
- Árbitro:
- Facundo Tello (ARG)
- Assistentes:
- Ezequiel Brailovsky (ARG) e Gabriel Chade (ARG)
- VAR:
- Mauro Vigliano (ARG)
- Estádio:
- Monumental de Nunez
- Local:
- Buenos Aires (ARG)