SAF da Portuguesa: especialista diz que gestão precisa ser eficiente

O investimento será realizado pelo grupo Tauá Partners, XP Investimentos e Revee que pretende aplicar valor de 263 milhões no futebol até 2029

a Associação Portuguesa de Desportos comunicou a transformação do modelo de negócio para o formato de Sociedade Anônima no Futebol (SAF) na temporada 2025.

Portuguesa
Portuguesa aprova SAF e fica perto de nova era com aporte bilionário (Foto: Anderson Romão / Portuguesa)

São Paulo, SP, 28 (AFI) – Por meio dos canais oficiais de comunicação, a Associação Portuguesa de Desportos comunicou a transformação do modelo de negócio para o formato de Sociedade Anônima no Futebol (SAF) na temporada 2025.

O investimento será realizado pelo grupo Tauá Partners, XP Investimentos e Revee que pretende aplicar valor de 263 milhões no futebol até 2029, além de quitar as dívidas e realizar uma grande reforma no Canindé.


NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!


ESPECIALISTAS ANALISAM SAF DA PORTUGUESA

De acordo com o advogado especialista em direito desportivo e negócios no esporte Cláudio Klement Rodrigues, “o estado de São Paulo é o líder entre as federações em clubes que aderiram ao modelo SAF, somando-se 10 clubes no total e não possui cobrança de taxa, destacando-se entre as entidades”, afirma.

Cerca de 50 milhões serão destinados à aquisição de jogadores e 44 milhões direcionados aos jogadores que atuam nas categorias de base do clube. Segundo Thiago dos Passos, CEO da 8Sports Capital, especialista em estruturação de projetos de capital para entidades esportivas, “a gestão eficiente no futebol requer um equilíbrio constante entre finanças e desempenho esportivo”.